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terça-feira, fevereiro 19, 2008

Corinthians lança bicho de pelúcia e cerveja

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O Corinthians continua lançando mais e mais produtos com sua marca. Já foram, até agora, camisa roxa, carro de corrida, canal de TV e a camisa “Eu nunca vou te abandonar”, além de outros projetos como o Fiel Torcedor. Agora, a atenção se volta para públicos distintos: crianças e manguaças.

Em entrevista hoje no Jornal da Tarde, o vice-presidente de marketing do Timão, Luís Paulo Rosemberg, anunciou que o clube irá “adotar uma cerveja e um refrigerante”. Os produtos não terão o nome do Corinthians, mas serão “a bebida do corintiano”, explicou o economista, que, segundo o JT, exibe as duvidosas credenciais de ter sido “auxiliar de Delfim Netto no Ministério da Fazenda no final da ditadura” e ter trabalhado na criação do Plano Cruzado. Um energético também será lançado, o Powerbar.

O time também fez uma parceria com a fábrica de brinquedos de pelúcia Happy Town lançando o “Amigo Fiel”, linha com mais de 20 tipos de bichos de pelúcia com o uniforme do Timão. Segundo o site do Corinthians, são diversas opções de personalização, como perfumes, sons, acessórios como óculos, sapatos etc. Adianto que não gostei muito do tigrinho aí da foto, mas não sou público-alvo desse esquema.

Ele anunciou também que vão modificar o escudo do time, deixando apenas uma estrela e a palavra “Fiel” (“Todo conrintiano vai querer ter e Fiel no peito”) e que a Nike vai fazer camisas mais baratas para os torcedores mais pobres “que não agüentam pagar R$ 190 por uma camisa” (apoiado).

De fato, são muitas e muitas ações de marketing. Delas, só fiquei sabendo objetivamente de resultados positivos da camisa “Eu nunca vou te abandoar”, que vendeu mais de 100 mil camisetas, segundo o Rosemberg, superando qualquer expectativa.

Tenho muitos pés atrás com essas coisas, não sei avaliar as medidas e não tenho confiança de que os caras estejam baseando as ações em algum tipo de planejamento mais profissional. Ações semelhantes de outras diretorias (vide o Batismo Tricolor, já que o Corinthians também terá seu batismo...) não foram pra frente.

Se der certo, o que para mim quer dizer o clube consolidar novas e significativas fontes de renda além de TV e venda de jogadores, pode ser realmente uma mudança importante na forma de administração de clubes no Brasil. Mas é difícil confiar nessa “nova” diretoria (incorporo crítica do Glauco a post anterior de minha autoria), tão intimamente ligada ao que de pior aconteceu com o Corinthians. Fica a torcida por dias melhores.

33 comentários:

Anselmo disse...

Se fosse o São Paulo a lançar os bichinhos de pelúcia, o que não estariam falando?

Estariam? Opa, a terceira pessoa foi gentileza minha.

Sobre a cerveja do corinthians, as cachaças com escudo de time são uma constante nas lojas de postos de estrada. Até onde eu sei, nada daquilo é licenciado, mas deve vender, do contrário, não teria em tanto lugar.

Se vende pra ser uma fonte alternativa de receita aos direitos de transmissão e venda de jogadores, bom... tem corintiano que acredita que o time vai voltar pra série A, por que não pode acreditar nisso tbem? É mais provável cairem pra série c do que lucrar tanto assim com bichos de pelúcia.

fredi disse...

Nicolau, uma questão de múltipla escolha em forma de comentário.

O senhor não é público-alvo para os bichos de pelúcia por quê?

( ) Não gosta bichinhos de pelúcia?

( ) Não gosta de tigres, preferiria um gambá ou um gavião?

( ) Não é Curinthiano?

Fê Rossini disse...

Nicolau, como publicitário, posso dizer que essas medidas são boas do ponto de vista de marketing sim, pois se não trazem tanto dinheiro, pelo menos deixam a marca mais próxima e mais simpática ao torcedor. Mas concordo que td dinheiro que entrar nessa administração deve vazar pelos ralos da corrupção, afinal, a "herança maldita" que o Sanches tanto fala foi criada por ele quando diretor de futebol e autoproclamado "Amigo do Kia".

