Destaques

quarta-feira, janeiro 21, 2009

Seleção Uefa fica sem brasileiros pela primeira vez desde 2001

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Pela primeira vez desde 2001, a seleção de futebol dos internautas da Uefa não tem brasileiros escalados. Desde aquele ano, a federação européia de futebol promove uma votação online para escolher os melhores entre os que jogam em solo europeu. Tirando a primeira edição, sempre houve representantes da terra onde canta o sabiá. Até 2008.

Foto: Reprodução Uefa

A seleção entre os que jogam na Europa, na escolha dos internautas

Os 3,3 milhões de fãs do esporte bretão que votaram nas cinco semanas de disputa puseram o Barcelona como time mais representado, com três jogadores. Depois vem Real Madrid e Bayern de Munique, com dois cada. O Manchester United, além do melhor do mundo Cristiano Ronaldo, tem o técnico do escrete, Sir Alex Ferguson.

Em termos de país de origem, a Espanha lidera, com meia dúzia de atletas, resultado, talvez, do título da Euro 2008. Alemanha, Portugal, França, Inglaterra e Argentina tem um representante cada. Os hermanos, com Lionel Messi, são os únicos não-europeus na escolha do internauta.

Outra perda foi do futebol italiano. Nenhum atleta que atua pela Azurra foi escalado, diferente de 2006, ano do título, quando eram três os campeões mundiais, e em 2007, só com um.

No caso dos brasileiros, ano passado, o lateral Daniel Alves e o meia Kaká furaram o bloqueio da União Européia. Kaká também estava em 2006, junto Ronaldinho Gaúcho, representando o Brasil. Mas ainda havia Samuel Eto'o entre os imigrantes, assim como em 2005. Nos anos de 2004 e 2005, Cafu figurava ao lado do citado gaúcho. Roberto Carlos estava lá empunhando a bandeira verde e amarelo em 2002 e 2003. No primeiro, tinha a espaçosa companhia de Ronaldo, pré-obesidade.

O futebol brasileiro está perdendo ibope na Europa?

A íntegra das seleções está na página da Uefa.

3 comentários:

Olavo Soares disse...

Bem significativa essa ausência dos brasileiros. Assim como a presença de seis - pô, isso é mais de meio time! - espanhóis. Será que vai dar pra levar a sério a Fúria em 2010 ou eles continuarão carregando a sina de pipoqueiros?

Glauco disse...

Continuarão carregando a sina de pipoqueiros.

Marcão disse...

Injustiça o Grafite não estar nesse time!