Destaques

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

O novo talento da música de protesto brasileira

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook



A música popular brasileira sempre contou com excelentes canções voltadas para a temática político-social. Desde engajados mais "puros" como Geraldo Vandré, passando pelo talento de Chico Buarque, Vinicius, Zé Ketti e inúmeros outros.

Mais recentemente, Gabriel, o Pensador, por pouco não foi preso por ter feito uma música em que se dizia feliz, pois havia matado o presidente (o mandatário à época era Fernando Collor, mas pode-se aplicar a tantos outros, de acordo com o gosto do freguês) e os Paralamas do Sucesso tiveram problemas por conta da música "Luiz Inácio (300 picaretas)". Mundo Livre S.A., Chico Science e, lá fora, Bersuit Vergabara, Mano Chao, cada um a seu estilo, mantiveram viva a chama da música com crítica a, enfim, tudo que está aí.

Mas agora surge um novo talento, diferente de todos estes. Trata-se de Ednaldo Pereira que, com sua letras contundentes e uma batida eletrônica empolgante, passa seu recado de forma direta para quem estiver à disposição de ouvir. Além disso, no clipe, ele trata da questão da desigualdade, das crianças (atendendo à mensagem de Pelé no milésimo gol) e também dos idosos. Exemplo de pronúncia de inglês e primor de sensibilidade social. Clique no vídeo e confira. É um novo fenômeno da MPB ou não?

4 comentários:

Nicolau disse...

Gênio! Não sei se ele é melhor cantor ou dançarino. Uateisdebróder!

Anônimo disse...

a mpb nunca mais será a mesma.

maurício disse...

tem que respeitar, o cara tem mais de um cd gravado.
genial!

Marcão disse...

Fantástico. Vejam as outras pérolas dele, "Chance" (que ele canta marchando), "Esperança" e "Mulher contrariada". Número 1 no Juqueri.