Destaques

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

FUTEPOCA EXCLUSIVO - "Pelé me driblou antes de marcar o primeiro gol como profissional"

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

7 de setembro de 1956. Os times do Corinthians de Santo André e do Santos perfilados antes do jogo. Assinalados: à esquerda, o volante Schank, e à direita, um menino de 15 anos, Pelé. (Foto: Antonio M.Manias/ Reprodução: Luciano Vicioni)


Antonio Schank Filho, 74 anos (foto abaixo), dá aulas de futebol para garotos de 7 a 16 anos no Ipec (Instituto Palestra de Ensino e Cultura), em São Bernardo do Campo (SP). Provavelmente, nenhuma dessas crianças sequer imagina que aquele senhor participou de um evento histórico e crucial para o esporte mundial: a primeira partida de Pelé como profissional, em 7 de setembro de 1956, no extinto estádio Américo Guazelli, em Santo André (SP). Schank era o volante do time adversário, o Corinthians de Santo André, que foi derrotado por 7 a 1. Na época, Ary Fortes descreveu o primeiro gol do Rei da seguinte forma no jornal A Tribuna, de Santos: ‘‘Tite com lançamento já na área a Pelé. Em meio de vários defensores contrários, atirou Pelé com sucesso, passando a pelota sob o corpo do guardião Zaluar’’. Mas vejam, na entrevista exclusiva, que a história não foi tão simples assim:

FUTEPOCA - Quando o senhor começou a jogar futebol?
Antonio Schank Filho - Com 14 anos, em 1948, no juvenil do São Caetano, um time que já não existe e não tem nada a ver com o que está aí. Depois, em 1951, fui para o juvenil do Nacional, na capital. Fomos campeões paulistas da categoria naquele ano, derrotando o São Paulo na decisão. Foi 2 a 1, no Pacaembu.

FUTEPOCA - Foi lá que o senhor se profissionalizou?
Schank - Sim, mas fiz apenas algumas partidas e depois fui para o Juventus. Joguei o Paulistão de 1954 e o do ano seguinte pelo time da Mooca. O Oberdan Catani, em fim de carreira, era o nosso goleiro.

FUTEPOCA - E depois, como o senhor foi parar no Corinthians de Santo André?
Schank - O Palmeiras estava querendo me contratar, mas eu quebrei a perna e fiquei três meses parado. Daí me emprestaram para o Corinthians de Santo André, entre 1955 e 1956.

FUTEPOCA - E aquela partida, a primeira do Pelé como profissional, o senhor se lembra de detalhes?
Schank - Sim, lembro muito bem, joguei a partida inteira. O Pelé era um menininho franzino, entrou no segundo tempo, no lugar do Del Vecchio.

FUTEPOCA - O senhor se lembra do lance do primeiro gol do Pelé?
Schank - Lembro. O Hélvio, zagueiro do Santos, disputou um lance de cabeça e a bola sobrou no meio-de-campo para o Pelé. Eu era volante e fui o primeiro a dar combate. Ele me driblou, depois passou por um de nossos zagueiros e entrou na área. O Zaluar, goleiro, tentou se jogar nos pés dele, mas o Pelé tocou a bola entre suas pernas. Bonito gol.

FUTEPOCA - O talento do moleque chamou a atenção do senhor, naquele momento?
Schank - Não, ele era muito menino. Eu nunca poderia considerar que ele se tornaria o melhor jogador de todos os tempos.

Ficha técnica
Corinthians de Santo André 1 x 7 Santos
Amistoso/ 7 de setembro de 1956
Estádio Américo Guazelli (Santo André-SP)
Juiz: Abílio Ramos
Renda: Cr$ 39.910,00
Corinthians - Antoninho (Zaluar); Bugre e Chicão (Talmar); Mendes, Zico e Schank; Vilmar, Cica, Teleco (Baiano), Rubens e Dore. Técnico: Jaú.
Santos - Manga; Hélvio e Ivan (Cássio); Ramiro (Fioti), Urubatão e Zito (Feijó); Alfredinho (Dorval), Álvaro (Raimundinho) e Del Vecchio (Pelé); Jair e Tite. Técnico: Lula.
Gols: Alfredinho (30), Del Vecchio (32), Álvaro (36), Alfredinho (41), Del Vecchio (61), Pelé (81), Vilmar (86) e Jair (89).

