Destaques

quarta-feira, maio 09, 2007

Habemus Papa!

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Bentão acabou de descer no aeroporto de Guarulhos. Meio assustado, com aquela cara sem graça de quem dedica a vida ao cumprimento de protocolos, o Papa foi recebido pelo presidente Lula um tanto engasgado (efeito da Zeca-feira?) e por uma sonolenta companheira Marisa (efeito da feijoada?). Em seguida, Herr Ratzinger embarcou num helicóptero king-size para sobrevoar São Paulo, conhecer o buraco do metrô e, quem sabe, fazer uma participação especial - e celestial - no boletim de trânsito da CBN. No mosteiro do xará São Bento, milhares de fiéis aguardam o alemão sob uma garoa gelada muito agradável, nessa Paulicéia congelada. O Kassab também já está lá perfilado, com aquela cara de Kassab. Mas acho que barraram o engravatado Henry Sobel. Ao que se sujeita um Santo Padre...

Tanta farofa realmente justifica o plantão ao vivo da Globo: segundo um estudo divulgado semana passada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a porcentagem de católicos no Brasil, que caiu abruptamente na década de 1990, manteve-se estável de 2000 a 2003, passando de 73,89% para 73,79%. Em números absolutos, segundo a pesquisa, a população católica no Brasil atingiu 129,76 milhões em 2003, contra 125,53 milhões em 2000. De acordo com a FGV, se a tendência à estabilidade for mantida, o número de católicos no Brasil atualmente pode ser estimado em 139,24 milhões. Haja hóstia!
Por essas e outras, Tio Joseph resolveu fazer uma visita de camaradagem aos "bons meninos" do clero brasileiro. Os gerentes regionais cumpriram suas metas e o diretor da franquia está satisfeito. Resta-nos agüentar três ou quatro dias nessa lenga-lenga e a cara do Papa em todo bendito jornal, TV, revista e congêneres. O Roberto Carlos vai cantar, o Padre Marcelo vai pular, o Cid Moreira vai gravar mais uns salmos e todo mundo vai esquecer a Emenda 3 por um tempo. O consolo é saber que, assim como o BelzeBush, o Papão vai embora logo. Amém! E paga uma! Ou melhor, XVI...

21 comentários:

Edu Maretti disse...

Esse é um post inspirado. Sem ironia não se engole um papa como esse.
1) A mídia brasileira parece não saber que a Constituição brasileira define o Estado brasileiro como um Estado laico. A maioria é católica, mas nem todos são.
2)ótima a definição do Bantão pelo Zé Simão: "O rotweiller de Deus"

Glauco disse...

Mt bom o texto, Marcão. Mas o detalhe é que a mídia não faz confusão, não, Edu. O papa não só - goste-se ou não - é o líder religioso mais importante do mundo (outras religiões não têm esse grau de centralização), como também é chefe de Estado do Vaticano. Desta forma, merece as honras e cuidados de um Bush, por exemplo, ou de um chanceler alemão. Assim é recebido em países como a Turquia, Israel, China e quetais, que têm minoria (põe minoria nisso) católica. Exigir que no Brasil seja diferente é querer ser mais realista que o rei...

Mário disse...

O engraçado é que esse pangua mal fala e quando fala baixa o tribunal inquisitorio nele.... Mas que va embora logo, nem um feriado de ambito nacional iremos ganhar por causa desse puto

Edu Maretti disse...

Glauco, eu não disse que ele não é o líder religioso mais importante do mundo e nem desconheço que seja o chefe de Estado do Vaticano. Mas não sou por isso obrigado a concordar que a mídia deva bombardear o país incessantemente durante dias com esse fato, que para muitas pessoas não tem a menor importância. Ou sou? Como disse o Alberto Dines: "A visita do Papa Bento 16 ao Brasil
deve absorver as atenções da mídia e agravar a sua conhecida tendência para a concentração temática".

Glauco disse...

Claro que não, ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer qualquer coisa a não ser em virtude da lei. Mas isso não tem nada a ver com o fato do Brasil ser um Estado laico, como falei. E o que disse é que é assim no Brasil e nos países não-católicos também. Quanto ao que o Diniz falou, como de hábito, é acaciano. Ninguém me paga pra fazer o mesmo não?