Nicolau disse...

Anselmo, compreensíveis tirações de sarro a parte, pra mim, qualquer iniciativa que saia da mesmice de vender jogador de 18 anos pra pagar contas deve ser comemorada e avaliada seriamente. Acho o mesmo da cesta de jogadores que o seu time inventou. Botei o negócio aí pra ver se o povo poderia colaborar nessa avaliação. Sua contribuição não foi muito produtiva nesse sentido. E Fredi, eu não gosto de bichos de pelúcia, além de minha namorada não gostar de futebol. Explicado?

maurício disse...

pois é, minha gente, não é isso que vai melhorar a imagem do corinthians pós-escândalos. talvez ajude a fazer caixa (e não só o caixa 2), bem mais do que pode parecer. não duvido que vendendo cachaça e tigrinho o corinthians faça mais dinheiro que o atlético mineiro arrecada em patrocínio.
mas é bem sintomático que a preocupação da "nova" administração seja exclusivamente o marketing: pra eles, importa a máscara, não o rosto. é a filosofia do "se a merda não fede, pra que limpar? se fede, tasca perfume".
o corinthians (e não só ele) precisa de mudanças estruturais, de investigação séria e profunda de toda corrupção que houve ali, e uma nova estrutura política interna, mais democrática e transparente. aí vamos ver se a relação com o clube não muda, se essa não seria uma vitória pra se ter orgulho muito maior do que qualquer campeonato. e aí vem estádio, novos títulos.
mas de que mundo eu estou falando mesmo...

Anônimo disse...

Se fosse o S.Paulo, colocariam um bambi. O Palmeiras um porco lilás.Agora quanto a nossa cachaça, os maiores consumidores estão lá também (Adriano e cia.)
E em relação ao marketing, é melhor fazer o que estão fazendo que ficar de braços cruzados. Corintiano não está preocupado com primeira, segunda ou terceira (onde alias os outros já estiveram), o que vale é ser o maior ganhador de titulos do estado e o PRIMEIRO CAMPEÃO MUNDIAL DE CLUBES, sem precisar nem sair de casa.

Anselmo disse...

"o que vale é ser o maior ganhador de titulos do estado e o PRIMEIRO CAMPEÃO MUNDIAL DE CLUBES, sem precisar nem sair de casa"

que divertido! nem vou comentar, porque não é o foco.

Nicolau, agradeço a compreensão do "sarro à parte". Concordo com você que "qualquer idéia diferente" pode ser boa. No fundo, o ponto é pedir um pouco de ceticismo com essas soluçõeszinhas milagrosas. Como vc bem lembrou, aliás, foi o caso do batismo tricolor ou da grama do morumbi vendida em vasinhos. Incluo nas "soluções" a cesta de jogadores, que tbem é uma boa idéia, mas precisa passar por alguns testes. Na argentina, o Boca fez uso dessa história e a análise, até onde sei, é que não foi tão bem porque o país, digamos, quebrou.

Pra ser direto: por mais que seja inovadora e que dê certo, não faz milagre.

No caso do marketing, é interessante lembrar como alguém falou aí, que essas diretorias que sucedem gestões catastróficas, querem se diferenciar para o conselheiro que vota ver.

Desse ponto de vista (e apenas desse) dá a impressão de que vender bicho de pelúcia conta menos do que criar o produto. O mesmo pode valer pras 3as camisas e outras medidas.

Jota R disse...

Primeiro falo como torcedor...
Não sei o que é pior...ouvir o vice -presidente de marketing questionando as ações do seu próprio departamento, ou esses comentários de torcedores rivais ansiosos a desgraça corintiana...

Agora falo como publicitário...
Aos "amigos" e "rivais" torcedores, informo-lhes que graças a esse "ódio" ou seria "inveja" do time mais popular de SP, o corinthians memso na segunda divisão, reberá mais cota de tv que os grandes de Sp, e como se não bastasse, venderá mais publicidade do que qdo estava na primeira, isso é resultado do trabalho de vocês...torcedores "espertos", que em cada zuada ou comentário, valorizamk ainda mais a marca do alve negro do pq são jorge, sendo assim agradeço mais uma vez a colaboração...

maurício disse...

