Destaques

quinta-feira, maio 14, 2009

Corinthians: 1 a 0 é bom, mas podia ter sido melhor

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Corinthians foi melhor que o Fluminense durante os 90 minutos de jogo na noite desta quarta, no Pacaembu. Merecia melhor sorte do que o 1 a 0, que se é bom, poderia ser melhor.



No primeiro tempo, o Flu não viu a cor da bola. O Corinthians marcou em cima e trabalhava a bola com paciência e objetividade, o que às vezes falta. Já aos 10 minutos, Christian fez belo lançamento para Dentinho que saiu na cara de Fernando Henrique e chutou cruzado para fazer o único gol da partida. O atacante ainda meteu uma bola na trave pouco depois. Ronaldo ainda teve duas chances de ampliar, mas parou na boa atuação de Fernando Henrique.

No segundo tempo, o Tricolor voltou melhor e o Corinthians mais desanimado. O jogo ficou equilibrado e o Flu chegou a pressionar, tendo boas chances com Fred e Thiago Neves – este saiu na cara de Felipe mas chutou em cima do goleiro.

Mano Menezes trocou Dentinho por Morais e Douglas por Boquita, e a equipe melhorou. Já Parreira tirou Thiago Neves e colocou o excelente Conca, que está voltando de contusão, e sacou o atacante Michael para colocar Alan, mantendo o esquema.

O jogo ficou mais equilibrado, mas o Corinthians voltou a ter as melhores chances. Após bom passe de Ronaldo, André Santos chutou para mais uma defesa de FH. Morais e o centroavante fizeram boa tabela pela direita, mas a zaga cortou antes do chute do meia. Boquita chutou bem de fora da área e FH tirou com o pé.

E ficou por isso mesmo. O Corinthians agora pode empatar por qualquer resultado no Maracanã. Se fizer um gol lá, obriga o Flu a fazer três. Não levar gol em casa é uma boa vantagem, mas a classificação continua em aberto. Pelo que foi o jogo, podia ter sido mais. Faltou, talvez, vontade de atacar mais, especialmente no segundo tempo.

Destaque para o primeiro tempo de Dentinho, para a noção de posicionamento de Ronaldo, para a boa entrada de Morais e para a impressionante entrega de Alessandro, que correu o tempo todo e se tornou uma das principais opções para a saída de bola corintiana.

Do lado do Flu, o nome do jogo foi Fernando Henrique, comvárias defesas difíceis. Além disso, vi Fred mostrar inteligência e habilidade, jogando mais fora da área. Thiago Neves esteve apagado, mas Conca detonou. Queria ver jogando no meu time. Pena para o Flu que Thiago Neves deve sair em breve. Com Conca em forma e Leandro Amaral voltando de sua contusão, ia ficar um belo ataque.

Outros jogos

Se ainda está tudo em aberto entre Corinthians e Fluminense, no outro jogo da chave a fatura está quase liquidada. O Vasco goleou o Vitória em São Januário por 4 a 0, diminuindo muito as chances do time baiano. Mas é sempre bom lembrar que o Vitória enfiou 3 a 0 no Atlético MG na Bahia e depois recebeu de volta o chocolate em Minas. A história pode se repetir.

Na outra chave, a Ponte Preta e Coritiba empataram ontem em 2 a 2 em Campinas. Mau resultado para a Macaca, que levou dois gols em casa. E a partida mais esperada, entre Flamengo e Inter, terminou em 0 a 0. O Flamengo meteu duas bolas na trave e ainda obrigou Lauro a pelo menos uma defesa milagrosa, mas não resolveu. Não tomou gols em casa, mas vai ter que decidir no Beira Rio.

Reforços – O Corinthians anunciou hoje a contratação do volante Moradei, do Bragantino, que esteve no Parque São Jorge no esquecível 2007. É um bom marcador e só, vem para ser reserva de Christian caso se concretize a ida de Fabinho para o Fluminense. O outro nome comentado pelo pessoal da SporTV é mais interessante: o meia-atacante Edno, da Portuguesa. Bom de bola, seria uma excelente opção.