14 comentários:

Anselmo disse...

Genial:
"me driblou, depois passou por um de nossos zagueiros e entrou na área. O Zaluar, goleiro, tentou se jogar nos pés dele, mas o Pelé tocou a bola entre suas pernas. Bonito gol."

Fila com direito a caneta no goleiro.

Anônimo disse...

ah, vá, eu tb já fiz um gol assim, jogando futebol de rua...

Anselmo disse...

a diferença é que, depois desse gol, Maretti, você abandonou a carreira de futebol de rua (pra sair no auge). Já o franzino estreante...

Glauco disse...

Eu tomei um gol parecido quando era goleiro nas areias das praias de Santos.

maurício disse...

grande marcão!
só não vou dizer que fiz um gol assim porque joguei muito pouco futebol de campo. mas no futsal, o mundo perdeu talvez um outro pelé quando desisti de ser jogador para ser maestro. depois o mundo perdeu um outro toscanini quando desisti da maestria para ser dramaturgo. depois o mundo perdeu um outro pirandelo quando fui ser tradutor e revisor.
você que o mundo está sempre perdendo, mas o que será que ele ganhou?

maurício disse...

por favor, não respondam a pergunta acima.

Olavo Soares disse...

Marcão, o cara das melhores entrevistas do Futepoca. Parabéns pelo trabalho.

Sabrina Machado disse...

Parabéns pela entrevista...

aposto q as cricinhas q ele dá aula, gostariam de levar um drible do rei...

Gostaria de saber se é possível colocar o link do "nosso" blog, colocaríamos o de vcs (parceria)

www.esportejornalismo.blogspot.com

vejam se gostam

Glauco disse...

É verdade, tinha esquecido de parabenizar o Marcão, que sempre tem uma grande pauta na manga.

Sabrina, seu link já está adicionado. Se quiser, pode colocar o nosso no seu blogue também, cujo tema é pra lá de pertinente. E, se puder, dê uma forcinha pra gente no IBest. Abraço.

Nicolau disse...

Bela entrevista, Marcão, o repórter do Futepoca!

fredi disse...

Chovendo no molhado, bela entrevista, Marcão.

Merece uma Original

Marcão disse...

Grato a todos, mas sou obrigado a reconhecer que, de vez em quando, algumas pautas espetaculares aparecem do nada em nossa frente. Eu estava fazendo matéria sobre o pedido de licenciamento do Palestra de São Bernardo à FPF (não disputará a famigerada Série B este ano) e não tínhamos foto para ilustrar a página.

O fotógrafo, Luciano Vicioni, resolveu ir lá no Palestra ver o que encontrava e conheceu o Schank, soube que ele trabalhava na escolinha do clube e tirou as fotos dele com os troféus. E pegou o celular, pois eu teria que ouvi-lo para incluir uma retranquinha sobre a escola e justificar a foto.

Mas o Luciano fez mais: veio com a reprodução da foto do jogo histórico e me deu o estalo para destacar essa pauta para o Futepoca. De fato, o ABCD é um celeiro de história política e esportiva. Pautas garantidas. Abraços!

Ps.: Vou cobrar a Original!

Luiz Fernando Paes disse...

uma coisa me chamou a atenção nessa matéria ...
na ficha técnica, constam 6 substituições ..
era amistoso entào esse jogo?
pensei que valia pelo Paulistão do ano ..
abs
Nando

Unknown disse...

O schank é meu técnico !
http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=12965550902660737246&pid=1210381675677&aid=1210356151$pid=1210381675677
Uma pessoa incríveel ! meu vô no futeboo !