É bem curioso entender o mundo empresarial, o jogo das marcas.
Mas gostaria sinceramente que o Corinthians valorizasse mais que uma marca, que produzisse mais que dinheiro, mesmo (que fique bem claro) não tendo eu nada contra a produção de dinheiro.
Mas o fato é que o que pauta as estratégias marqueteiras é o populismo (bom? ruim? inevitável?).
Em si, talvez não seja um problema e é parte do negócio, mas o problema é grave quando isso vem sozinho, quando isso, que deveria ser um meio, acaba tornado-se um fim.

Nicolau disse...

Maurício, concordo completamente com sua análise. Mas a diretoria divulgou outras ações (não comprovadas, vejam bem, já que não fui atrás) que, se verdadeiras, vão no caminho da democratização e da transparência. Diz que qualquer jornalista pode agendar uma visita para avaliar as contas do clube, acompanhado por um auditor da CVM (http://vertebrais.blogspot.com/2008/02/desafio-jornalstico.html). E está em discussão alteração do estatuto do clube, com propostas para limitar reeleições do presidente, acabar com os conselheiros nomeados e realizar eleições diretas para o cargo. Dizem que até o Sócrates está animado para participar dessas discussões. Não confio nesses caras, mas torço para estar errado.
Anselmo, tem toda razão em cobrar ceticismo. Essas soluções, se é que o são, realmente nada tem de milagrosas e cheiram sempre a foguete pra torcida (e pros conselheiros). Se der errado, eu xingo. Mas tomara que os colegas publicitários que comentaram tenham razão...

Anônimo disse...

oo sao paulo tem uma parceria com a warner e tem sim bichinhos de pelúcia...

Bru... disse...

Cara Realmente eles querem o dinheiro e nem estão pensando no que estão fazendo parece até mesmo que os publicitarios são são paulinos...
Tigre o que tem a ver com fiel, que fosse um cachorro ao menos, e a camisa roxa poderia ser um roxo escuro quase preto, pelo menos a do são paulo é pink né..e a do palmeiras aquela marca texto horrivel também ...

Enfim ..poderiam por uma equipe mais inteligente e que de preferencia antes de sair lançando um monte de porcaria fizesse pesquisa com o trocedor, assim como existe um clube da europa que a torcida paga cotas para opniar, assim sempre que haver questoes ligadas ao publico haveria votação via internet mesmo, acho que seria uma boa solução para levantar o clube e assim também ser melhor fiscalizado.

Nicolau disse...

Só para constar, o Timão TV entrou no ar hoje, com a transmissão da coletiva de imprensa que anunciou o projeto Fiel Torcedor e outros. A coletiva chegou a registrar 1 milhão de acessos simultâneos, segundo o Vertebrais FC (http://vertebrais.blogspot.com/2008/02/coletiva-campe-de-audincia.html). Não é nada não é nada, não é nada mesmo, já que ainda é de graça a parada.

Marcelo Lima disse...

Bom, apenas para confirmar o que publico (está começando a ficar cada vez mais complicado ter novidades agora com a Agência Corinthians), o Corinthians confirmou, em nota oficial, que qualquer associado ou jornalista, desde que acompanhado de um auditor com inscrição na CVM poderá analisar as contas e balanços do último exercício.

Link (veja em Notícias/Clube dia 18/02):
http://www.corinthians.com.br/2008/noticias/conteudo.asp?id=1151&categoria=Not%EDcias

Sobre a audiência do Timão TV atingiu, ao meio dia, computou 1,1 milhão de acessos, ou seja, 10 pontos de ibope (se fosse TV mesmo), número confirmado pelo Corinthians.

