Destaques

terça-feira, julho 08, 2008

Mesmo se quiser, Dunga não vai armar retranca

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Os 18 de Dunga foram chamados ontem. Ronaldinho Gaúcho, Robinho e o zagueiro Thiago Silva são os maiores de 23 com passaporte carimbado para a Olimpíada de Pequim.

Aos que acusam Dunga de retranqueiro, uma nota: são dois goleiros, três laterais, três zagueiros e três volantes. Os outros sete são meias ofensivos e atacantes.

Note-se que estou chamando de ofensivos jogadores como Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves do Fluminense e Diego do Werder Bremen. Na frente, é indiscutível que Alexandre Pato, do Milan, Jô, do Manchester City, Rafael Sobis, do Real Bétis, e Robinho, do Real Madrid, são atacantes natos.

Mas cabem mais questionamentos. Thiago Silva nunca atuou como titular de Dunga. Foi convocado nas Eliminatórias, mas ficou no banco de Juan e Lúcio, os titulares. O treinador xará de anão resolveu variar. É justo, mas o cara não foi bem na final da Libertadores. Uma partida não queima uma biografia, claro. Mas ainda preciso entender melhor.

À lista:

Goleiros
Diego Alves - Almería
Renan - Internacional

Laterais
Ilsinho - Shakhtar Donetsk
Rafinha - Schalke 04
Marcelo - Real Madrid

Zagueiros
Alex Silva - São Paulo
Breno - Bayern de Munique
Thiago Silva - Fluminense

Meio-campistas
Anderson - Manchester United
Hernanes - São Paulo
Lucas - Liverpool
Ronaldinho - Barcelona
Thiago Neves - Fluminense
Diego - Werder Bremen (opção de link)

Atacantes
Alexandre Pato - Milan
- Manchester City
Rafael Sobis - Real Bétis
Robinho - Real Madrid

Detalhe
Na página da CBF constam fotos dos atletas convocados. Alguns apresentam imagens com fundo recortado de modo tosco, como a do Robinho e do Lucas. Mas a mais curiosa é de Alexandre Pato (abaixo). Na época em que foi tirada, o jogador ainda tinha espinhas. Compare.

11 comentários:

Nicolau disse...

A lista de fato é interessante não só pelo grande número de jogadores de características ofensivas como pelas escolhas de volantes. Hernanes, Lucas e Anderson são todos habilidosos, bons de passe e chegam bem ao ataque. Bem diferentes dos escolhidos da seleção principal, Gilberto Silva, Josué e Mineiro. Alguém explica a esquizofreenia do Dunga? Um palpite conspiratório: ele acha que vai tomar nabo na Olimpíada e está querendo queimar o esquema ofensivo, ganhando carta branca pra retrancar daí pra frente.

PS.: Que papo é esse de comentar as espinhas do Pato, Anselmo?

Glauco disse...

Dunga, de acordo com sua própria experiência, acha que volante bom é volante experiente, por isso cham os Gilbertos Silvas da vida e o recém-dispensado Mineiro. Tomara que um ou dois desses moleques arrebentem e ponha esses os dois veteranos no banco (de preferência, até fora dele).

A questão das espinhas, de fato, é inusitada. Teria Pato tomado acido retinóico?

Anônimo disse...

A questão do Thiago Silva é que os zagueiros do exterior não foram liberados pelos clubes (bem... pelo menos li em algum lugar que ao menos o Juan foi tentado).
Pelo visto, sobrou o Thiago Silva.

****

Também achei Thiago Silva aquém do seu futebol nas duas partidas finais da Libertadores.
Parecia um pouco nervoso e errou bastante.
De qualquer forma, nas mesmas finais deu para se notar como tem recursos técnicos. Em várias oportunidades em que ele errou, ele mesmo conseguiu se recuperar e "consertar" o erro.
Mas esteva mal mesmo.
Acho que a Olimpiada pode acabar sendo bom para testar a cabeça dele.

