Destaques

quarta-feira, junho 11, 2008

É hoje!

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Sport e Corinthians entram em campo hoje para o segundo jogo da decisão da Copa do Brasil. Depois de vitória por 3 a 1 no Morumbi, na última quarta-feira, o Timão poder perder por um gol de diferença que será campeão. O Sport leva se fizer 2 a 0 (pelo gol marcado fora) ou se fizer três gols de diferença. Novo 3 a 1 leva a disputa para os pênaltis.

Falando assim, parece que a coisa é simples. Pois não é, pelo menos para os dois times e seus torcedores.

Para os paulistas, é a chance antecipada de gritar “é campeão”, num ano que prometia ser, na melhor das hipóteses, um marasmo, com o acesso para a Série A conquistado sem sustos, e na pior, uma tragédia, se o tal do acesso não viesse ou, como queria o Marcão, o time embicasse rumo à Série C. Chegar a uma decisão, ainda mais da Copa do Brasil, era algo que não passava nem perto das minhas previsões mais torcedoras.

Para os pernambucanos, seria o segundo título nacional, e esse sem contestação de ninguém, já que o primeiro, no Brasileiro de 1987, é reconhecido pela CBF, mas questionado pelo Flamengo e um monte de gente. Além de confirmar uma volta por cima do futebol pernambucano, que tem pelo segundo ano consecutivo dois representantes na elite nacional, e com boa campanha do Náutico nesse começo do Brasileirão.

Além disso, é uma final entre dois “azarões”, que entraram desacreditados e chegaram. No caso do Sport, detonando os dois favoritos de véspera no torneio, Palmeiras e Internacional. E se o Corinthians teve vida mais fácil, passando por Goiás (no sufoco) e São Caetano, a semifinal contra o Botafogo foi para tirar qualquer dúvida de que o time não está ali a toa.

Favorito? Eu não acho que tenha favorito. Mas acho que o Corinthians leva o título, suado. Mas se o Sport levar, será justo, pela bela campanha e, se for o caso, pela virada na final.

E digo mais, antecipando um discurso típico de derrotados, mas que tem um fundo de verdade nesse caso. Ficarei triste se perder, claro, mas o que o time fez até agora, a forma como vem jogando, com entrega, raça e técnica, um futebol pra frente, buscando o gol, com variações táticas e comprometimento dos jogadores e comissão técnica, sintonia com a torcida, tudo isso já me deixou feliz pra caramba.Puxem aí na memória e lembrem de um time do Corinthians com essa característica de um bom jogo coletivo. Faz um bom tempo.

E tudo isso com jogadores que chegaram sem badalação, até desacreditados (vide Herrera), e se envolveram num projeto pessoal e coletivo no Corinthians. Sem parcerias, medalhões, nada. Um Corinthians bem Corinthians, aquele do povo, da raça, da democracia, revolucionário. “Só” isso já aqueceu bastante meu coração torcedor, que vinha sofrendo bastante nos últimos anos. Meu pai, após a classificação contra o Botafogo, desabafou: “Até que enfim esse time dá uma alegria pra gente”. Quem sabe hoje não vem mais uma?

Curtas

- Mano Menezes faz mistério sobre a escalação. A dúvida é se entra Lulinha ou Alessandro na meia direita.

- O Sport deu um chapéu no Timão e colocou apenas 950 ingressos à disposição dos visitantes. Andrés Sanches diz que havia solicitado 3 mil já há dez dias. No entanto, nada tem o mandatário corintiano que reclamar, depois de ter reservado só 1.050 ingressos para os torcedores do Sport no Morumbi. Proporcionalmente, estão melhor os alvinegros. Atitude pequena dos dois presidentes numa grande decisão como essa.

- O Juca Kfouri publicou a tabela abaixo em seu blog relacionando o desempenho do Sport dentro e fora de casa nos últimos jogos da Copa do Brasil. Claro que não tem nada a ver, mas a conincidência é divertida. De minha parte, espero que os pernambucanos mantenham a tendência.


*Alterado às 14h55

11 comentários:

Maurício Ayer disse...

é nóis!!!!
dá-le, dá-le timão!

Anônimo disse...

Nicolau, teu texto é muito bom. Quase impecável. Não é fácil ver análises dessas na cobertura do futebol. Ninguém aguenta mais jornalista 'imparcial' que de imparcial não tem nada - até pq ninguém o é. Parabéns, mesmo, muito bom.

