Destaques

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Argentina é campeã mundial de futebol para cegos

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


E os argentinos ganharam mais um título em cima do Brasil. Desta vez, foi na final do Mundial de futebol de salão para cegos. Embora conquistas como essas não sejam muito comemoradas e reconhecidas no Brasil, o diário Olé deu grande destaque à façanha dos portenhos.
O Brasil dominou boa parte do jogo e, por conta do seu estilo ofensivo, o treinador argentino modificou sua equipe para que resguardasse mais a defesa. Deu certo. Enquanto uma pessoa no banco argentino parecia prever o que aconteceria, comentando que "parecia a Copa da Itália de 1990", o goleiro reserva brasileiro (única posição da equipe em que o atleta não é cego), ainda otimista, retrucou: "só espero que vocês não dêem a água que deram para o Branco".
Não precisou. Silvio Velo acertou um chute no ângulo do gol tupiniquim em jogada de contra-ataque e cravou o resultado final, 1 a 0 para a Argentina. O único título mundial argentino no ano. o país já é bicampeão na modalidade, tendo conquistado no Rio de Janeiro o primeiro título, há quatro anos. Por outro lado, o Brasil tornou-se campeão paraolímpico em Atenas-2004.
No futsal para cegos, há um guizo dentro da bola para guiar os atletas e a torcida não pode se manifestar durante a partida, exceto no momento do gol, para não prejudicar a comunicação entre os jogadores e entre eles e os orientadores que ficam atrás dos gols.

1 comentários:

Marcão disse...

Dizem que, na verdade, o gol da Argentina foi feito com a mão. Mas ninguém viu.