Ah, sim: uma matéria no Lance afirma que Andres Sanches foi à Inglaterra conversar como meia Deco, que está no Chelsea semmuito espaço depois da saída de Felipão. Ouviu que é quase impossível o jogador se livrar de seu contrato de três anos. A matéria diz também que o comentarista e ex-craque Neto disse na Band que Sanches andou conversando também com Assis, irmão e procurador de Ronaldinho Gaúcho. Enfim, acredite quem quiser.

10 comentários:

fredi disse...

Nicolaus, bom resumo da rodada, mas o goleiro do Inter é Lauro, não Magrão.

Aliás, os dois goleiros ontem, Lauro e Bruno, fizeram defesas espetaculares. Estamos bem servidos nessa posição por pelo menos mais uma década.

Maurício Ayer disse...

Haja coração no jogo da volta...

brunna disse...

Se o corinthians perder a mesma quantidade de gols no Maracanã, a vaga é do fluminense.

Fabricio disse...

Levando em consideração os elencos de 2008 e de agora, tanto do Flu como de corinthians e São Paulo, a tarefa do Fluminense me parece bem mais fácil do que era bater o São Paulo pela Libertadores depois de perder de 1x0 aqui.

Sobre o Edno, pelo que ouvi o manuel da Lupa nem quis ouvir a proposta (que era muito boa para a Lusa na minha opinião: Lulinha, Boquita, Jorge Henrique e mais um se não me engano).

Marcel Jabbour disse...

O Corinthians perdeu uma boa chance de meter uns 3x0 no Flu. No Maracanã, o placar é totalmente reversível.

Os outros jogos também seguem sem definição, tirando o do Vasco.

Sobre a volta do Ronaldinho Gaúcho ao Brasil, independentemente do clube, eu só acredito depois que ele entrar em campo.

Senão, acredito tanto quanto a vinda do Gullit pro Corinthiabs, do Figo pro São Paulo, do Casiraghi pro Guarani...

Abraços

diletra.blogspot.com

Maurício Ayer disse...

Fabricio, mais ou menos difícil é pura especulação. Pode ter certeza que o Corinthians não vai facilitar pro Fluminense.

Nicolau disse...

Corrigido, Fred, falha nossa. Fabrício, se a proposta era essa, não sei se era boa é pro Corinthians. Sobre o jogo de volta, está em aberto.

Felipe Carrilho disse...

1 x 0 foi pouco pelo que o Corinthians fez em campo. O lado bom é que não entraremos de salto alto no Maracanã.

Fernando Bueno disse...

Foi pouco, mas temos que lembras que se o Corinthians marcar um gol no Rio complica demais para o Fluminense. E sabemos que o Corinthians marcou em todos os jogos do ano, menos com o time reserva contra o Inter. Eu estou confiante.

Leandro disse...

Antes de tudo, algum dos amigos pode explicar porque os jogos seguem começando as 10 da madrugada se já acabou o tal do "Biguibródi"?
Sobre o jogo, O Corinthians consagrou o bom goleiro carioca perdendo gols a rodo, e no segundo tempo foi irritante, perdendo mais gols ainda e, pior, errando muitos e muitos passes bobos.
Mano mais uma vez assistiu tudo passivamente quando a coisa começou a desencaixar, e desta vez inventou uma substituição inútil aos 40 minutos da segunda etapa, naquelas circunstâncias de jogo.
Mesmo colocando o inconstante André Santos na cara do gol, Ronaldo jogou pouco para o que se espera dele, desta vez com o argumento de uma gripe forte. Essa gripe parece ter tomado quase todo o time, tirando Alessandro e Chicão, e também parece ter tomado todos os jogadores mais badalados na noite de ontem. Vide Nilmar, Kléber, Kléberson, D'Alessadro, Tiago Neves e Fredi, além do Fenômeno.
Só sei que o Timão precisa mudar totalmente a postura adotada nos últimos 30 minutos de jogo para a partida no RJ. E não se pode perder tantas chances de gol como as de ontem num mata-mata com um time como o Fluminense.
Na boa, não ponho a mão no fogo por esta classificação.