Destaques

terça-feira, maio 13, 2008

Cristiano Ronaldo ganha prêmios no Manchester

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Aconteceu domingo a festa de melhores do ano do Manchester United, com direito a premiação aos jogadores. Quer dizer, a Cristiano Ronaldo, que levou os três principais prêmios da festa: o troféu "Sir Matt Busby Player of the Year", de jogador do ano escolhido pelos torcedores, o "Players' Player of the Year", escolhido pelos próprios jogadores e o "Goal of the Season", de gol mais bonito da temporada.

Uma curiosidade é o tento escolhido como o mais bonito: um gol de falta. Realmente foi um golaço, falta na medida. Mas será que o portugês não fez nenhum gol mais impressionante que uma cobrança de falta, ainda que perfeita? Eu não acompanhei o campeonato, por isso peço colaboração dos leitores. O vídeo (que, como as informações do post, veio do blog Thank God for Football, do IG, especializado no campeonato inglês), está aqui.

4 comentários:

Glauco disse...

Só porque o cara é galã não tem foto do dito cujo? Quanto machismo...

Anselmo disse...

Vídeos do Cristiano Ronaldo fazendo gol de falta tem de monte. Aqui tem uma seleção de cinco. mostra que o cara tem um estilo impressionante de cobrança, capaz de pôr uma bola cheia de efeito, com curva, ou um chute venenoso e leve, em que a bola não se move sobre seu eixo.

Tampouco acompanho o campeonato inglês, mas segui firme na busca do youtube.

tá cheio de clipes do cara e é meio chato quando vc só quer ver gols. tem esse, esse, esse. segundo os autores, sempre com jogadas da liga 2007 e 2008. não me responsabilizo pelas trilhas sonoras.

o cara joga uma bola fina. mas esses clipes dão uma impressão de que o cara só dribla. aí vem o manchester e diz que o gol mais bonito dele foi de falta...

Marcão disse...

Curiosidade sobre o nome do troféu: Sir Alexander Matthew Busby (26/05/1909 – 20/01/1994) foi um ex-jogador escocês que tornou-se o técnico do Manchester United que durou mais tempo no cargo, entre 1945 e 1969 (e novamente na temporada 1970-1971).

Campeão inglês em 1952, o time ganhou o apelido afetuoso os Busby Babes, devido à precocidade de alguns dos jogadores, como Bobby Charlton e Duncan Edwards. Campeão da Liga em 1956 e 1957, também chegou a final da FA Cup em 1957. No ano seguinte, porém, a tragédia atingiu os Busby Babes no desastre aéreo de Munique, que levou as vidas de oito integrantes do time. Matt Busby ficou gravemente ferido.

Nos anos de 1960, Busby fez a reconstrução do time do Manchester United, com jogadores famosos incluindo Denis Law, Bobby Charlton, e George Best. O maior sucesso da sua carreira ocorreu em 1968, quando ganhou a Copa Européia. Permaneceu no Manchester como diretor até 1982, quando passou a ser presidente.

Busby foi imortalizado por John Lennon na letra de "Dig It", do último disco dos Beatles, Let It Be (1970):

"Like a rolling stone
Like a rolling stone
Like the FBI
And the CIA
And the BBC
BB king
And Doris Day
Matt Busby
Dig it, dig it, dig it,
Dig it, dig it, dig it, dig it, dig it, dig it, dig it, dig it"

Ricardo disse...

Há um golo dele que será, muito provavelmente, o mais bonito do campeonato inglês desta época. A questão que se coloca neste golo, que foi considerado O mais bonito - e de que eu já havia falado aqui neste blogue - é a forma totalmente nova, que o futebol nunca tinha visto, de a falta ser marcada. Os elementos unem-se todos. Ninguém mais consegue rematar uma bola assim. Havia o chamado lance à Roberto Carlos - a bola ia em força, descrevendo uma curva ou o lance à Beckham - a bola ia com menos velocidade, mas muito ao canto, descrevendo uma curva menos evidente. Esses dois jogadores marcaram grandes golos dessa forma, mas o remate em si, apesar de ser muito bem executado, não trazia com ele uma inovação. Agora repare-se no pontapé de Ronaldo: a bola sobe a barreira (não a contorna pelo lado, como as bolas de Roberto Carlos) com uma velocidade imensa, e, de repente, como um túnel de ar, cai a pique e em força para a baliza. O que Beckham fazia era passar a bola por cima da barreira, mas com menos força (como é, aliás, óbvio para quem já jogou futebol); Roberto Carlos remata de uma forma poderosíssima, mas contornava a barreira, não a ultrapassava por cima. Neste remate de Ronaldo, a bola sai com a força dos remates de Roberto Carlos mas por cima da barreira, como Beckham. É fenomenal. É o nosso menino de ouro. Melhor jogador do mundo. 41 golos na época, 31 no campeonato inglês. Espero que chege ao Euro com capacidade para fazer a diferença.