Destaques

quarta-feira, maio 14, 2008

Tipos de cerveja 9 - As English Pale Ale

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O termo Pale foi inicialmente usado para distinguir as cervejas deste tipo das Porter de Londres, que eram mais fortes e escuras. De fato, as English Pale Ale clássicas não são muito claras, tendo uma cor que varia entre o dourado e tom de cobre. A grande diferença deste estilo para as American Pale Ale é a maior presença de malte, apesar do teor amargo e seco do lúpulo também estar presente.
"São, por isso, excelentes para acompanhar qualquer tipo de prato de carne, desde bifes a pato, frango ou cabrito", sugere Bruno Aquino, do Cervejas do Mundo. Curiosamente, esse tipo de cerveja é, para os ingleses, praticamente inexistente. Para eles, uma English Pale Ale não passa de uma Bitter engarrafada. A origem remete aos Estados Unidos, onde esse tipo tem muita procura e, de certa forma, presta homenagem às Bitter britânicas. Exemplos de English Pale Ale: Jamtlands Pilgrim (à direita), Smuttynose Shoals Pale Ale e Herslev Bryghus Pale Ale.

1 comentários:

Anônimo disse...

muito boa essa matéria. Isso também faz com que esse tipo de cerveja comece a competir com o vinho pelo paladar dos consumidores. O problema é onde comprar essas cervejas.....