Destaques

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Georgi Asparuhov, um mito

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Eu nunca tinha ouvido falar do cara, admito. Mas é pra isso que o Orkut, e mais precisamente a Futebol Alternativo, servem: para trazer a nós histórias do futebol que passam longe do nosso dia-a-dia.

Foi postada lá uma enquete bizarra de um site desconhecido que tinha como meta definir o melhor jogador da história do futebol. O líder da votação é o húngaro Puskas; em segundo lugar vem o turco Sukur (!) e, em terceiro, o nosso amigo Georgi Asparuhov.

A votação bizarra serviu para conhecer a interessante história desse jogador. Asparuhov foi um búlgaro que atuou nos anos 60 e começo dos 70, e é tido como um dos principais jogadores da história do seu país. Aparentemente, não fosse o mito Stoichkov, Asparuhov seria o número 1 desse simpático país do leste europeu.

Asparuhov atuou quase toda a sua carreira no Levski Sofia, um dos principais times da Bulgária. Lá, foi campeão nacional três vezes e quatro da Copa da Bulgária. Pela seleção, disputou três Copas do Mundo (1962, 66 e 70), jogando 50 partidas e anotando 19 gols.

Sua fama de mito consagrou-se com uma frase histórica. Procurado por dirigentes do Milan que queriam contratá-lo, Georgi Asparuhov teria respondido dessa seguinte forma: "há um país chamado Bulgária, e nesse país há um time chamado Levski. Talvez vocês não o conheçam, mas foi nesse clube que nasci e é lá que morrerei".

Asparuhov morreu precocemente, aos 28 anos, em 1971, em um acidente de carro. Não viu a queda do comunismo nem seu país ser transformado por completo. E, graças à internet, essa invenção tão capitalista, teve seu nome exaltado, nem que por um instante pequeno.

4 comentários:

Marcelo Lima disse...

Olá Nicolau, obrigado pela visita ao meu blog (vertebrais.blogspot.com). Já conhecia o Futepoca, mas não acompanhava. Inclui aos favoritos e já ajustei meu feed para dar (no bom sentido) uma acompanhada ao seu blog. Parabéns pelos prêmios e pelo conteúdo...

Abração!

Anselmo disse...

Olavo,
que achado.

Higuita, Gullit, Zenga, Roger Mila, Gascoigne?!!??!?!? Concorrendo como melhores do mundo? Melhors do mundo como jogadores de futebol?

Do Brasil, achei Ronaldinho Gaúcho, Fenômeno, Romário, Rivaldo, Roberto Carlos, Zico, Sócrates e, claro, Pelé e Garrincha.

Tão no mesmo nível, todos eles, claro.

Marcão disse...

Injustiça com o Terrinha, do Clube Atlético Taquaritinga!

Glauco disse...

Também não achei o nome de nenhum jogador da Portuguesa Santista. E olha que o Pagão, revelado lá, jogava mais que 90% desses perna-de-pau.