Anselmo disse...

é a maior concentração de manifestações anti-clericais da blogosfera brasileira.

Thalita disse...

concentração temática mesmo!
eu fui a única do jornal a não escrever nada sobre o papa hj (yessssss).

e tá todo mundo no oba-oba, menos o personagem principal. Bento XVI veio se reunir com a cúpula da igreja. A impressão é de que ele apenas aguenta toda a balbúrdia. Ele veio para dizer que quer uam igreja tradicional, sem teologia da libertação e sem padre Marcelo (oba!).

além disso, a crítica do maretti à mídia é importante pelo seguinte. Um monte de manchete por aí tá dizendo que o Brasil e a Igreja estão em conflito por conta do aborto e das células tronco, como se esse conflito fosse possível! O Brasil é laico, pô!!!!
Que se cubra a vinda do papa como um evento popular, um dos maiores, claro. Mas tratar as posições da igreja como pauta para as políticas do país é de lascar.

Edu Maretti disse...

Discordo de vc, Glauco, mas deixa pra lá. Discutir em fragmentos não dá.

O melhor é a resposta de um cidadão, para a seção Visão do Leitor do jornal Visão Oeste, à pergunta "o que vc diria ao papa se pudesse?". Resposta: "Pediria muita paz para o Brasil, porque o negócio está feio. Acho que com isso ele intercederia junto ao presidente Lula para mandar as Forças Armadas à rua, principalmente no Rio de Janeiro".

Glauco disse...

A mídia concentra quando vem o papa, concentra quando tem Copa do Mundo, concentra quando tem crise política, concentra quando tem um crime bárbaro, concentra, concentra, concentra... Umas concentrações ofendem mais uns do que outros e assim sucessivamente. Novidade? Nenhuma, por isso falei que o Dines foi acaciano.
Quanto ao aborto e ao "conflito" entre Igreja e governo, fico com o Paulo Henrique Amorim. Tal confronto é fabricado pelos media pra queimar o governo e, se pudessem, pediriam a excomunhão do Lula, já que o impeachment não aconteceu. A igreja tem direito a dar suas opiniões, assim como os grupos feministas, os partidos políticos, as ONGs, eu, esses blogueiros, os clubes de futebol e bla bla bla. Quero ver o dia em que vão publicar "Governo e Futepoca divergem sobre Manguaça Cidadão".

Nicolau disse...

Olha, que a ídia funciona assim, já sabemos. Se não qusier aguentar, bota na Record, que, segundo o companheiro Mario, está muito constrangida em falar do Papa. Agora, Thalita, o conflito é possível, mesmo sendo o Estado laico, no campo das opiniões. Igreja e Estado representam, nesse caso, atores querendo ganahr a maioria da opinião pública ou do eleitorado ou da população, sei lá. As posições da Igreja pautam, em algum grau, as opiniões de muuuuuita gente, que é quem vota no país e cuja vontade deve ser representada pelo Estado. Nessa questão específica, deve ser o segundo ator social mais relevante nesse debate (depois do próprio Estado). Tem que ouvir mesmo, uai!

Anônimo disse...

Esse "acaciano" que vocês tanto usam é uma referência ao camisa 12 da seleção na Copa de 1990?

Anônimo disse...

ô bando de manguaça preguiçoso: em vez de só comentar com tanta prolixia, bora postar novos textos!

Marcão disse...

