Destaques

quinta-feira, agosto 07, 2008

Espírito de Série B

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook



"Emerson Leão chegou à conclusão definitiva de que sair do Santos era o melhor caminho quando ouviu do presidente do Conselho Deliberativo santista, José da Costa Teixeira, que não havia mesmo dinheiro para nada.

'Mas, então, vamos jogar só para não cair?', Leão perguntou.

'Exatamente, para não cair', foi a resposta."

O diálogo acima foi reproduzido pela imprensa e já mostrava o que seria o resto da temporada para o Santos. O clube não estava disposto a investir em contratações, até porque não podia. Estava, sim, louco pra vender. Mas os compradores não surgiram, os contratos de gaveta fizeram com que diversos atletas saíssem sem qualquer compensação financeira para o Santos e a situação foi ficando desesperadora.

Veio Cuca. O time contratou. Incrivelmente, a diretoria passou a negociar redução de salários com dois jogadores que chegaram há menos de um mês. O atacante Cuevas aceitou, parece que Roberto Brum não. Havia quem acreditasse que o volante sairia por deficiência técnica, já que jogou (e mal) somente 20 minutos desde que chegou na Vila. Mas está claro que se ele topar ganhar menos, pode ficar. É como um reconhecimento tácito da diretoria: "olha, você é ruim, mas se a gente gastar menos com você, pode ficar aí. Não tem ninguém mesmo." Dá pra imaginar como é trabalhar em um lugar assim, não?

Ontem, no intervalo do jogo, Marcelo Oliveira colocou um jogador de marcação para corrigir o buraco no lado esquerdo da sua defesa. Cuca fez o mesmo. Olhou pro banco e só viu Hudson para a posição. Colocou o atleta na "máquina de moer garotos" que o time se tornou. E ele jogou mal. O time perdeu poder ofensivo e a retaguarda continuou frágil. O técnico mexeu mais na equipe, acabou com o esquema de três zagueiros, alterou o que pôde. Nada mais podia fazer. Perdeu-se. Já havia se perdido tempos atrás, quando aceitou as imposições do elenco, quando abriu mão de concentrar os jogadores por pedido de Fábio Costa, quando aceitou ser insultado e nada fez.

Petkovic falou após o jogo: "Nós aproveitamos os erros deles". Foi isso. Houve um time que mereceu perder. Qualquer que fosse o adversário, venceria só se aproveitando do sem-número de falhas do Alvinegro, principalmente no segundo tempo. Um arremedo de equipe em que nenhum jogador se aproxima do outro para receber, onde nenhuma das jogadas ensaiadas de Cuca, e que resultavam em gols no Botafogo, é executada. Um bando desorganizado onde o "capitão" Kléber, o pior passador do Brasileirão, não consegue acertar uma, UMA só cobrança de falta. E não é de hoje. Não é de ontem. É assim há tempos. Justo ele, cujo pai reclamou que seu nome era cogitado como "moeda de troca" com o São Paulo. Parece que no Morumbi há dirigentes um pouco mais espertos e ninguém quis ver o jogador com a camisa tricolor.

O elenco tem poucas opções desde o começo do ano e isso não vai mudar. Nenhum treinador de ponta vai querer treinar o Santos. Sobrem os refugos e as apostas. Mas só Luxemburgo deverá dizer por telefone ao presidente (sic) quem deve ser o escolhido para penar com o time durante o segundo turno. E o pobre torcedor, impulsionado pela paixão, vai à Vila ver o clube fazer história pelo avesso.

O Santos não precisa cair pra Série B. Já joga como se lá estivesse.

Mais da previsível desgraça santista:
Leão cai
Mas não era culpa do Leão?
Mas não era culpa do Leão? II
Os garotos não merecem ser sacrificados
O Santos nunca foi tão desanimador

9 comentários:

fredi disse...

Glauco, apenas duas considerações. A primeira, o velho vício da imprensa de só falar de um time. O Santos perdeu, não foi o Galo que ganhou etc...

Sei que foi mais desabafo que relato, também já fiz isso.

Segundo, o jogador que entrou não foi para marcar. Marcelo substituiu o Marques por outro atacante, o Rafael Aguiar, apenas mais jovem e que corria mais. Foi ele quem marcou o tereceiro gol. A correção do lado esquerdo foi botando o Serginho, volante, para cobrir o César Prates, ponto mais fraco do Galo.

Como conclusão, o Cuca armou bem o time no primeiro tempo, explorando a deficiência do Prates, lateral direito improvisado na esquerda.

