Destaques

segunda-feira, abril 30, 2007

Santos x São Caetano

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Eu ia comentar o post do Glauco, mas ficou muito grande, então vai como novo post.

Para começar, está provado que os bicho-papões São Paulo e Santos estão muito longe de ser duas equipes tão fortes quanto se dizia. Os resultados contra Bragantino e São Caetano (e do São Paulo contra o Audax Italiano) estão aí para mostrar, embora, ressalve-se, não se possa esquecer que a final paulista ainda não acabou, apesar de alguns acharem que sim. O Azulão, sendo ou não campeão, merece todos os aplausos. Jogou com eficiência, marcou implacavelmente, e sem violência, e aproveitou as chances que teve.

Quanto ao jogo em si, começando pelo lance mais falado pela imprensa: o erro do Fábio Costa. Incontestável, diga-se. Mas o erro me parece muito relativizável, visto que:

- a bola sobrou livre, de presente, depois de uma pane generalizada (a segunda fatal) da defesa. Algo imperdoável numa final. No lance, Kléber bateu cabeça com Adailton no meio da área, onde deveriam estar dois zagueiros, e não o lateral. O goleiro saiu para cobrir um buraco aberto na esquerda, onde deveria estar o Kléber. Depois do rebote que o Kléber deu de bandeja, ele e Adailton ficaram assistindo à jogada, sequer esboçaram correr. Má vontade? O Fábio errou, mas errou porque estava lá, onde deveria estar pelo menos um zagueiro cobrindo, e não ele. Fábio tem saído de maneira precisa (três só contra o Bragantino). Desta vez, saiu e errou. Antes do pênalti, tinha feito uma grande defesa, salvando o segundo gol.

- Um time que tem o melhor ataque do campeonato, é o grande contra o pequeno, é propalado favorito e não fazer nenhum gol em 270 minutos é algo, isto sim, tosco. Mais do que nunca, ficou provado que a falta de atacante pode ser fatal ao Santos este ano. Não tem ninguém na área, a bola passa de cá, passa de lá, e nada. Se eu fosse o Vanderlei, poria Jonas e Moraes no segundo jogo. Mas acho que ele vai continuar insistindo com o anão Marcos Aurélio, outra figura inoperante, que só funcionaria se tivesse a companhia de um matador nato.

- Zé Roberto não vem jogando nada desde o primeiro jogo da semifinal. Cléber Santana não joga nada há tempos. Tabata, contra o São Caetano, voltou a ter o desempenho medíocre de sempre. Parece que a titularidade lhe faz mal. Adailton mostra que não deveria ser titular, já que o elenco tem dois zagueiros (Leonardo e Marcelo) tecnicamente superiores. O lateral direito do Santos, Dênis, mostra sempre que entra que é um jogador para jogar por outro time do litoral, a Santista. Se não der certo lá, quem sabe no Jabaquara. Se o Pedro é meia-boca, o Dênis é desastroso. Ontem, só antes do primeiro gol do Azulão, deu três contra-ataques de presente.

Em vista disso tudo, acho que não se pode atribuir a derrota de um time inteiro, cheio de problemas, a uma jogada. Até porque, quando saiu o pênalti, o Santos já tinha arrefecido o ímpeto inicial e estava aparentemente cansado da pressão infrutífera, o que foi prontamente observado pelo narrador Milton Leite, da Sportv.

20 comentários:

Glauco disse...

O que quis dizer no meu post e reafirmo é que aquilo enterrou o Santos no jogo. A defesa falhou no primeiro lance? Sim. No segundo? Menos, mas sim. A falha do Fábio Costa foi maior do que as outras? Foi. Por que? Porque desnecessária, a bola ia pra lateral, ele poderia, optando pela saída, só cercar o jogador. Também porque foi de uma imprudência ímpar. Mas acho curioso que, para defender agluém, se ataque tantos outros. Pelo que você diz, o Santos tem um time medíocre, parelho com o São Caetano, o que, se for verdade, vai acarretar na queda do time para a segunda divisão, já que Azulão está lá no Brasileiro. Quantos aos outros pontos:
- a história é sempre a mesma. Só lembram que o Santos precisa de um atacante quando não marca gols. O fato de ser o melhor ataque no campeonato não vale nada, nem de ser um dos ataques mais positivos da Libertadores. É um zero a zero e vem o "precisamos de um atacante". Por essa ótica, se o Santos tivesse um "atacante de ofício", teria 30% a mais de gols do que tem. Mas, se o time é medíocre, como seria tão superior?
- Se Zé Roberto e Cleber Santana não vem jogando bem, isso invalida o que já fizeram pelo Santos? Que tal mandá-los pro São Paulo?

Edu Maretti disse...

