Destaques

quarta-feira, junho 11, 2008

Só a Suécia se classificava na segunda rodada em 1958

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


Como nem Brasil nem Inglaterra fizeram gols, o vídeo mostra um dos heróis da segunda rodada, o imortal Lev Yashin

No estádio Ullevi, em Gotemburgo, 55 mil pessoas esperavam para ver Brasil e Inglaterra na segunda rodada do grupo IV da Copa do Mundo de 1958. Era um 11 de junho e a nossa seleção havia tido uma bela estréia contra a Áustria, um inconteste 3 a 0. Já os ingleses tinham empatado com a União Soviética em 2 a 2.

Os ingleses foram para a Suécia com uma tragédia na bagagem. Em fevereiro daquele ano, um acidente aéreo vitimou parte da base da seleção, ocasionando a morte de quase toda a equipe do Manchester United, bicampeão inglês das temporadas de 1955-56 e 1956-57 e com média de idade de 24 anos. Ainda assim, o English Team era uma equipe de respeito, primando pelo vigor físico e dona um forte sistema defensivo. O Brasil tentava confirmar a boa impressão da partida de abertura e Feola fazia sua primeira alteração no time. Saía o flamenguista Dida para a entrada do vascaíno Vavá.

Durante os 90 minutos, pelo menos em quatro ocasiões a seleção brasileira chegara com perigo ao gol de McDonald, com uma bola de Vavá na trave, dois arremates de Mazzola, sendo uma cabeçada por cima do goleiro e do travessão, e um tiro de fora da área de Dino Sani. O detalhe interessante é que o centroavante cruzmaltino jogou fora de posição, preenchendo a meia-esquerda e, mesmo assim, saindo-se melhor que Dida.

Sobre essa partida, Zagallo conta uma passagem curiosa. "O lateral que me marcava, falava comigo e apontava para o placar. E eu não entendendo nada. Depois que eu fiquei sabendo: o 0 a 0 classifica os dois. Então ele pedia para não correr muito." O inglês, como mostraria a partida desempate entre União Soviética e Inglaterra mais à frente, estava errado na sua ponderação. Ou tentava enganar o velho Lobo.

Ainda que tenha sido melhor durante todos os 90 minutos, o Brasil sofreu com alguns contra-ataques, o que deu um clima de apreensão à partida. Uma peleja com duas equipes guerreiras, mas leais. Ao fim, o 0 a 0 foi melhor para o escrete da Rainha, que passou a maior parte do tempo se defendendo. Porém, a produção ofensiva não agradou o treinador Vicente Feola, que começava a arquitetar o time que seria talvez a melhor seleção nacional da História.

Só a Suécia classificada
Pelo grupo do Brasil, a União Soviética superou a Áustria por 2 a 0, um gol em cada tempo. O lendário arqueiro Yashin defendeu uma penalidade quando o jogo estava um a zero e assegurou a vitória vermelha. O grupo I teve uma emocionante partida onde a Tchecoslováquia, que mostrou um ataque insinuante, marcou 2 a 0 na Alemanha ainda na primeira etapa. Mas os campeões do mundo reagiram e empataram, garantindo um 2 a 2 ao fim. Ainda pelo mesmo grupo, a Argentina venceu a Irlanda do Norte por 3 a 1.

No grupo II, a Suécia derrotou a Hungria por 2 a 1 e os nórdicos foram os únicos a conseguir duas vitórias seguidas, assegurando a classificação para as oitavas. Já os galeses eram surpreendidos pelo México em um empate por 1 a 1, com o zagueiro Romo anulando a principal arma do País de Gales, o centroavante John Charles.

A França não repetiu a espetacular goleada da estréia e sucumbiu diante da Iugoslávia, no grupo III, por 3 a 2. Em um jogo disputado, no qual a garra guarani prevaleceu sobre a melhor técnica do rival, o Paraguai derrotou a Escócia pelo mesmo placar da outra partida do grupo.

1 comentários:

Marcão disse...

A Alemanha, como sempre, chegava forte numa Copa. Começou meio tímida mas, como sempre também, foi ganhando força. Dizem que, se tivesse passado pela Suécia na semifinal, poderia repetir contra o Brasil a "zebra" da decisão de 1954, quando venceu a sensação Hungria. Essa vitória da Suécia, aliás, foi talvez o maior feito histórico de sua seleção. O (Paulo Roberto) Falcão conta que, quando jogava pela Roma, um de seus técnicos, ex-jogador sueco que estava na decisão de 58 (não me lembro o nome, mas deve ser o Liedholm), contou pra ele que a vitória sobre a Alemanha foi tão surpreendente e difícil que eles festejaram e se embebedaram todos os dias até a decisão. Mas concordo que isso cheira a desculpinha pelos 5 gols que levaram do Brasil diante da própria torcida...