O Santos foi para cima e poderia ter feito 3, 4 gols. Fez dois e perdeu outros. Quando tomou o primeiro do Galo o time ficou nervoso e se desestruturou. Coisa de quem está sem cabeça.

E o grande problema, além do psicológico, é que a defesa estava totalmente errada. Um ou dois atacantes do Galo passavam como queriam pelos zagueiros.

MAs acho que o Santos ainda se recupera. Se fosse vcs, contrataria o Gallo. É bom técnico, nem queria que fosse mandado embora do Atlético. MAs acho que o problema nem é o técnico.

abraço

Sabrina Machado disse...

Olá, Glauco,

realmente está difícil de acreditar que o Santos não cairá para a série B.

No primeiro tempo o time até teve boas oportunidades. Mas partiam para o ataque como um bando de desesperados...

Falta organização e alguém no comando já q jogadores não chegarão...

O Leão foi muito esperto em zarpar antes da desgraça...

E o Cuca não demonstrou firmeza alguma em assumir o comando (q comando?) da equipe...

P.S. Noso Blog, o Jornalismo Esportivo está fazendo uma cobertura especaial sobre os Jogos Olímpicos de Pequim!!!

Entrem e comentem!!!

http://esportejornalismo.blogspot.com

Glauco disse...

Fredi, depois de eras (onze dias?) você apareceu no Futepoca! Acho que ficou sem moral pra falar dos são-paulinos, principalmente porque nesse tempo houve duas goleadas (4 a 0 e 6 a 1) não comentadas sofridas pelo seu time...

Bom, minha análise, como sempre quando falo do Santos, é a partir do time em que foco, coisa que você acabou de fazer no comentário acima. Sua explicação não desmente o que falei, disse que o treinador mineiro quis consertar o buraco na esquerda e o Cuca tentou o mesmo.

Mas, a partir do que você mesmo disse outro dia sobre a partida contra o Coritiba, que o Galo tinha tomado "gols bobos", não sei o que foram os gols que o Santos tomou ontem comparados aos que você criticou. Pra mim, foi o Santos que perdeu, até porque poderia ter feito mais gols no primeiro tempo, segundo sua própria análise. Enfim, questão de ponto de vista.

A propósito de "imprensa", provavelmente por conta de um "arranjo olímpico", ontem o locutor (não sei se era mineiro) achava que todo santista que pegava na bola dentro da área era o Kléber Pereira. Errava nomes dos peixeiros de forma grotesca. E o comentarista (???) Raul Quadros chegou a confessar que torcia pelo treinador do Atlético. Má fase é isso aí, tem que aguentar de tudo...

Se eu torcesse pra outro time, talvez comentasse a arbitragem. Mas deixa pra lá que reconheço quando meu time merece perder.

Nicolau disse...

Opa! Denúncias! Quer dizer que Atleticano nem comenta quando perde?

Nicolau disse...

Depois da provocação, um comentário sobre o texto. Li a matéria da Placar de uns meses atrás dizendo que o Santos tem uma administração "européia". O texto, do André Rizek, é uma babação de ovo monstro que só conta com declarações do glorioso Marcelo Teixeira, que reine para sempre, amém. O cara considera positivas coisas como ser um time de "dono", que poe dinheiro do próprio bolso no clube (o que compara com o Milan de Berlusconi, que é dono de verdade), um técnico que manda e desmanda (o texto é da época de Luxemburgo, o mito) e não ter oposição. Durma-se com um barulho desses...
Vai o link para o site da administração de Marcelo, o Eterno, que soltou fogos para a "crítica" matéria do Rizek:
http://www.rumocertosfc.com.br/texto.php?cod=74

Marcão disse...

VOLTA, LEÃO!

Ps.: Falando nisso, alguém sabe por onde anda o Leão?

Glauco disse...

Marcão, o Leão está no Al Saad, do Qatar.

Anselmo disse...

eu realmente pensei, pensei, pensei no que escrever pra não soar papo de secador. Não encontrei nada.

Se eu disser que é grave, é óbvio. Se eu disser que ainda dá, tbem. Se recomendar um ou outro técnico, vão me xingar. Se falar pra benzar, putz!

Assim, concluo um não-comentário, apenas elogiando a antevisão do Glauco.

Maurício Ayer disse...

seu bando de puxa saco!
quando era o corinthians na lama todo mundo ficava todo assanhadinho, agora ficam com essa bichice pra cima do glauco.
vão todos se paparicar na série B! (no ano que vem, que aí o timão já saiu)