Destaques

quinta-feira, junho 12, 2008

A Euro avança

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Agora que todos os futepoquenses passaram por tragédias futebolísticas em 2008, vamos ao que interessa de verdade: a Euro 2008. Vai falar que não está todo mundo (que pode) assistindo aos jogos? Até na TV aberta (vulgo Record) tá passando.

Estamos no curso da segunda rodada da primeira fase. Portugal já se garantiu nas quartas, com duas vitórias acachapantes sobre Turquia e República Checa. Ótimos jogos. Esses times decidem a próxima vaga, já que a anfitriã Suíça perdeu seus dois jogos e já caiu fora.

Hoje, a Croácia ganhou da Alemanha e também já está lá. Com esse resultado, é possível que alemães e portugueses se enfrentem já na próxima fase, basta que a Alemanha fique em segundo do grupo. Devem ser os dois classificados em um grupo que ainda tem Áustria e Polônia, que empataram em 1 a 1 hoje.

Amanhã é o dia D para a Itália. A Azzura perdeu o primeiro jogo para a Holanda, que veio voando baixo, e precisa vencer a Romênia para continuar na competição. Já a Holanda pega a França, que decepcionou na estréia, empatando em 0 a 0 com a Romênia. De fato, o jogo foi ruim à beça. Se continuar assim os Bleus nem passam de fase.

Já o grupo D. Sei lá. Espanha, Suécia, Rússia e Grécia têm chances. Acho que a Espanha, que já ganhou de 4 a 1 da Rússia, classifica. A segunda vaga? Não vou nem arriscar um palpite. A Rússia desclassificou a Inglaterra da Euro, quem sou eu pra falar alguma coisa?

De qualquer forma, o torneio está bem bom. Alguém arrisca um bolão aí nos comentários?

8 comentários:

Glauco disse...

Ao bolão, meio pela torcida, meio pela lógica: Portugal e República Tcheca (mesmo decepcionando); Croácia e Alemanha; Holanda e França; Espanha e Grécia.

Nicolau disse...

Aposto de olhos fechados, porque não vi nenhum jogo até agora (eles passam em horário de trabalho...): POrtugal e República (fu)Tcheca, Alemanha e Corácia, Holanda e Itália, Espanha e URSS. Aliás, pelos nomes, tem uns cabra bão no time da Espenha, não? E onde está o Van Persie que não joga na Holanda? Aquele cara é boleiro.

Maurício Ayer disse...

URSS??? que que cê bebeu, nivaldo, divide com os irmão!

eueminhashistorias disse...

Nicolau,
O van Persie é daqueles que passa mais tempo na fisio que no campo. Todas as vezes que o vi jogar pela Holanda estava se recuperando de contusão. Como no caso do jogo da Itália, no qual ele jogou uns 20 minutos por não estar ainda pronto pros 90. Pra se machucar mais que ele só mesmo o Ronaldo.

Ricardo disse...

Antes do Euro, tinha apostado na Holanda para vencer. Neste momento, olhando para o que as equipas valem, só vejo 3 equipas capazes de ganhar a competição: Portugal, Holanda e Itália.

Glauco disse...

Aproveitando a presença do Ricardo e de outro leitores lusos que estiverm por cá, o que houve com o Maniche? Foi tão bem na Copa do Mundo e de repente sumiu.

Ricardo disse...

Glauco,

a não-convocatória do Maniche levantou uma onda de indignação por parte de grande parte da imprensa e da massa adepta. A defesa do jogador baseava-se menos na prestação desta época em que esteve, tanto no Atlético de Madrid como no Inter, bastante apagado e pouco em jogo mas mais por aquilo que sempre fez nas competições internacionais (Euro 2004 e Mundial 2006). A escolha de Scolari não foi por questões físicas, visto que Maniche estava em perfeitas condições para ser um dos escolhidos mas por um desentendimento que o jogador terá tido com o seleccionador num dos jogos de qualificação, há uns meses atrás. Como é sabido, umas das grandes mais-valias "scolarianas" é a disciplina e o espírito de grupo. Nesse sentido, parece ser coerente a opção de Scolari. Eu, como adepto, gostaria de ter Maniche no Euro porque é uma solução muito boa para o nosso 433, embora o Moutinho tenha estado, até agora, em grande destaque. Mas Scolari optou e até ao momento não se pode dizer que tenha precisado de Maniche. Lá mais para a frente vamos ver...

Ele já tem um historial interessante de escolhas contra a imprensa e a opinião pública. Aliás, há quem defenda que essa é exactamente umas das suas estratégias para fortalecer o grupo em torno de um espírito colectivo em detrimento de individualidades. Lembremo-nos, por exemplo, de Romário em 2002, Baía em 2004 e Quaresma em 2006...

Anônimo disse...

VERGONHA


imprensa marrom