Sim, foi imprudência. Mas não estou atacando outros pra defender alguém. O que eu falei é o óbvio. Por exemplo, a lçateral. Ou Cléber Santana. Mas o fato de ele não estar jogando nada não significa que estou esquecendo o que eles fizeram pelo Santos (tanto que eu defendi num comentário dias atrás que, pela versatilidade, Cléber é insubstituível no timne atualmente). Você viu que a torcida do Santos estava muito irritada com o Santana no Pacaembu (vc e eu inclusive).
Mas, refirmo: o fato de torcer para o Santos não quer dizer que eu não ache o time mais fraco do que já achei. Tampouco acho que o Santos "tem um time medíocre, parelho com o São Caetano".
Agora, que o Santos precisa de um atacante urgentemente, isso é mais do que obvio....

Anselmo disse...

pergunta: o que representaria uma eventual conquista do título paulista por um time da segunda divisão do Brasileiro?

fredi disse...

Significaria que o paulista pe um campeonato de segunda?

Edu Maretti disse...

Creio que o próprio Anselmo e o Frédi têm mais condições de responder a essa problemática...

Edu Maretti disse...

(é difícil não chutar quando a bola está pingando na sua frente, pedindo: "me chuta")

fredi disse...

Foi exatamente isso que o Fábio Costa pensou...

Glauco disse...

Acho que eles têm mais exepriência nisso, Edu. Além do que, os times paulistas de segunda divisão já conseguiram duas Copas do Brasil. E tem campeonato estadual por aí que foi disputado em um ano só com um time de primeira divisão, sendo que o mesmo foi vencido por outra equipe de terceira...

fredi disse...

E já teve campeonato paulista em que o campeão da primeira saiu diretamente da seguna no mesmo ano, né São Paulo.

Anselmo disse...

impressionante: nem o uso do condicional evitou a virulência das respostas. O pessoal parece que tá estressado. E olha que tá todo mudno on line só trabalhando no Futepoca...

Ativista de Batom disse...

só tenho uma afirmação a fazer...
... eu estava no jogo!

Glauco disse...

Essa Amanda é uma zica, pqp...

Ativista de Batom disse...

vou distribuir santinhos com a minha foto pros torcedores do caracas

Glauco disse...

Vai distribuir santinhos na...

Ativista de Batom disse...

obrigada, maria!
vc sempre tem uma palavra de esperança

Edu Maretti disse...

estou comovido com tantas gentilezas. Agora, Amanda, por favor, fique longe do Morumbi no domingo que vem. Vou estar lá, procurar-te-ei, e, se te achar, jogá-la-ei às feras (Torcida Jovem)

Thalita disse...

é bonito ver o amor que reina no ambiente de trabalho. Estou comovida!

Alexandre disse...

Mesmo com resultado de 2 a 0 a favor do São Caetano, o Santos ainda tem chances de ser Campeão Paulista.
Não podemos esquecer que o time da baixada teve a melhor campanha no primeiro turno, perdendo somente duas partidas para o São Bento por 2 a 0 e para o São Caetano pelo mesmo placar.
O Santos pelo jeito gosta de perder por dois gols de diferença, mas no jogo de volta será outro jogo o Luxemburgo irá montar um outro time.
O Fábio Costa é um excelente goleiro porem, muito nervosinho e por causa disso ele acaba prejudicando a equipe, o Marcos aurelio não teve sair do time até porque ele joga muito.

Marcão disse...

Depois que o São Caetano foi campeão, em 2004, a FPF decidiu mudar o regulamento para pontos corridos em turno único. Assim, São Paulo e Santos conquistaram os títulos seguintes - porém, com queda de renda e um certo "sem graça" no final das competições. Daí, confiando que pelo menos três dos grandes passariam para a fase final, a FPF reeditou o famigerado mata-mata. E agora? Se o São Caetano estragar a festa mais uma vez, qual será o regulamento mágico que vão tirar dos cartolas no Paulistão 2008?

Marcão disse...

A propósito, Fredi, não sei se viu um post aqui sobre o suposto descenso do São Paulo no Paulistão de 90, mas ele não existiu. Além de o regulamento não prever rebaixamento naquele ano, 24 clubes disputaram a primeira fase, 12 se classificaram para a fase final e os outros disputaram uma repescagem em dois grupos para classificar mais 2 para a fase final. O São Paulo ficou em segundo no seu grupo e não conseguiu ficar entre os 14 que terminaram o campeonato. Em resumo: entre 24 clubes, terminou, no máximo, em 16º lugar. A não ser que algum campeonato já disputado no mundo previsse o rebaixamento de oito clubes, o São Paulo não teria a menor hipótese de cair. Só isso.