Destaques

terça-feira, agosto 05, 2008

Interiorano: Copa FPF, a festa da democracia para o interior

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Por Rodrigo Garcia

Atualmente na quarta rodada, a Copa Paulista de Futebol é uma competição destinadas aos clubes que não tenham atividades no segundo semestre ou mantenham equipes B em atividades. Ela conta com 32 participantes e leva o campeão a ser um dos paulistas na Copa do Brasil de 2009.

Neste ano, são 25 clubes do interior. Eles é que vão protagonizar grandes clássicos atualmente raros de se assistir, como o Come-Fogo, entre Comercial e Botafogo, ambos de Ribeirão Preto, no dia 30 deste mês. O jogo entre América contra Rio Preto, o derbi da cidade de São José do Rio Preto marcado para o próximo dia 16, não ocorre desde 2004.

A competição teve início em 2003 e logo os clubes do interior passaram a dar valor a ela. O Santo André foi o vencedor da primeira e, em 2004, faturou a Copa do Brasil.

Até 2007, o regulamento levava o vice para a Série C do Brasileiro. Por incrível que pareça, e mesmo com o sucesso do Santo André, para muito clubes pode ser mais interessante participar da Série C, porque as chances de um bom aproveitamento na Copa do Brasil são menores. A Ferroviária de Araraquara, por exemplo, campeã em 2006, caiu logo na primeira rodada diante do Juventude, que seria rebaixado no Brasileirão no mesmo ano de 2007.

Acho que é uma forma de democratização no futebol para os times Paulista. Assim como o Santo André e a Sociedade Esportiva Itapiresne, quem sabe algum time surpreende a todos no torneio continental?

Além disso, muito clubes aproveitam para fazer parceiras com equipes de mais tradição da elite do futebol nacional para testar jogadores. A maioria é composta por juniores que levam a sério a competição.

Minha torcida é que, no dia 30 de novembro, depois das cinco fases do torneio, a festa da democracia do futebol faça o interior feliz, com um representante na Copa do Brasil. E quem sabe na Libertadores.


Da página da Federação Paulista de Futebol (FPF):
Regulamento | Tabela


* Rodrigo Garcia é jornalista, botafoguense de Ribeirão Preto e adora o Chopp de lá. Escreve no Futepoca a coluna Interiorano, sobre o futebol praticado fora das capitais.

4 comentários:

Nicolau disse...

Acho importante manter o pessoal com campeonato para disputar. Podia levar Campeão e vice para a Série C, não é possível?

Glauco disse...

Acho que não, tem gente que prefere disputar a Copa do Brasil. Se dá a sorte de pegar um grande logo de cara, só de renda dá pra pagar a folha de salário por três mes, conforme o clube.

Achei curioso o fato de nenhum time B dos grandes paulistas participar do torneio esse ano. O que houve? Lembro que o Santos B foi campeão em 2004, mas não podia mandar o time pra Copa do Brasil porque participava da Libertadores. Em tese, tinha o direito, mas... Ah, os regulamentos.

Anselmo disse...

No fundo, um time B bem sucedido poderia ser esvaziado pelo time principal. Mas até aí, nada impediria o time B de se recompor com novos prata da casa, se o trabalho tiver sido bem feito.

achei uma boa desculpa pra ir até Ribeirão Preto.

Glauco disse...

O time B do Santos não foi esvaziado, até porque era "B" mesmo. Constavam da equipe (titulares e reservas): Itabuna,
Gustavo, Rogério, Halisson, Giba, Marquinhos, Caldeira, Rodrigo, Rodrigo Costa, Leandro Vieira,
Luisinho, Carlinhos, Diego, Leandro Alves, Rossini, Beto, Rivaldo e Geilson.