Destaques

domingo, junho 08, 2008

Há 50 anos, começava a se erguer um gigante

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook



Há 50 anos, em um dia 8 de junho, acontecia a primeira rodada da Copa do Mundo de 1958. Àquela época, diferentemente do que acontece hoje, todas as 16 equipes que participavam do torneio estrearam no mesmo dia. Antes, 53 países se inscreveram para chegar à Suécia, mas seis desistiram.

Já estavam classificadas a Suécia, sede da competição, e Alemanha, campeã em 1954. Além delas, nove seleções saíram da Europa, três da América do Sul, uma da América do Norte e Central e mais uma do grupo da Ásia e África.

Curiosa foi a classificação deste último grupo. Turquia, Indonésia, Sudão e Egito se recusaram a jogar em Tel-Aviv, contra Israel. Como não se permitia que uma seleção chegasse à Copa do Mundo sem ao menos ter vencido uma partida, houve um sorteio entre os nove segundos colocados da Europa. País de Gales teve sorte e superou os israelenses por 2 a 0 duas vezes, indo à Suécia.

Assim, estavam formados quatro grupos de quatro seleções cada. O I, com a campeão mundial Alemanha Ocidental, Argentina, a extinta Tchecoslováquia e Irlanda do Norte. Já o II era composto por França, Paraguai, a então unida Iugoslávia e Escócia. A dona da casa estava no no III, junto com México, Hungria e País de Gales. O Brasil estava no IV, sede em Gotemburgo, e tinha Áustria, União Soviética e Inglaterra.

A estréia do Brasil

O Brasil estreou contra a Áustria, em Udevalla (vídeo acima). O time titular naquela ocasião era Gilmar (, De Sordi, Bellini, Orlando e Nílton Santos; Dino e Didi; Joel, Mazzola, Dida e Zagallo. A seleção de Vicente Feola jogava no 4-2-4, embora variasse para o 4-3-3 com o recuo do ponta-esquerda Zagallo para fechar o meio.

A Áustria, que havia derrotado Holanda e Luxemburgo nas eliminatórias, ostentava o terceiro lugar conquistado na Copa de 1954. Os primeiros vinte minutos da partida foram de equilíbrio, mas a seleção verde-e-amarela começou a tomar conta da situação na segunda metade do primeiro tempo. Assim, Mazzola chegou ao primeiro tento aos 38 minutos. No segundo tempo, o domínio brasileiro prosseguiu, e Nilton Santos, aos 6, praticamente assegurou a vitória. Com 2 a 0, Didi, Joel e Zagallo passaram a atuar na intermediária, buscando os contra-ataques com Dida e Mazzola. E foi de novo este que marcou aos 44, dando números finais à partida.

Segundo a revista Gazeta Esportiva Ilustrada, base deste e de outros posts futuros sobre a Copa de 1958, o time teve boas atuações de todos, sobrando críticas somente a Dino Sani e Dida. Gilmar, de acordo com a publicação, foi "a figura de proa do conjunto. Fez algumas intervenções notáveis que arrancaram aplausos da assistência". Já Didi foi tido como o "melhor dos atacantes e mola de nossa vitória."

As outras partidas

Pelo grupo do Brasil, Inglaterra e União Soviética empataram por 2 a 2. Pelo grupo I, embora campeã do mundo, a Alemanha enfrentava a desconfiança geral, enquanto seu primeiro adversário, a Argentina, chegava como um dos favoritos ao título. Domínio portenho, mas sem envolver os germânicos: 3 a 1 para os europeus. Ainda pelo grupo I, a Irlanda do Norte derrotou a Tchecoslováquia por 1 a 0.

No grupo III, os donos da casa venceram com facilidade o México, à época um país risível em termos futebolísticos. Na outra peleja do grupo, a Hungria não demonstrava nada da "máquina de jogar futebol" de 1954, em função da aposentadoria de alguns atletas e de outros que haviam abandonado o país por conta da invasão soviética em 1956, caso de Ferenc Puskas. Resultado, um fraco 1 a 1 contra País de Gales.

Pelo grupo III, Iugoslávia e Escócia não passaram de 1 a 1, enquanto a França superou o Paraguai por 7 a 3, com o início da escalada de Just Fontaine, autor de três tentos.

4 comentários:

Ricardo disse...

Off-topic: fala-se no interesse por parte do Benfica em Thiago Silva e Danilinho. Alguém pode dar mais informação sobre estes dois jogadores?

Uma nota: nenhum post sobre o Euro? Pensei que pelo menos um de vocês acompanhasse e fizesse uma crónica de vez em quando. Fica a dica.

Abraço a todos.

Nicolau disse...

Ricardo, sobre o Danilinho, o Fredi pode falar, mas naõ confie tanto nele que ele é condescendente com jogadores do Atlético MG (mal de torcedor, faz parte). Sobre o Thiago Silva, ouvi falar muito bem. Vai um link para o parceiro www.blablagol.com.br onde o Victor, que também pode sofrer do mal de torcedor, avalia o zagueiro: http://www.blablagol.com.br/monstro

Ricardo disse...

Obrigado, Nicolau. Gostei da crónica sobre o Thiago. Fico, então à espera que o Fredi possa fazer uma pequena apresentação a esse Danilinho.

fredi disse...

Vamos lá, mais que torcedor, sou jornalista e puxo a sardinha pouco para meu lado.

O Danilinho é um jogador muito rápido, baixinho, que consegue passar por dois, três jogadores, mas chega na frente do gol e chuta mal. Tem pouco poder de conclusão, é melhor armando as jogadas e atuando pela ponta direita.

É baixinho e corre muito e até ajuda a marcar.

É o melhor jogador do Galo hoje, mas isso não quer dizer muito, porque o time está mal.