Destaques

terça-feira, maio 20, 2008

Botafogo é favorito contra o Corinthians e Sport tem vantagem contra o Vasco

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Começam nessa terça as semifinais da Copa do Brasil. Botafogo e Corinthians se enfrentam no Engenhão, às 20h30, com transmissão da Soprtv. Amanhã, Sport e Vasco completam a rodada do torneio na Ilha do Retiro, às 21h45.

Digo logo: no duelo do Rio, o Botafogo é favorito. Pode não ser um dos elencos mais badalados do país, mas tem time montado há algum tempo, decidiu o Carioca com o Flamengo, tem Wellington Paulista fazendo gol pra caramba e Cuca no banco faz um tempão. Sem falar, antecipando-me aos malas de plantão, que está na Série A.

O Corinthians chega como surpresa nessa fase da Copa. Jogou um Paulista mais ou menos (mas melhor do que minha previsões iniciais, diga-se), sofreu algumas alterações no elenco e só começou a engrenar nos últimos jogos, desde a heróica virada em cima do Goiás. Mas a (belíssima) vitória por 4 a 0 só aconteceu porque o Timão levou 3 a 1 do time esmeralda (que considero candidato ao rebaixamento no Brasileirão) em Goiânia, em seu último jogo com torcida contrária.

Mas além disso, mulher, tem outras coisas, como diria o poeta. A subida de produção do Timão coincide com uma mudança no jeito de jogar da equipe. Lulinha e Dentinho abertos nas pontas, com Herrera no comando do ataque e Diogo Rincón vindo de trás. Isso quer dizer que não é só a Fiel torcida e os fatores psicológicos que têm ajudado o Corinthians: o time de fato melhorou seu jogo. No entanto, não enfrentou ainda ninguém realmente forte depois disso (ainda que ganhar do São Caetano seja sempre difícil para o alvinegro paulista). É o primeiro teste sério do time, que pode surpreender.

Mano Menezes cogita modificar o time para o primeiro jogo, entrando com uma formação mais cautelosa. Duas hipóteses foram aventadas: Nilton no lugar de Lulinha, com Eduardo Ramos fazendo o meio campo com Diogo; ou a entrada de Fábio Ferreira, fechando o time num 3-5-2 como o que foi usado em parte do Paulistão.

Entendo a cautela, mas sou contra mexer no jeito de jogar de um time que está começando a entender como funciona coletivamente. Talvez a entrada de Nilton não altere tanto o esquema. Além disso, gol fora na Copa do Brasil vale muito. Não adianta só agüentar a pressão do Fogão, o time precisa ter opções rápidas de contra-ataques (fica Lulinha?). Outro motivo para ser contra alterações drásticas é que sou ideologicamente contra esse negócio de recuar muito. Não só o jogo fica mais feio como mais perigoso: você não preocupa o adversário, que te encurrala e faz um gol escroto numa falta besta na lateral do campo. Por fim, como conversávamos Glauco e eu dia desses no boteco, cada time tem suas características históricas, e o Corinthians nunca foi de jogar atrás. A raça corintiana é pra frente, pro gol. Esse negócio de botinada lá atrás é coisa do Grêmio. Espero que o Mano Menezes já tenha aprendido a diferenciar.

Outra chave

Confesso que não vi nem Vasco nem Sport jogarem. Inicialmente, no palpite da loteca, acho um jogo equilibrado, poderia gastar um triplo. Mas, depois do cacete que os pernambucanos deram em Palmeiras (para minha alegria) e Inter, aposto neles nessa semi. A diferença é que o Sport dessa vez terá que construir o resultado no primeiro jogo, que será em Recife. O Vasco pode fazer o Leão provar seu próprio remédio.

7 comentários:

Filipe Araújo disse...

em competições deste tipo, a motivação é o grande segredo. e não há outro time mais motivado que o sport no momento. seria a minha aposta.

abrazo!

http://gambetas.blogspot.com

Anônimo disse...

Argumentação coerente. Como dito, é o grande teste para a nova fase do Corinthians, e apesar do favoritismo deles, acredito na vitória do Timão. E digo isso baseado no fator psicológico da coisa, acredito que todos farão por onde para que o jogo tenha raça, garra e superação. Vamos ver o que vai dar! :)

Glauco disse...

A sitação mais bizarra que poderia acontecer na copa do Brasil, no quesito "treinador", seria o Sport fazer a final com o Corinthians e ganhar. Nelsinho Baptista seria louvado em prosa e verso e calaria a boca de seus críticos veementes no Parque São Jorge e também neste blogue, dentre os quais me incluo.

Anônimo disse...

Mesmo não tendo vencido o campeonato local, o Botafogo é, faz tempo, o melhor time do RJ.
E a bem da verdade, ganhar campoenato estadual não é nehuma certidão de melhor time do Estado.
Vide a Ponte Preta, que chegou à final do Paulista mas que não é, nem de longe, o 2º melhor time de SP.
Abaixo aos campeonatos Estaduais!

Anônimo disse...

Corinthians é a zebra das semifinais. É o único, entre os quatro, que joga a série B do Brasileiro. Além disso, ficou em quinto no Paulista, enquanto o Botafogo foi vice, depois de ter conquistado uma daquelas taças que só os cariocas valorizam. Botafogo é favorito pelo que vem jogando e pelo entrosamento. Mas o Corinthians tem suas chances porque tem camisa e está em evolução. No outro jogo, o Sport pode até ganhar em casa, mas acho que o Vasco se classifica no Maracanã.

Marcão disse...

Taí, Glauco, a nova campanha do Futepoca:

GANHA, NELSINHO !!!

Anônimo disse...

Eu estou ouvindo todo mundo (inclusive eu, algumas vezes) afirmar que os adversários de Corinthians e Sport são os favoritos desde a 1ª rodada da Copa do Brasil.
Se paulistas e pernambucanos passarem por mais essa fase, será a final dos "patinhos feios" da competição.