Só acrescento na parte q vc fala da 'mesquinhez' da diretoria do Sport. Lembro apenas que, em São Paulo, eu era um dos torcedores que quase fica de fora. Foram apenas 1.050 dos mais de 60 mil disponíveis para a gente.

E não foram pra a bilheteria, como deveriam. Foram vendidos pela própria diretoria do Sport, numa sequencia de equívocos, no hotel onde o time estava hospedado.

Por todo esse jogo sujo de bastidores, sugiro que ambos os clubes sejam penalizados, proporcionalmente ao tamanho do 'equívoco'.

Agora, posso garantir. Na Ilha do Retiro, todo mundo vai poder ver o campo inteiro. Bem diferente do lugar onde fomos entocados no Morumbi.

Anselmo disse...

ah, velho... por mais que eu queira secar, já é aquela secagem sem fé.

imaginem vocês se o Nelsinho, que comandava o Corinthians na hora do rebaixamento, consegue tirar o título do Corinthians-versão-Série-B na Copa do Brasil. Quanto tempo lhe restará de vida até que ele seja linchado nas ruas? Um dia? Uma semana?

Ele tem motivos para não querer esta conquista.

Infelizmente, o título fica em São Paulo.

Anônimo disse...

Nicolau,

concordo em quase tudo da sua análise, com a diferença que credencio o Corinthians como favorito.

Mas assim como ti, acho que o título ficará em boas mãos com quem ficar. Não chegaram ali por acaso, e nem tiveram mar-de-rosas para isso (como já ocorreu em outras Copas do Brasil)

****

Nas Curtas:

- Tenho certeza que Juca Kfouri tem a mesma torcida sua.

- Sobre a questão dos ingressos, vale à pena ler este artigo, escrito em Recife antes do primeiro jogo.

Nicolau disse...

Ivan e Victor, corrigido o trecho sobre a sacanagem dos ingressos. Não me lembrava do papelão da diretoria corintiana, falha minha. Aliás, se bem me lembro, o Corinthians fez a mesma coisa com o Botafogo, mas usou a desculpa de que o time carioca teria mudado fora do prazo o número de ingressos solicitados. Enfim, essas coisas...

Glauco disse...

Sim, a diretoria do Corinthians fez a mesma coisa com o Botafogo e, proporcionalmente, o Sport está dando mais ingressos do que recebeu no Morumbi.

Quanto às "parcerias", hoje todos os times grandes têm, em menor ou maior grau, vide o caso Branno/Sonda ou mesmo Elias/Traffic. Empresário "parceiro" tem de monte...

Anônimo disse...

TIMÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOOO!!!!!!

Anselmo disse...

Benedito, bora ver o jogo no Minhoca?

Anônimo disse...

Minhoca? Qué isso? Sô espada, mano. Mas sem preconceitos... Tô indo ver o jogo na casa de uns amigos. Tudo mano, claro. Mas onde é esse Minhoca????

Anselmo disse...

Benedito,

Minhoca é o carinhoso apelido prum bar na Teodoro Sampaio em cuja feijoada foi encontrao um indivíduo da família dos supracitados anelídeos em uma feijoada de sábado. O mesmo recinto teria (note-se o condicional) clonado o cartão de um suposto ébrio frequentador. O mesmo pode relatar a capacidade de fazer os times perderem quando a partida é assistida no nada digníssimo bar.

Era só um subterfúgio pra tentar levar um corintiano ao locus da secagem universal. Não precisou.

Nelsinho é o cara.

Anônimo disse...

Nelsinho foi técnico do Corinthians em 1990, quando o Timão conquistou o seu primeiro campeonato brasileiro. Nelsinho era o técnico, mas a conquista foi mesmo do Neto, Marcio Bittencourt, Ronaldo, Tupãzinho e o manto sagrado que vestiu Baltazar, Luizinho, Claudio, Carbone, Mário, Gilmar, Dino Sani, Rivellino, Servilio, Basílio, Geraldão, Sócrates, Casão, Vladimir, Homero, Neco, Marcelinho, Ronaldo, Tevez, Neto... Sobre o bar do Minhoca, vi alguns jogos do Palmeiras lá contra: Cruzeiro, Inter de Limeira, Guarani, Vasco da Gama, Boca Juniors, Asa de Arapiraca, Sport Recife, Bragantino, Corinthians... ih, perdi a conta...