Destaques

quarta-feira, maio 21, 2008

Corinthians e Botafogo: dá pra virar

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Corinthians foi derrotado pelo Botafogo por 2 a 1, ontem, no Engenhão, num jogo tenso dos dois lados. Perder nunca é bom, mas o resultado é reversível no jogo de volta, em São Paulo, na semana que vem, principalmente pelo gol marcado fora de casa.

Aliás, que golaço, com belíssimo passe de Herrera, que não cansa de melhorar, para a conclusão de Carlos Alberto. O gol é um exemplo do que considero a boa notícia sobre o jogo de ontem: o Corinthians jogou bem, especialmente no primeiro tempo, contra um adversário já montado e com bom nível (ao contrário das dragas que despachou antes). Teve pelo menos mais umas três chances claras de gol, com boas defesas do goleiro botafoguense e bola no travessão de Diogo. No segundo tempo, recuou e o Botafogo subiu de produção. Aliás, como já disse aqui, não gosto desse negócio de chamar o adversário.

Os cariocas começaram meio devagar, mas tiveram pelo menos duas boas chances na primeira etapa, com boas defesas de Felipe. O time é bem armado e Jorge Henrique é um jogador muito perigoso. Cuca fez a diferença ao inverter o posicionamento do ataque no segundo tempo, colocando Jorge Henrique em cima de Carlos Alberto, por onde saiu o penalti. Mano Menezes tentou segurar o jogo colocando Fábio Ferreira e mudando o esquema para um 3-5-2, aquele que não funcionava bem no Paulistão. Não funcionou de novo e o alvinegro paulista perdeu terreno no meio de campo. Talvez tivsse sido melhor colocar Nilton para dar combate mais à frente.

A outra má notícia são os desfalques. Leonardo Gaciba concluiu com louvor a tarefa começada por José Henrique de Carvalho no jogo contra o São Caetano e tirou Carlos Alberto, Fabinho, André Santos e Lulinha do jogo de volta pelo segundo cartão amarelo. Eles deverão ser substituídos respectivamente por Alessandro, Nilton (ou Perdigão, Deus me livre), Wellington Saci e Acosta (ou Perdigão, Deus me livre, adiantando Eduardo Ramos para a função do garoto). O Botafogo perdeu Túlio e Alessandro pelo mesmo motivo, mas tem a volta de Castillo, Triguinho e Diguinho, que estavam contundidos. Saiu no lucro.

André Santos e Fabinho farão muita falta (a saber como será o desempenho de Saci), Lulinha fará alguma e Carlos Alberto, bem, se Alessandro estiver bem, pode até ajudar fora do jogo.

Jogando em casa, empurrado pela Fiel, que deve lotar o estádio, o Timão vai abafar o Botafogo e tem condições para conseguir a classificação. Dá pra virar.





5 comentários:

Glauco disse...

Dá pra virar sim, mas acho que vai ser outro jogo tenso. Aposto em 2 a 1 pro Corinthians, com decisão nos pênaltis pró paulistas.

Em relação à esperança de "se o Alessandro estiver bem"... Ele só vai bem na cabeça do Mano Menezezs.

Anônimo disse...

Nunca vi um juiz tão obstinado em minar o time visitante. É nisso que dá não ter uma diretoria atuante. Se tivesse, o tal Gaciba não apitaria nem "show ball" envolvendo o Corinthians.
O juiz gaúcho foi justamente nos jogadores pendurados do time paulista. Será só coincidência? Acho que não. Sem falar que apitou tudo para os cariocas, que, ainda assim, ganharam pela vitória menos confortável possível, naquelas circunstâncias.
E se jogarem do mesmo jeito que jogaram lá, vão ser esmagados em SP, a menos que tragam o Gaciba de novo.

Anônimo disse...

Um gol com a assinatura "Carlos Alberto".
O de ontem, http://www.youtube.com/watch?v=Us_0-2sRmX8
O de 1970, http://www.youtube.com/watch?v=onF4D46mAA8

Anônimo disse...

Gaciba deu dois cartões sacanas: o do André Santos foi numa jogada que nem houve falta e o do Carlos Alberto, numa falta que ele se desequilibrou. Pura sacanagem do juiz (???). E os gols do Botafogo saíram nos tais detalhes do futebol. O pênalti existiu, mas foi um escorregão do Carlos Alberto. E o segundo gol foi um passe do zagueiro Fábio Ferreira. O Mano Menezes é um bom técnico para montar time. Mas costuma ser péssimo nas substituições. Foi o que aconteceu nesse jogo. O Timão caiu muito de produção com as mudanças do Mano. Uma delas, inclusive, deu o gol da vitória ao Botafogo. Em Sampa vai ser outro jogo, outra história. Minha cabeça diz que não há favorito. O coração diz que o Corinthians ganha e se classifica. Dá-lhe coração!!!

Maurício Ayer disse...

Impressionante a semelhança das jogadas/gols dos Carloss Albertos, ambas se desenvolvendo pela esquerda, a bola cruza o campo bem diante da área e finalmente um passe diagonal que põe os goleadores livres e em corrida para soltar o petardo.
Dá uma olhada aí, Benedito, nos links que o Macari colocou. O que te parece?