Link (veja em Notícias/Marketing dia 20/02):
http://www.corinthians.com.br/2008/noticias/conteudo.asp?id=1177&categoria=Not%EDcias

Sobre as ações de marketing, todas elas são mais do que válidas, pois fidelizam o consumidor a marca. Vamos no exemplo do tigre de pelúcia para a namorada que odeia futebol. Oferecendo um 'bicho de pelúcia', você terá dado um presente, mesmo que ela não goste de futebol, ficará com o produto em seu quarto. As amigas, visitas, parentes, etc. vão observar o bichinho, começa a parte viral da coisa: DIVULGAÇÃO. Uma irmã mais nova verá o bichinho, vai vincular a imagem do símbolo a uma 'coisa fofa' e as aplicações em propagandas são diversas.

ÓBVIO que um bicho de pelúcia não vai causar um tsunami de dinheiro ao Corinthians, mas são pequenas ações que fortalecem um todo... veja o exemplo do médico que transplantou um coração numa criança sãopaulina e que, por conta de um adesivo do escuto do corinthians, fez o moleque acreditar de verdade que tinha transplantado um coração corinthiano... virou a casca! Ponto pro médico, ponto pro Corinthians, que ganhou um torcedor que daqui uns 14 anos, será consumidor de produtos do clube (camisa, ingresso, ursinho pra namorada).

Não podemos ver o efeito único isolado, precisamos ver o efeito total com muita, mas muita imaginação, afinal, quem pensava em vender 5 mil camisas, vender 120 mil é pensar pequeno pra qualquer situação, não é?

-:-Intensa-:- disse...

hahahahahaha

CORINTHIANS É ASSUNTO DE QQR JEITO!!!

TE AMO TIMÃO !!!

Anônimo disse...

Achei fofucho, gut, gut, gut o Tigre quero um

Anônimo disse...

Boa tarde, na minha opiniao tigre nao está com nada, hja visto que o gaviao é o animal símbolo do corinthians, assim como o porco é do palmeiras, a macaca é da ponte, o urubu é do flamengo, e por aí vai
abraços
antoniomanco@ig.com.br

Anselmo disse...

o tigre é um dos bichinhos, gente.

Glauco disse...

Clubes de futebol no Brasil têm três fontes principais de renda: venda de jogadores, direitos de transmissão de televisão e patrocínio de camisa. O resto é perfumaria. É importante valorizar ações de marketing, mas, em geral, elas não trazem grandes dividendos aos clubes. A curto prazo, vai continuar assim.

maurício disse...

mas marcelo lima, a história da camiseta vendeu muito além porque acertou na mosca aquilo que os torcedores sentiam naquele momento.
eu acho que a questão tá aí, pensar com cabeça e coração de torcedor, que um clube não é uma marca, ele tem uma marca associada a ele.
o amor pelo clube passa por outras questões, não dá pra tratar como um artigo de consumo.
enfim, os bichos de pelúcia não vão criar amor nenhum pelo corinthians, mas o amor pelo clube vai levar o corintiano a dar um ursinho pra namorada, que talvez comece a curtir o clube, mais pelo gesto que pelo ursinho etc. etc. etc

ô, nivaldo, também li algo a respeito dessas medidas todas, e acho que alguma coisa talvez venha a ser feita. mas acho difícil esses caras aprenderem de uma hora pra outra o que é democracia.

maurício disse...

observação: marcelo, essa do transplante é genial!
palmas pro médico.

Marcelo Lima disse...

Meu amigo Silvio Romualdo Jr diz assim: antes era "compra que a Fiel paga", agora é "vende que a Fiel compra".

O torcedor está MOTIVADO a ajudar o Corinthians. Qualquer ação será um sucesso. Limitar-se a dizer que o bicho de pelúcia (exemplo) não dá resultado, é pq. não entende como o sistema funciona.

O Real Madrid vende até escova de dente, fralda, caneta, entre outras coisas, em que o Real ganha no licenciamento dos produtos, na venda dos produtos e na divulgação da marca, pois quer queira ou não, podem não ser decisivos, mas uma coisa é certa... pelo menos o do Corinthians TEM! :)))

Em tempo, em breve terei a pré venda da camisa roxa... vamos ver se é fogo de palha ou paixão cega! rs

Anônimo disse...

