Destaques

quinta-feira, agosto 07, 2008

A pedra de 2008

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

De vez em quando, o São Paulo arranja uma pedra no sapato que não sai de lá em toda a temporada. Em 2002, o Corinthians deitou e rolou nos jogos contra o São Paulo, e não foram poucos. Em 2006, o time não ganhava do Internacional nem por decreto. Nesse ano, esse time parece ser o Fluminense (ou seria o Washington em particular?). Depois de eliminar o rival paulista na Libertadores, o Flu, instalado na zona de rebaixamento do Brasileiro desde a primeira rodada, venceu o São Paulo por 3 a 1 no Maracanã, mesmo com desfalques e e a polêmica em torno do caso Dodô.

Não que dê para comparar o time de 2006 com o atual. O de dois anos atrás era muito melhor, o que dá contornos mais nítidos a essa dificuldade com um só adversário. Nessa temporada, o time tem estado irregular demais para falar que o problema é só o Fluminense. Mas não dá para negar que fica uma marca. No returno, não importa a posição dos clubes na tabela, todo mundo vai lembrar que o Fluminense só se deu bem em cima do São Paulo. Todas as matérias vão falar de revanche, do quanto vai ser importante ganhar.



E o jogo de ontem não começou com essa cara. Os dois times jogavam de igual para igual, mas a partida estava com cara do oxo. Duas chances não muito claras de gol para cada um dos lados e só. Já no segundo tempo o São Paulo voltou com força, criou mais e logo aos 3 minutos abriu o placar, com Hugo. Foi o que precisou para o Fluminense reagir. Washington empatou de pênalti (e deve ter saído pensando "por que diabos não bati assim contra a LDU?"), virou depois de receber a bola sozinho na área e fuzilar Rogério e ainda teve tempo para sacramentar no final, com um gol meio atabalhoado, com zaga, goleiro e atacante juntos quase dentro do gol. De quabra, ainda fica a idéia de que o São Paulo ressucitou o Fluminense. Que tristeza!

Muricy Ramalho saiu irritadíssiomo com o time, com toda a razão. Depois de levar o empate o São Paulo apagou em campo. Ninguém mais corria, o número de passes errados aumentou demais. O Éder Luis, coitado, até tentava, mas além de não ter companhia, não tem bala para resolver sozinho.

Nesse campeonato de irregularidade, não dá para achar que tudo está ruim para o Tricolor. Mesmo com a derrota, o time só sai da zona de classificação para a Libertadores se o Vitória conseguir um ponto contra o Cruzeiro. E mesmo que isso aconteça, a queda vai ser de apenas uma posição (valeu Flamengo!). Mas esse ano, classificar para a Libertadores parece ser o único objetivo realmente plausível.

Para o outro Tricolor também nada está perdido. Mais uma vitória e o Fluminense deve sair da zona do rebaixamento. Se bobear, daqui a pouco o time vai aparecer na parte de cima da tabela.

4 comentários:

Anônimo disse...

Vem de um pouco antes essa pedra no sapato.

Dá uma olhadinha em alguns poucos jogos que o São Paulo perdeu no Brasileiro de 2007 no Morumbi...

Glauco disse...

Achei bastante curioso um texto do Birner ontem que começava assim:

"Nada do que acontecerá hoje no Maracanã compensará o São Paulo pela eliminação da Libertadores com gol de Washington no último minuto, nem tampouco diminuirá o feito do Fluminense naquela noite."

Ou seja, o "nada do que acontecerá" só contemplava a vitória do São Paulo. Ah, os esteriótipos...

Anselmo disse...

é o começo da reação de um tricolor.
e o começo da queda do outro, logo depois de atingir seu auge.

pronto, sequei.

sobre o Flamengo, Caio Jr. precisa se benzer.

Marcão disse...

Eu disse várias vezes, em comentários, que o objetivo máximo seria uma vaga na Libertadores. E disse, também, que não acreditava que o time obtivesse êxito nisso. Taí...