Destaques

segunda-feira, agosto 25, 2008

Série C não terá pontos corridos

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A CBF divulgou hoje o calendário do futebol brasileiro para 2009.

(Antes de mais nada, um parêntese: estamos em agosto e o calendário do ano que vem já está divulgado. Quem imaginaria, hein? Tá certo que o futebol brasileiro ainda precisa se organizar muito, mas quem negar que houve muitos, muitos avanços é cego.)

Para as Séries A e B, nada muda. A elite começa em 3 de maio e se encerra em 6 de dezembro. A segundona tem início em 1º de maio e acaba em 29 de novembro. Ambos seguirão no sistema de pontos corridos, que vigora na Série A desde 2003 e na B desde 2006. A Copa do Brasil vai de 18 de fevereiro a 1º de julho.

Mudança significativa acontece daí pra baixo. Em abril, a CBF confirmou que criaria a quarta divisão nacional, a Série D. Mais do que delimitar mais um nível para o futebol brasileiro, a medida era interessante porque acarretaria numa "moralização" da Série C que, apesar de também ter passado por importantes ajustes, ainda é um samba do crioulo doido com seus grupos regionalizados e times que podem disputar de dois a 32 jogos. Segundo o falado no primeiro semestre, a Série C também passaria a ser disputada em pontos corridos. Já a D herdaria da terceirona atual o sistema regionalizado e também a composição dos times derivada dos campeonatos estaduais.

Pois bem: no anúncio que fez no dia de hoje, a CBF manteve o Brasileirão repartido em quatro divisões. Mas ao invés de confirmar a Série C em pontos corridos, comunicou que o campeonato terá "formato de disputa diferente das Séries A e B, a ser anunciado oportunamente".

Muito, muito curioso isso. O que a CBF define como "oportunamente"? Que momento é mais oportuno que o atual, em que a idéia é antecipar o calendário e dar oportunidade a todos os times de desenvolverem seus planejamentos? E o mais importante: qual será a fórmula de disputa da Série C do ano que vem? Não sou daqueles que acha que pontos corridos é sinônimo de organização e todo e qualquer regulamento diferente desse é a personificação da balbúrdia. Mas, por outro lado, os grupinhos regionais e eliminações prévias só desvalorizam o certame. Então, o que esperar?

A imagem que ilustra o post é o distintivo do Águia de Marabá, time de Marabá-PA que está prestes a se classificar à terceira fase da Série C. Se realmente avançar, o time confirma presença na Terceirona de 2009. O escudo foi retirado do distintivos.com.br, site do saudoso Luiz Fernando Bindi.

4 comentários:

Marcão disse...

O futebol avançou muito, mesmo, e principalmente por causa da definição e manutenção do Brasileirão por pontos corridos. Quando à série C, o maior problema é saber quem (e quantos) tem cacife para disputá-la. Os times são pra lá de pobres e não conseguem bancar os custos. Vai daí que o "oportunamente" será depois que a CBF se reunir com cada cartola e saber como fará para estruturar grupos com times que não tenham que se deslocar muito ou se decidirá ajudar com socorro financeiro. Porque campeonato mais deficitário que esse, acho que nem a primeira divisão do Suriname...

Thalita disse...

regionalizar pode ser a única maneira desses times disputarem a série C. Viagens são muito caras.
Mas claro que dois ou 32 jogos por time é uma regra que não dá para aceitar.

Glauco disse...

A Série C já é regionalizada e a D também será, até porque irá ter boa parte dos times que estão na atual C.

Quanto aos avanços no futebol, é bom lembrar a influência direta do Estatuto do Torcedor, iniciativa do governo federal, que obrigou à manutenção da mesma fórmula de campeonato por dois anos seguidos e também prevê que alterações devam ser feitas com antecedência.

Anselmo disse...

o campeonato feminino de 2007 foi igual à série C.

uma tecnologia de barateamento de competição que tem sua emoção pra quem avança, e meses trágicos de ócio pra quem fica no caminho.