Destaques

segunda-feira, janeiro 19, 2009

Kaká se casou na igreja cujo teto desabou

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Os paulistanos acompanharam neste domingo, 18, mais uma tragédia da qual, invariavelmente, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) e o governador e ex-prefeito José Serra (PSDB) serão completamente poupados pela mídia e isentos da mais remota responsabilidade, como ocorreu, há exatos dois anos, no Buraco do Metrô. Ontem, no bairro Cambuci, o teto do enorme templo da Igreja Renascer desabou (foto acima, da Agência Estado), matando 9 mulheres e ferindo outras 90 pessoas (há um rapaz correndo risco de morte). Do jeito que a imprensa é, não duvido se, além de ignorar pefelistas e tucanos, ainda acharem um jeito de noticiar que a falta de vistoria e de fiscalização foi culpa da gestão Marta Suplicy (PT) - e ressuscitarem o mitológico "mensalão", insinuando que os pastores da Renascer teriam colaborado com o suposto Caixa 2 da campanha eleitoral petista. Não duvido mesmo.

Aliás, os prósperos pastores dessa igreja andaram tendo problemas com a polícia recentemente, mas parece que a imprensinha não está muito disposta, na cobertura da tragédia, a recuperar de maneira um pouco mais incisiva esses episódios nebulosos. Outro fato curioso, dessa vez relacionando o post com futebol, é que o garoto-propaganda da Renascer, o milanista Kaká, se casou com sua esposa Caroline justamente nesse templo que desabou, em dezembro de 2005. Além do casal, correram risco de morte personalidades como o atacante Ronaldo Gordo, o meia-atacante Júlio Baptista, o goleiro Dida, o lateral Cafu e o então técnico da seleção, Carlos Alberto Parreira. Para quem não se lembra, Kaká doou seu troféu de melhor jogador da Fifa de 2007 para a Renascer, que ficou em exposição justamente no templo do Cambuci. Na ocasião, o jogador disse que os pastores presos eram "boas pessoas". Que explique isso, agora, para as famílias das vítimas do teto desabado.

9 comentários:

Fernando Bueno disse...

Não sei porque a falta de manutenção de um prédio privado agora tem que ser respingado no prefeito e no governador. Há a necessidade de serem feitas vistorias? Sim, claro, mas todos sabem que esse tipo de vistoria é uma piada. Isso seja em qualquer administração. A culpa do que ocorreu é somente da própria Renascer, que capta dinheiro dos fiéis e não investem na igreja. O dinheiro é mandado todo para a Sonia....
O maior problema é que uma igreja picareta dessas tem o maior garoto propaganda da atualidade para atrair fieis...

Anônimo disse...

Impressionante não é haver tantos "fiéis" dessa e outras picaret ... digo, igrejas semelhantes. Incrível é um sujeito como o Kaká, que vem de família de classe média alta e aparentemente tem um nível cultural acima da média, ser garoto-propaganda - como citado no comentário anterior - dessa turma inescrupulosa.

Olavo Soares disse...

Mas então o Kassab e o Serra têm culpa? Peraí, pô. Não é porque a mídia caga pondo a culpa de tudo no Lula que a mesma tática tem que ser feita pra cima dos outros.

Glauco disse...

Pelo jeito, deve-se apurar a atuação do Contru, órgão da prefeitura, que pode até ser responsabilizada por uma eventual irregularidade. Mas não dá pra culpar a administração municipal logo de cara, sem uma apuração mínima, muito menos o governo do estado. E o acidente é bem diferente do que aconteceu com a obra do metrô, obra licitada diretamente pelo governo estadual. Aliás, a bem da verdade, até mesmo a eventual culpa da Igreja, por mais que tenha antipatia pela dita cuja, tem que ser de fato apurada para que se não cometam injustiças.

Marcão disse...

Isso, a responsabilidade é do Contru e, por extensão, da prefeitura, sim. Quem fornece alvará de funcionamento? E, para fornecê-lo, é preciso ter vistoria que, pelo o que sei, deve ser anual. Cadê a fiscalização de um espaço que chega a receber 2 mil fiéis de uma vez?

Outra coisa: o governo do Estado realmente não tem nada a ver, só citei o Serra como ex-prefeito imediatamente anterior a Kassab, que, de alguma forma, pode ter colaborado para o início da omissão. E, afinal de contas, se ele não tem nada a ver, por que raio de motivo participou da coletiva de imprensa na noite de domingo? Tudo bem, vá lá: o Frajola não sabe se explicar e sempre leva o Piu-Piu...

Por fim, mesmo que, por razões metafísicas, a prefeitura não tenha nada com isso (o que me parece absurdo), a cobertura e tratamento da mídia é totalmente diferente do que seria se a prefeita fosse a Marta Suplicy. Seria uma massacre, não tenho a mais ínfima dúvida disso.

De resto, vamos ver quanto o Kaká vai doar, de seu novo contrato bilionário, para reconstruir o amado templo no Cambuci. E quanto, no final das contas, as famílias das vítimas vão ter como indenização - se é que haverá algum tipo de indenização...

Fernando Bueno disse...

Duvido que haverá indenizações. O pastor vai passar uma conversa nos fiéis e acabar convencendo-os que a culpa disso é do diabo e eles também são vítimas.
Se fosse a Marta iria ter chiadeira sim, mas vinda do outro lado. Apesar que os paulistanos deveriam rezar todo dia, na própria Renascer mesmo, de não ter a Marta como prefeita.

Marcão disse...

Eles não precisaram rezar, eles votaram. E foram para o inferno, merecidamente.

Olavo Soares disse...

Essa coisa do "por extensão" é complicado. Até aí poderíamos falar que tudo que acontece no Brasil, "por extensão", é culpa do Lula, já que ele é a maior autoridade do Brasil.

Acho um puta pé no saco quando vemos comentaristas - desde jornalistas famosos até tiazinhas de fila de banco - colocando a culpa "no Lula" por tudo que acontece de ruim no Brasil. Por isso que não acho uma boa transferir o mesmo raciocínio.

Anselmo disse...

fiscalização é um problema. Agora precisa ter mesmo todos os estudos para apurar se o prédio já dava sinais de estar a perigo. Complicado que essas movimentações só aconteçam depois de tragédias. uma maluquice que só haja vítimas fatais mulheres.