Destaques

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Corinthians vence Mogi Mirim e segue na vice-liderança

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Corinthians venceu o Mogi Mirim por 2 a 0, em mais um joguinho maleta de assistir. Dessa vez menos pelo time da capital e mais pela postura absolutamente defensiva do visitante. O jogo foi na prática um treino de ataque contra defesa.

Mano Menezes entrou com André Santos (que jogou melhor) de meia aberto na esquerda, fazendo dupla com o estreante Escudero – que me deu a impressão de ser meio cavalo, mas tocou bem a bola e não comprometeu. Creio que a idéia do treinador era que Morais ficasse mais pelo meio e Jorge Henrique pela direita, com o auxílio de Elias e Diogo. Mas como o Mogi desencanou de atacar, o esquema ficou tão aberto que se tornou comum ver Chicão chegando para armar o jogo.

Mesmo assim, o Timão colaborou com a falta de emoções pela falta de competência em furar o bloqueio do adversário. O primeiro gol saiu aos 40 minutos do segundo tempo: após um cruzamento na área, a bola sobrou para Morais, que deu um passe rápido para Lulinha que evitou a saída e conseguiu cruzar rasteiro. Elias desviou de calcanhar e o garoto Boquita fez seu primeiro gol no time principal. O segundo saiu de pênalti, quatro minutos depois. Lulinha foi derrubado e Chicão, sempre ele, botou pra dentro.

No segundo tempo, Mano Menezes realizou o sonho de boa parte da torcida e sacou Souza do time. Entrou Otacílio Neto, deixando o ataque mais rápido e móvel, mas sem referência na área. Não fez grande diferença, pra falar a verdade: o time continuou pressionando e não conseguindo criar oportunidades agudas de gol.

Banco nele?


Tenho defendido que a torcida tenha paciência com Souza, mas talvez o técnico esteja esgotando a dele. O problema é que não tem mais ninguém no elenco corintiano que cumpra o papel de pivô – o que Souza tem feito até que bem, convenhamos –, que Mano Menezes considera importante no seu esquema de jogo. Lembremos que Souza é um mezzo reserva: foi contratado para dar uma opção de bom nível (sic) para quando Ronaldo não puder jogar.

É possível imaginar um time com Otacílio Neto e Jorge Henrique no ataque, Morais e Douglas como meias, mas o conjunto tem características bem diferentes, mais rápido e móvel. Se Ronaldo entra nessa, como se adapta? Quem sai? Um amigo do trabalho vislumbra jogar com três atacantes, colocando os dois mais rápidos como pontas e Souza no meio. Mas fatalmente seria sacrificado um dos meias, provavelmente Morais. Não sei qual a melhor opção. É hora de Mano Menezes mostrar a que veio.

Cartão amarelo

Para não perder a mania, relato trocadilho cometido pela equipe de transmissão do PFC. O jogador Vela realizou a façanha de ficar apenas dez minutos em campo: entrou durante o segundo tempo, fez duas faltas violentas e foi expulso. A palhaçada levou o comentarista (acho que é Maurício Noriega o nome da fera) a soltar: "Esse Vela tem pavio curto". Sem se abalar, o narrador (cujo nome eu não sei mesmo) completou: "Queimou rapidinho!"

Começa o campeonato

Depois de Palmeiras e Santos, é a vez de São Paulo e Corinthians esquentarem o Paulistão com o que todo mundo está esperando: os clássicos. As diretorias trataram de apimentar o clima com a desavença pública a respeito do número de ingressos disponibilizados para a Fiel. Os sãopaulinos decidiram reservar só 10% dos ingressos para os corintianos, que declararam que a atitude é de time pequeno. O São Paulo está na sua de fazer o que bem entende com seu mando e jogo , segundo o Paulo Vinícius Coelho, tem motivos claros para isso: vendeu boa parte do Morumbi em parecerias com empresas, pelas quais já teria recebido R$ 12 milhões. Mas mesmo assim deixou a polêmica crescer, em vez de acalmar os ânimos. Enfim, faz parte.

O fato mesmo é que será o primeiro teste de verdade para o time do Corinthians em 2009. No Brasileirão e na Copa do Brasil enfretaremos times bem mais fortes do que Oeste e Mogi Mirim. Até agora,o Timão ganhou sem encantar em jogos contra times fracos. Vamos ver se tem bala para desafios maiores.

9 comentários:

Marcão disse...

Um jogo meia-boquita...

Anselmo disse...

depois reclama de cartão amarelo preventivo...

sobre o jogo, furar uma retranca vai ficando mais difícil quanto mais passa o tempo, porque vem nervosismo. O gol do corinthians é emblemático disso, os caras já tavam chutando para o lado onde apontava o nariz. Até entrar.

sobre o clássico, acirrar rivalidade não é ruim. Se isso se transmitir pras torcidas organizadas, é terrível. Mas vai ser engraçado no brasileiro o jogo no pacaembu com 90% de corintianos. Ah, e o alvinegro vai vencer o são paulo com um gol do Chicão.

Nicolau disse...

Vai zicar pra lá, Anselmo!

Maurício Ayer disse...

sai secador!

Glauco disse...

Vi o jogo a partir da metade do segundo tempo e dormi aos 30 e poucos, não vi nenhum gol que compensasse o horror da partida. Talvez por isso tenha acordado de madrugada com insônia, os lances medonhos ficaram no inconsciente.

Fabricio disse...

Cada dia que passa acredito mais que o Ronaldo não foi contratado para jogar. Só pra marketing e pra atrair um patrocinador. Acho que o Souza vai figurar no time muito além do que a torcida está querendo.

Qto ao lance dos ingressos, isso começou quando a polícia limitou a carga para os São Paulinos em 2006 no jogo do Palestra. A partir de então, é 10% e só de um pro outro.
Mas contra o corinthians que não teve nada a ver com isso e sempre aceitou mandar jogos no Morumbi acho uma tremenda besteira.

Minha opinião:
50%x50% = estádio lotado
10%x90% = espaço destinado aos corinthianos lotado, aos tricolores, pela metade.

Anselmo disse...

Se Ronaldo foi trazido pra garantir patrocinadores, alguém explique porque o corinthians vai entrar com a logo a aacd no próximo jogo (por sugestao do ainda gordo, aliás).

Acho que o corinthians se arrependeu de arrendar 40% do troco de patrocínio de camisas pro fenômeno e rolou uma conta de esperto que concluiu que era mais econômico ficar sem patrocínio...

Fernando Bueno disse...

Peraí!!!! Sobre o negócio dos ingressos está TODO MUNDO esquecendo que nos clássicos o mando de campo é da Federação....

Fernando Bueno disse...

O Ronaldo jogou um jgo treino hoje, e marcou dois gols...