Anselmo disse...

Victor,
vc tem toda a razão ao lembrar que ele é bom. Se ele tivesse idade olímpica, seria certeza de convocação. Mas pra ser um dos mais velhos, fica esquisito sendo que ele nunca escalou o cara como titular. Pode ser que funcione, pode ser falta de alternativa. Mas é estranho. Quer dizer que os testes amistosos não servem pra testar.

Sobre as espinhas, note-se que ele foi pra seleção sub-20 em 2007 com 17 anos, idade em que muito adolescente ainda convive com essas brotoejas... Só mostra o quanto a foto é antiga. Se eu escrevesse que, na foto, ele era um "jovem impúbere" ou "imberbe", o que diriam da minha pessoa?

reclamar da publicação de foto de marmanjo de cueca não reclamam. Acho que entendi as prioridades...

Nicolau disse...

Não reclamo da publicação de foto nenhuma. Só estou achando estranho o senhor por aí colecionando fotos do Alexandre Pato, muso das menininhas que curtem futebol, e analisando a cútis do rapaz. Mas enfim, cada um na sua.

Anselmo disse...

que você não reclama das fotos eu tinha reparado. se, ao publicar fotos da cbf, eu satisfiz seu desejo por fotos do seu "muso", tanto melhor...

tudo pra não discutir a convocação do dunga.

Sabrina Machado disse...

É incoerente ele convocar um cara que nunca atuou como titular na lista dos três...mas esse é o Dunga...

Sinceramente, gostei da lista...

os volantes são bem melhores do q os que jogaram na eliminatórias...

ahhh...os laterais tb...

Sabrina Machado disse...

É incoerente ele convocar um cara que nunca atuou como titular na lista dos três...mas esse é o Dunga...

Sinceramente, gostei da lista...

os volantes são bem melhores do q os que jogaram na eliminatórias...

ahhh...os laterais tb...

Nicolau disse...

Parece que a lista vai mudar. O Bracelona vetou a convocação de Ronaldinho. Além disos, parece que o Werder Bremen e o Schalke 04 querem barrar as convocações de Diego e Rafinha, respectivamente. Veja no Uol:
http://olimpiadas.uol.com.br/ultimas/2008/07/08/ult5584u2521.jhtm

Anônimo disse...

Anselmo,

O teste a que me refiro não é da Seleção.
É de carreira mesmo.

O cara precisa passar por momentos diferenciados pela carreira para se firmar como grande jogador. São momentos como finais de campeonatos, Jogos Olimpicos, Copas do Mundo, volta de contusões, etc, etc, momentos que cicatrizam, mas que no fim das contas é que vão dizer se o cara era o que se esperava ou se era mais um com potencial que ficou pelo meio do caminho.

****

Eu também acho esquisofrênco esse negócio de não se chamarem os três melhores acima da idade olímpica e pronto. Independente de posição.
Mas vejo quatro razões (não que eu concorde, apenas tento explicar o que levou a isso) para essa convocação:

1) Sei lá porque, mas sempre que se fala em levar jogadores acima de 23 anos, bate-se na tecla de ser um zagueiro, um meia e um atacante para reforçar todos os setores (bem esquizofrênico porque Thiago Silva deve ter um ou dois anos a mais da idade olímpica)

2) Ninguém da Europa vai liberar os jogadores. Bem plausível e aí para escolher um daqui, levou-se um zagueiro que reconhecidamente é um jogadoraço.

3) O Fluminense deve um favor à Seleção. A CBF está cobrando.

4) O presidente do Fluminense deve ter outras ambições políticas além de ser presidente do Fluminense...

Acho que a combinação dos 4 razões explicam a convocação.

Anônimo disse...

Eu, particularmente, não teria levado nenhum dos idosos que o Dunga escolheu. Levaria Alex (Frenenbaçe), Adriano (Inter) e Marcos (Palmeiras). Abraços. PS: esta matéria foi replicada no Boozai. www.boozai.com