Mas o animal dos curintias não é o guamba?

Tem que ser lançada guambazada pros galinhas.

Assim como os Bicharadas do São Paulo são os banby,

Assim como os porco do Palmeiras.

Urubosta do flamerda.

Bostafogo.


CURINTIA = GUAMBÁ

Anônimo disse...

Nicolau, se fosse o as bixas (São Paulo) lançar programas de marketing para valorizar a imagem do clube vc estaria dizendo que é uma diretoria exemplar.

São Paulo é ridículo kara, é covarde, toda contratação feita por eles tem algum processo rolando pois eles não procuram o clube e sim o jogador.

Vc não confia nessa diretoria ?
Dê seus créditos positivos a Dualib

Anônimo disse...

Enquanto o São Paulo Lança seus produtos pela Warner, a tigresa do CUrintia nem é da Matel, que aliás sumiram. o Bichinho Feiooooo, deve custar no máximo R$1,99.

Nicolau disse...

Diego, eu nunca falei que a diretoria do São Paulo é exemplar, muito pelo contrário. Leia esse texto meu pro Papo de Homem e tire uas conclusões: http://papodehomem.com.br/a-mdia-e-o-so-paulo-um-caso-de-amor/
Sobre o tigrinho, é só um de 20 bichos, como está no post, calma gente.
Um dos Anônimos falou de gambá, posi pode ter gambá, não tem problema. Ou o cachorro, que era como "ofendiam" os corintianos na época do meu pai. Mas decide aí, é gambá ou galinha?
Marcelo, lembrou de um potno interessante. Na Europa, os times conseguiram criar outras fontes de renda, pelo menos é o que se apregoa. Porque isso não seria possível por aqui, sendo que só em São Paulo temos mais população que a Espanha?

Nicolau disse...

Ah, Diego, esqueci de falar: créditos positivos para Dualib e sua corja é pedir demais.

Anônimo disse...

Vcs so sabem criticar o timão pow...
ele tbm ja ganhou muitos titulos ...
Alias o ursinho eh muito lindo...

maurício disse...

luciana, não estamos criticando (no sentido de falar mal de) o timão, eu e o nicolau (tb conhecido como nivaldo) somos timão até o fio de cabelo.
mas a gente tem que ter visão crítica, isso sim. amar o clube é querer que ele seja sempre melhor, e pra isso tem que cuidar.
beijos

Anônimo disse...

Gut Gut Gut... adorei a novidade... Tem até um alce que da pra fazer com a camisa do timão!!! hahahhaha que coisa de boiola!!!!

Marcelo Lima disse...

Pensar que o Corinthians vai pagar toda a sua dívida vendendo urso de pelúcia, nem o mais otimista marketeiro pensaria nisso.

Os produtos são um marketing viral, vão aparecer nas lojas de brinquedos, serão produtos para crianças, será matéria de revista e jornal, é uma divulgação mais do que válida, neste ponto eu bato no prego até o talo, não exisitia nada antes e o licenciamento de produtos era uma piada.

Hoje temos alguns produtos, mas acho que não se deve parar por aí, outras parcerias devem ser feitas, tem que ter a escova de dentes do Corinthiano, o suco do corinthiano, o refri do corinthiano, a cerva do corinthiano, a chupeta infantil do corinthiano, a fralda, o babador, a pulseira, o relogio, o oculos, a blusa, a bandana, o abadá, o trio elétrio, a banda, o cantor, a estação do metrô, o estádio, etc...

Citei o Real Madrid, mas acho válido entrarem nos sites do Barcelona, Milan, Juve, Manchester, Liverpol e até o Porto para se ter uma idéia do que isso representa.

Não se pode menosprezar isso... passamos tempo demais na idade da pedra!

Anônimo disse...

Ê anticorintianada invejosa...

Corinthians é pauta, sempre.

Se inveja matasse, a bambizada já estaria extinta.

Marcão disse...

O Lance! fez uma imitação da camisa "motivadora", com o distintivo do Curintia, uma foto do estádio de Yokohama e o slogan "Eu nunca vou te visitar!".