Destaques

sexta-feira, julho 11, 2008

Minha estréia no estádio

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Brunna Rosa





A noite fria e de atuação apagada marcou a minha estréia nos estádios de futebol. Após uma enrolação formidável e alguns contratempos na aquisição do ingresso (havia um bar no meio caminho, no meio do caminho havia uma fila...) lá estava eu devidamente à paisana, pronta para entrar no glorioso Palestra Itália.

A noite prometia uma partida não tão difícil, sem maiores problemas para o Parmera, que recebia o catarinense Figueirense. Era estréia do novo uniforme e o retorno do Valdívia. Sim, eu veria o Mago atuando e estava confiante que ele faria um belo gol!

Na entrada, mais contratempo. Depois de revistar minha bolsa, a policial militar feminina avisou: "não pode entrar no estádio com livro". Por sorte, ela não pediu para ver o título nem para retirá-lo da bolsa. "Na próxima, você não traz". Passo por ela sem entender a medida, que me parece descabida. Hoje de manhã, o Frédi alertou que o temor da polícia é que o papel vire combustível na mão de algum torcedor que queira jogar uma "bola em chamas" dentro do estádio.

Adentro ao Palestra, onde toca Bezerra da Silva no sistema de som. Isso mesmo, o Bezerrão, mas a música eu não consegui identificar. Não sei se é regra, mas o sistema de som do estádio é horroroso.

Subo na primeira escadaria, arquibancada vermelha. Reparo que estou no meio da Torcida Uniformizada do Palmeiras (TUP) e me lembro da tentativa anterior de adquirir ingressos para assistir Palmeiras e Náutico, e a briga entre esta e outra organizada do mesmo time, a Mancha Alviverde, que terminou em gás de pimenta e bomba de efeito moral. Assim resolvo descer, ir para o outro lado do estádio (só depois reparei que dava para atravessar a arquibancada sem sair dela).

Quando subo, estou no meio da Mancha. A impressão é que esta torcida é muito, mas muito mesmo, mais animada que a outra. Animada até demais, então resolvo ficar entre os blocos, distante das duas, no meio, com uma terceira torcida organizada que tinha alguns bumbos, chamada Savóia.

O espaço estava um pouco mais vazio e tinha mais cara de "família". Logo o ambiente também mudou, mas eu fiquei.

Tudo novo e fascinante, de um lado ficava olhando a Mancha descendo e subindo a bandeirona e suas coreografias. De outro, a TUP fazia sua parte. Num misto de análise sociológica e idiotice pura, estava tão encantada com tudo, que o jogo havia começado e eu nem tinha visto!

O jogo corre, eu ainda aprendendo os cantos da torcida, procurava entender quem era dono de qual camisa em campo. Mais tarde, seguindo as orientações padrão, aproveitava qualquer deixa para xingar o juiz. Deflagrada a cota de "elogios" ao dono do apito, me considerei credenciada como torcedora.

Fim do primeiro tempo. Enquanto aguardava, o vendedor gritava "cerveja, cerveja". Por uma questão ética, não pago quatro reais em cerveja servida em copo de plástico. Por isso, me livrei de ser ludibriada pela falsa oferta. Hoje, pela manhã, me certifiquei com o Anselmo: era sem álcool.

O resultado: intervalo sem cerveja.

Com o retorno dos jogadores, chegou às proximidades um grupo de torcedores daqueles que gritam durante 45 minutos. Sugerem destinos aos jogadores ("volta pro Grêmio, Diego!"), fazendo ironias sem cessar ("tão achando que é pinbolim (sic)?"), além de incentivar o time ("é isso time, é isso time, cruza alto, porra!").

E claro, na hora do gol do Palmeiras (o que empatou a partida) pude experimentar a sensação de ver as 19 mil pessoas pulando e gritando, além da euforia que empurrou o time, que por sua vez esbarrou nas deficiências técnicas de alguns e na falta de alvo certeiro de outros. Sinceramente, não havia torcida do Figueirense.

Fazendo uma cera enorme, fazia coro com os pedidos de cartão para os jogadores do Figueirense. Que de nada adiantou, com o apito final, a torcida decepcionada se dividia entre os que não paravam com os "elogios" ao juiz, aos jogadores e as cobranças de uma vitória no clássico de domingo.

Para mim, enquanto aguardava o tumulto da saída do estádio, de certo a vitória seria mais agradável. Mas estava muito mais empolgada por ter finalmente assistido a um jogo e ter começado a entender definitivamente a tal da paixão pelo futebol, do que a sensação do resultado positivo.

Mesmo assim, fui comemorar. De lá, direto pro bar.

7 comentários:

Marcão disse...

Três coincidências: a primeira vez que a Liz, minha filha, foi a um estádio, foi no Palestra; o Palmeiras B também empatou (com o glorioso Clube Atlético Taquaritinga); e, sainda de lá, nós também fomos direto para o bar!

Anônimo disse...

Análise sociológica e idiotice pura costumam ser a mesma coisa, ainda mais quando a análise é feita por um jornalista.

Nicolau disse...

Ô, Guimarães, que mau humor! Ofensa gratuita não, po!

fredi disse...

O texto da Brunna é muito bom.

Pena que o nível de alguns leitores tenha caído tanto, que nem sabem apreciar algo diferente do rame-rame dos jornais.

Ô, Guimarães, vá ler o diário de S.Paulo, o Lance!, Estadão, Folha...

Lá não haverá análise sociológica nem nada que dê prazer em ler.

Glauco disse...

Ô, Fredi, não trate exceçãoc omo regra, os leitores do Futepoca são muito bons... Quanto ao comentário do amigo aí, acho que o campo de conhecimento humano mais adequado para tratar do seu problema deva ser a sexologia...

Anônimo disse...

Não li o comentário da Bruna. Me deu preguiça. Essas coisas acontecem. Mas confesso que, mesmo assim, gostei muito. Parabéns, Bruna!!

Anônimo disse...

De certo, garota, uma partida de futebol só poderá ser entendida por alguém que já esteve presente em um estádio de futebol. Ganhar, perder ou empatar faz parte do espetáculo que é esquecer dos problemas por 90 minutos em prol de um jogo que, por não ter uma ligação próxima com a lógica, torna-se ainda mais emocionante.

Parabéns pela atitude e pelo texto.