Anselmo, mais posts sobre o Bentão é gastar muita vela com defunto ruim. O incrível é que li a observação do Glauco sobre opinião do Paulo Henrique Amorim ("tal confronto é fabricado pelos media pra queimar o governo e, se pudessem, pediriam a excomunhão do Lula, já que o impeachment não aconteceu") e, assim que comentei isso com o pessoal aqui da redação do ABCD MAIOR, o Diego Sartorato, repórter, me exebiu a seguinte manchete de hoje:

Papa apóia excomunhão dos políticos pró-aborto (Folha de S.Paulo)

É realmente impressionante! E, voltando à questão levantada pelo Edu e pela Thalita sobre o absurdo de discutir dogmas católicos como política de estado em um país declaradamente laico, reproduzo aqui uma observação pertinente do colega Walter Venturini: "No domingo, a Folha trouxe uma entrevista com o Noam Chomsky em que ele diz que a mídia neoliberal não defende bandeiras, não diz 'somos a favor disso' ou 'contra aquilo'. Em vez disso, ela cria o cenário e a ocasião para colocar e impor, em manchetes, a pauta e a agenda neoliberal". Espantoso como tal interpretação procede - e curioso como a própria Folha publica um entrevista dessas.

Marcão disse...

Ah, e falando em Folha, boto mais lenha na fogueira da Santa Inquisição - meu ex-professor na PUC Campinas, Bruno Fuser, está repassando por emeio o seguinte texto de uma colega dele, professora da USP:

Queridas pessoas

Do fundo do coração desejamos toda felicidade a todo tipo de casal que queira viver em liberdade e afeição genuína. Por isso, reivindicamos o direito de união aos urubuzinhos Joseph e Georg.
No portal da Folha, hoje, tem um bocado de informações sobre Don Georg, secretário do Bento, monsenhor opus-dei-fashion que inspirou a última coleção masculina Versacce e é uma espécie de muso dos gays italianos.
Mais informações interessantes nos sites de busca. Além de escolher óculos, relógios e demais adereços do Joseph, monsenhor Georg está sempre por perto, ajudando a trocar de óculos e solidéus,
arrumando a capinha etc. Em todas as aparições do B16, monsenhor está ao lado ou um passinho atrás. É fácil vê-lo: é um loiro alto, lindo, de olhos verdes, corpão de tenista. É bonito, mas ordinário. Começou dando aulas na faculdade da opus dei e agora é da santa inquisição, digo, da doutrina da fé...
O Estadão diz que o papa tem hábito de fazer as refeições sozinho, coisa que as fotos da Folha desmentem, mostrando o verdadeiro lugar de Don
Georg. Eu estou neste propósito: o B16 fala o que quer do aborto, da camisinha e da homossexualidade, e eu falo o que quero da vida pessoal dele!

Divirtam-se!
Um abraço
Otilia

Thalita disse...

Nicolau
O estado brasileiro não tem que levar em considerção os dogmas católicos, muito menos obrigar todos os cidadãos a segui-los. Não tem discussão quanto a isso. Claro que esse tipo de discussão é nebulosa (ainda mais em comentários de um blog de cachaceiros), mas em princípio é isso. O estado é laico, ponto.

Glauco disse...

A Igreja Católica tem 43 dogmas e o aborto não está entre eles e até mesmo por isso existem instituições como as Católicas pelo Direito de Decidir. A Igreja tem direito de palpitar, com argumento que é partilhado inclusive por ateus, que é o direito a vida. Opinar é da democracia, por que o papa não pode falar e os manguaças desse blog podem?

fredi disse...

Ainda bem que só a grande mídia que concentra. Nós já estamos gastando 16 comentários com essa bobagem.


Continuem aí, eu é que não vou queimar vela e tempo com o papa.

Edu Maretti disse...

ótima "colocação", Frédi. Mas se há concentração é mais pelo ótimo texto do post do que pelo Bentão. Tanto é verdade que o próprio Marcão já se negou a, pelo menos ele, postar mais coisas sobre o insigne ser humano em questão, ao dizer: "mais posts sobre o Bentão é gastar muita vela com defunto ruim".

Glauco disse...

Nem o Corinthians apanhou tanto assim nesse blog...

zzyytt disse...

lacoste outlet
nike air force 1
longchamp bags
nike flyknit
birkin bag
lebron soldier 10
nike polo
adidas outlet
ysl handbags
moncler jackets

Unknown disse...

hermes handbags
kobe 11
hogan outlet online
nike flyknit racer
lebron 13
lacoste outlet
ultra boost 3.0
nike air max
kyrie 3
goyard handbags