Destaques

quinta-feira, novembro 30, 2006

Entrosado, Barueri sobe à Segundona

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


Debaixo da intempérie que se abateu sobre a capital, o Grêmio Recreativo Barueri assegurou a vaga de acesso à Série B do Brasileiro. O Ferroviário não chegou a ameaçar de fato a conquista. A vitória de 3 a 0 do GRB no Parque Antarctica foi um retrato justo da partida. Luciano Gigante liderou a armação do time pela esquerda e Edylton, pela direita, ajudou a abrir a defesa cearense. Nessa toada, num contra-ataque rápido, o time chegou ao gol com um longo passe de Bilinha, que, ainda no campo de defesa, lançou Pedrão. O atacante dominou meio sem jeito mas, mesmo assim, tocou na saída do bom goleiro Jéfferson e fez 1 a 0 aos 10 minutos de jogo.

O Ferroviário cresceu, equilibrou o jogo, mas esbarrou no reflexo e na sorte do goleiro Gilvan, do GRB. Numa cabeçada a queima-roupa do atacante Sérgio Alves aos 39 do primeiro tempo, por exemplo, ele defendeu com o pé.

Na segunda etapa, aos 12, depois de uma troca de passes que mostrou o entrosamento do time, Julio passou de calcanhar para Flávio, que cruzou para Pedrão só empurrar: 2 a 0. A torcida do Barueri já gritava no Parque Antarctica: “Não é mole não, Barueri (na) Segunda Divisão”.
Abatido, o Ferroviário não ofereceu nenhuma resistência e ainda entregou o
terceiro gol: a zaga se atrapalhou com a bola, que sobrou para Thiago Humberto bater forte no canto direito de Jéfferson.

Com 23 pontos, o GRB terminou a Série C em quarto lugar. O campeão foi o Criciúma, com 31, seguido por Vitória-BA (25) e Ipatinga (24).

Ascensão meteórica
O GRB tem seguido um caminho semelhante ao do São Caetano. Fundado em 1989, o Barueri só começou a jogar profissionalmente em 2001. Mas, no ano seguinte, o clube disputou a Série B3 do Campeonato Paulista e, como terceiro colocado, subiu para a B2. Em 2003, ascendeu para a B-1. No ano seguinte foi para a A3, a Terceira Divisão do estadual.

Como campeão, subiu em 2005 para a A2, de onde, este ano, depois de golear o Sertãozinho por 4 a 1 no estádio Municipal Orlando Baptista Novelli, subiu finalmente à Primeira Divisão do estado. Em 17 de janeiro, o time estréia na elite contra o atual campeão Santos, em Barueri. A primeira parte das reformas no estádio municipal ficará pronta até 30 de dezembro. Segundo a assessoria do clube, apoiado pela prefeitura, o estádio terá capacidade para 20 mil pessoas no Paulistão.

Em âmbito nacional nacional, na Série C do Brasileiro o GRB ocupou a vaga do Rio Claro, que, vice-campeão da Copa FPF 2005, tinha direito à vaga. Mas o time do interior paulista desistiu e o Barueri entrou em seu lugar.

Em reunião na quinta-feira, o técnico Marcelo Vilar e a diretoria do GRB iriam começar a discutir reforços para a próxima temporada.

Oito paulistas na Série B
Na Segunda Divisão do campeonato mais importante do país, o Brasileiro, o GRB fará companhia a outros sete times paulistas: Santo André, Marília, Ituano, Portuguesa e Paulista, que já estavam na Segundona em 2006 e ali permaneceram, além de São Caetano e Ponte Preta. O Guarani foi rebaixado para a Série C.

1 comentários:

Marcão disse...

Vi parte do segundo tempo no SporTV. O mais engraçado foi ver o patrocínio nas costas da camisa do Ferroviário: Teixeira Tecidos BY Advance Têxtil