Destaques

sábado, dezembro 02, 2006

O presidente que falava francês

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook



A respeito do crescimento do PIB e da cobertura midiática, reproduzo abaixo texto de Paulo Henrique Amorim retirado do seu site Conversa Afiada.



FHC foi duas vezes mais medíocre

Os jornais da mídia tradicional celebram o crescimento medíocre de economia em 2006:

. Manchete da Folha de S. Paulo, de fora a fora, na primeira página: “Câmbio faz economia crescer só 0,5%”.

. (Eis aí uma questão interessante: quem disse que a economia não cresce por causa do câmbio? Raras vezes se vê na imprensa mundial uma manchete que discuta com tanta intensidade um problema dessa complexidade técnica. É possível encontrar 100 economistas de alto valor que concordem com a tese da Folha. E outros cem que discordem. Quer dizer: além de termos um jornalismo opinativo na manchete, temos opinião sobre correntes de pensamento econômico. Parece que estamos no site do FMI ou na primeira página do Financial Times. E tudo isso pelos mesmos R$ 2,50...)

. Manchete do Estadão: “PIB sobe 0,5% e confirma ano de baixo crescimento”.

. Manchete do Globo: “PIB indica crescimento abaixo de 3% este ano”. E, na seção de economia, uma contribuição, digamos, poética, ao noticiário econômico: “Pais vai devagar, devagarinho”, como se diria num pagode.

. Acontece que o medíocre crescimento do Governo Lula, nos primeiros quatro anos, é superior ao de FHC nos primeiros quatro anos, e superior à média dos oito anos de FHC.

. De acordo com a previsão da pesquisa Focus, o crescimento de 2006 deve ser de 2,9% (clique aqui para ver o relatório).

. Com isso, o crescimento médio dos quatro primeiros anos de Lula será de 2,65%.

. Nos quatro primeiros anos de FHC, o PIB cresceu 2,57%, na media.

. Nos oito anos de FHC, o PIB cresceu, na media, ainda menos: 2,33% (clique aqui para ver o desempenho do PIB desde 1991).

. No último ano do primeiro mandato, 1998, o crescimento da economia foi de 0,1%. Não, não é erro de imprensa: foi de ... preste atenção ... 0,1% !

. Quer dizer, FHC foi duas vezes mais medíocre do que Lula.

. E a mídia tradicional tratava da questão com metade do entusiasmo...

. Aliás, na verdade, no Governo FHC, fazer a economia crescer era uma questão secundária.

. Recentemente (28 de novembro), no jornal Valor, Delfim Netto publicou uma tabelinha interessante.

. Delfim enumerou 10 itens: crescimento da economia, taxa de inflação, exportações, saldo comercial, saldo em conta-corrente, divida liquida/ PIB, déficit nominal /PIB, superávit primário/Pib, divida externa/PIB, e reservas internacionais.

. E comparou o ultimo ano do segundo mandato de FHC (2002), com o ultimo ano do primeiro mandato de Lula (2006).

. Em TODOS os dez itens Lula ganha de FHC.

. Como me disse uma vez um jornalista americano sobre a devoção da mídia brasileira a FHC: “vocês parecem muito felizes porque seu presidente fala francês” ...

3 comentários:

Sidarta Martins disse...

Mas o carapálida do Paulo Henrique Amorim só esqueceu de enfrentar o principal argumento de quem critica as taxas de crescimento do governo Lula: o crescimento mundial e, especialmente, o dos país em desenvolvimento.

Assim não dá! Se vai fazer um negócio sério, ele teria de falar disso. Será que se esqueceu ou não sabia?

Isenção é bom pros outros, pelo jeito.

Abraços,

Glauco disse...

Sidarta, você tem razão quando fala que o PIB do Brasil cresceu menos do que a média mundial nos últimos quatro anos, mas é preciso sempre ter cuidado com os números. Mais uma vez, acusar Lula por isso é uma cantilena repetida pela imprensa e que esconde uma outra verdade: nos últimos 25 anos, o Brasil cresceu abaixo da média mundial em 19 (isso mesmo, 19!) anos. Em TODOS os 8 anos do governo FHC o país cresceu menos que a média mundial e não me lembro de nenhum comentarista econômico culpar o presidente por isso, parece que a preocupação só surgiu agora. Ainda mais se considerarmos que as maiores diferenças entre o crescimento brasileiro e a média mundial aconteceram nos anos de 1998, 1999 (governo FHC) e 2003 (primeiro ano pós-FHC), com um hiato de 3 pontos percentuais em cada um deles. Por esses números, pode-se ver que o tal crescimento baixo do Brasil em relação aos outros no governo Lula é mais uma falácia que a imprensa ama repetir...

Marcão disse...

A imprensa brasileira repetindo falácias contra o governo Lula? Que é isso, Glauco, que maldade a sua! Isso nunca aconteceu...