Destaques

terça-feira, fevereiro 19, 2008

E agora, José?

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Joice Oliveira/ Visão Oeste
Reportagem de Leonardo Souza, da Folha de S. Paulo de hoje:

A Receita Federal detectou notas fiscais frias emitidas por uma empresa fantasma e por outra inidônea para o PSDB e a campanha à Presidência da República em 2002 do tucano José Serra, no valor de R$ 476 mil, segundo a Delegacia da Receita Federal de Brasília, que suspendeu a imunidade tributária do partido e o autuou em aproximadamente R$ 7 milhões.A Folha obteve documentos sigilosos da auditoria nas contas tucanas e do auto de infração. A empresa inidônea é a Marka Serviços de Engenharia, que estava desativada desde janeiro de 1996 e pertence a Márcio Fortes, secretário-geral do PSDB (1999 a 2003) quando as notas foram emitidas. Em 2002, Fortes presidiu o comitê financeiro tucano nas eleições. (na íntegra, para assinantes).

Bom, vamos ver o que o bicudo chefe em São Paulo tem a dizer agora. Claro que vão chover no molhado: ainda segundo a reportagem, o secretário de Organização do PSDB, Eduardo Jorge, disse que a Receita Federal "está agindo 'de má-fé' e acusou o PT de estar por trás do vazamento da informação para desviar o foco do escândalo dos cartões".
Risível, não?

8 comentários:

Glauco disse...

A bem da verdade, esse tipo de justificativa ridícula é constantemente usada tanto à esquerda quanto à direita. Mas o mais curioso da declaração do sempre sagaz Eduardo Jorge é que o "escândalo" dos cartões atinge também o governo de São Paulo, que gastou mais que o governo federal com o tal instrumento, de forma menos transparente.

Anselmo disse...

seria hora de os manuais dos jornais e revistas incluírem uma proibição de publicar a resposta dos acusados em que eles atribuem ao adversário a denúncia? "Eles vazaram" ou "é perseguição política" são respostas tão esperadas que eu fico pensando se é mesmo notícia.

É como ouvir um torcedor sobre os motivos de uma derrota e publicar que a culpa é do juiz.

Bom, se uma medida nonsense dessas fosse aplicada, ficaria o noticiário de política e esportes meio sem toques pra encher as matérias...

Nicolau disse...

Caixa 2 tucano! Que estranho, achei que só os petista fizessem essas coisas feias. A pergunta que fica é: cadê as manchetes? Quero ver o Jornal Nacional de hoje, com o comentário irado do Arnaldo Jabor...

Fernando Augusto disse...

Financiamento público de campanha já!!

Anônimo disse...

O mais incrível de tudo é que "ninguém fica sabendo disso".
É capaz de virar uma notinha na semana que vem. Enquanto isso, nos editoriais, nos artigos, nas charges, nas crônicas, nas seções de cartas dos leitores, nas primeiras páginas dos jornais só se falará dos "cartões do Lula".
É incrível, a cada semestre tem que aparecer um novo "mensalão" para derrubar o presidente.
A imprensa deveria usar a mesma medida para todas denuncias e tratá-las com mais seriedade e não dobrar os joelhos a interesses aristocratas e abusando do sensacionalismo.
A Grande Imprensa parece mais um poleiro de tucanos.

Edu Maretti disse...

Mas se, por um lado, "a grande imprensa parece mais um poleiro de tucanos", por outro a população parece muito mais madura do que anos atrás e menos vulnerável a essas influências, digamos, lacerdistas. Como podemos ver pela pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem: 66,8% dos entrevistados consideram o governo Lula positivo (2/3 dos brasileiros!), percentual mais elevado desde dezembro de 2003,primeiro ano do primeiro mandato, quando o número chegou a 69,9%. Na última pesquisa, realizada em outubro do ano passado, a aprovação de Lula ficou em 61,2%.

A avaliação do governo também subiu: foi a 52,7%, melhor índice desde janeiro de 2003 (56%).

Zêro Blue disse...

Realmente política é tudo a mesma m...
Esse povinho do PSDB tem tanta sujeira entranhada em suas negociatas políticas quanto Lula & sua turma.
Se o governo investiga e descobre as sugeiras do PSDB é perseguição do PT, se o governo não investiga é porque tem interesse em encobrir...
NÃO DÁ, ESSE NÃO É UM PAÍS SÉRIO...

Saudações Celestes
SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Sou Cruzeirense-Site
Sou Cruzeirense-Blog
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

maurício disse...

É verdade, Edu, o lacerdismo está tirando credibilidade da imprensa. Mas há um dado, que eu não sei mensurar, mas que me parece talvez mais perverso e perigoso: eu não sei o quanto a aprovação do governo Lula ou do próprio Lula é transferível a outros políticos da atual base governista. É claro que houve (e há, agora com menos força) a intenção de derrubar o presidente, em alguns momentos a sanha golpista cresceu vertiginosamente e acreditaram que iam mesmo tirar o Lula, mas o principal alvo é, a meu ver, o PT e as correntes progressistas, estendendo-se aos movimentos sociais, que estão enfraquecidas em muitas regiões importantes. Claro que temos uma visão distorcida por vivermos em São Paulo, ninho tucano e da imprensa tucana.
Mas essa sensação de que político é tudo a mesma merda só favorece os conservadores, e de algum modo eu sinto que essa postura se reforçou (outra vez, será que é só impressão ou diz algo da realidade?).
Os pesos e as medidas são muito diferentes, mas é muitas vezes difícil de convencer do contrário.
E se na próxima eleição presidencial vence um Aécio ou Serra, e a era dos escândalos chega ao fim, será que não vamos ter como em São Paulo uma sucessão infindável de governos intocáveis e acariciados pela mídia?
A parte tudo isso, ao apostar demais nessa história de cartões corporativos muitos tucanos ainda vão pagar o bico, principalmente o governador paulista.