Destaques

segunda-feira, novembro 13, 2006

É tetra! E daí?

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O São Paulo é tetra-campeão brasileiro. Hoje, o time precisa somar apenas dois pontos na tabela para garantir o título sem depender de outros resultados. Basta um revés do Inter para que o time leve o Brasileiro sem somar mais um pontinho sequer.

A conquista é justíssima. Não há comentarista esportivo, profissional ou amador, que discorde do fato de que o São Paulo é o melhor time do campeonato. Sobram elogios para o trabalho do Muricy, para a constância do time, para a polivalência dos jogadores, para o espírito de equipe.
Como torcedora do São Paulo, fico extremamente orgulhosa de ler tantas colunas favoráveis ao meu time. Até os torcedores adversários soltam umas palavras positivas de vez em quando. Vou ao Morumbi comemorar o título com felicidade genuína.
Mas como espectadora de futebol, fica uma pulga atrás da orelha. O futebol do São Paulo é eficiente, mas poucas vezes empolga o torcedor. As loas ao espírito coletivo me parecem mais uma tentativa de explicação para o sucesso da equipe do que elogios fundamentados. Porque convenhamos, quem é que vai ao estádio - ou liga a TV - para ver um futebol exclusivamente solidário?

A gente quer é qualidade, quer CRAQUE, mas no futebol brasileiro isso está tão raro que precisamos nos convencer que o que temos é bom (assunto já abordado alguns posts abaixo pelo companheiro Anselmo, sobre a terceira idade palmeirense). Não é. Ouvimos o elogio da mediocridade. O nivelamento por baixo é absurdo e entristecedor. Não existe uma equipe que empolgue de verdade. O último grande time do Brasileiro, salvo engano, foi o Santos de 2002. Depois disso - e antes também - nada foi lá muito interessante.

Vejamos o São Paulo de hoje. Quem lá é bom de verdade? Rogério Ceni e Mineiro. Josué também pode entrar na lista. Miranda pode um dia chegar a ser bom. Mas o resto do time é mediano. Aloísio, Souza e Lenílson beiram a mediocridade. Não tem craque. Aliás, nenhum time brasileiro hoje tem um craque. Nenhumzinho.
O São Paulo é campeão por fatores que não empolgam torcida nenhuma: ótima estrutura física, diretoria minimamente civilizada e elenco com várias opções. Mas imagina uma discussão de mesa de bar com argumentos do nível 'o São Paulo é o melhor time porque tem um CT exclusivo para as categorias de base'. Pode ser verdade, mas não tem a ver com futebol, pelo menos não com a parte do futebol que move as multidões.

Se formos nessa toada, o Brasil vai virar verdadeiramente o país do vôlei. Temos os maiores talentos, tanto no feminino como no masculino. Mesmo que eles não joguem no país, a seleção se reúne tantas vezes ao ano que estão sempre na TV. Ganhando os jogos. Praticamente todos os jogos. Somos a maior potência mundial do esporte.

Será que meus filhos vão querer virar jogadores de vôlei? Tomara que não, porque eles me xingarão eternamente pela péssima herança genética em termos de altura.

7 comentários:

Glauco disse...

Já disse em outro post que o São Paulo tem diretoria menos canhestra que os demais e, há algum tempinho, o Inter também. Isso, dentro do mar de mediocridade do futebol brasileiro, é vantagem para montar times competitivos.
No entanto, mesmo com nível técnico baixo, o futebol brasileiro incrivelmente é o melhor das Américas, tanto que fez duas finais nacionais nas últimas duas Libertadores. Ou seja, nós somos medíocres e os hermanos também!
Mas é triste ver partidas lamentáveis como as desse último Brasileirão. Ou o pessoal do hemisfério sul se agita ou daqui a pouco vai ser vantagem, inclusive, se naturalizar na Europa e nem na seleção veremos genuínos craques.

Anselmo disse...

fé na ciência! além do mais, a cada entressafra de craques, vem as teorias sobre o fim do futebol.

o que precisa é adubar melhor, senão as metáforas com a agricultura não funcionam. Afinal, somos o país das metáforas -- preferencialmente metáforas de futebol, é verdade.

Nicolau disse...

Registre-se o egoísmo do companheiro Anselmo ao não repartir seja lá o que for que ele está tomando com a coletividade deste blog.

Edu Maretti disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Edu Maretti disse...

Se prestarmos atenção que o primeiro verbo utilizado pelo Anselmo é adubar (e não destilar, fermentar etc), acho que o segundo verbo correto não é "tomar", Nicolau...

Marcão disse...

Pequena correção: precisa de 3 pontos.

Thalita disse...

compartilho da indignação do companheiro Nicolau