Destaques

quarta-feira, maio 21, 2008

Pé redondo na cozinha - Bêbado em dobro

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

MARCOS XINEF*

Em um restaurante de São Paulo, trabalhei por alguns anos com um cearense da melhor qualidade, o Expedito, especialista em embutidos. Fazia lingüiças maravilhosas e tinha o hábito de beber só cerveja escura. Até aí, nada de especial. Só que ele bebia duas latas de cerveja ao mesmo tempo! Como? O manguaça tinha seis dedos na mão direita, então encaixava uma lata entre o polegar e o indicador e outra com os dedos restantes! Daí, entornava tudo de uma vez em sua boca enorme. Naquela época, inventei a seguinte receita:

REPOLHO GRATINADO NA CERVEJA COM LINGÜIÇA E BACON

Ingredientes
750 gramas de lingüiça
250 gramas de bacon em fatias
550 ml de caldo de frango
250 ml de cerveja preta encorpada
130 ml de azeite
1 cebola pequena bem picada
1 repolho grande
sal e pinenta do reino a gosto

Preparo
Espete levemente a lingüiça com um garfo e coloque numa vasilha com a cebola, o azeite, sal e pimenta. Deixe marinar por uma hora, virando a lingüiça com freqüência. Corte o repolho em dez fatias do mesmo tamanho e escalde em água fervente por três minutos. Escorra bem e coloque num refratário fundo. Arrume a lingüiça e o bacon sobre o repolho, regue com o caldo de frango e a cerveja preta. Tempere com sal e pimenta do reino. Cubra o refratário e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 50 minutos. Sirva bem quente.


Podem apostar, fica muito bom. E confesso que a receita tem um dedo do Expedito. Um dos seis...



*Marcos Xinef é chef internacional de cozinha, gaúcho, torcedor fanático do Inter de Porto Alegre e socialista convicto. Regularmente, publica no Futepoca receitas que tenham bebidas alcóolicas entre seus ingredientes.

2 comentários:

Glauco disse...

Genial o cara usando a polidactilia como forma de manguaçar mais. Exeplo de vida!

Maurício Ayer disse...

que beleza, com pitada final de trocadalho pra arrematar.