Destaques

sexta-feira, maio 04, 2007

Pontapé inicial do Banco do Sul sai na Copa América

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Ministros da Economia de seis países sul-americanos divulgaram o plano de lançar o Banco do Sul em 22 ou 26 de junho. Argentina, Bolívia, Brasil, Equador, Uruguai e Venezuela irão compor o capital da instituição. A informação é da AFP.

Ao mesmo tempo, eles esperam dar o primeiro passo para adotar uma moeda sul-americana. As decisões foram divulgadas em encontro de ministros da Economia desses países reunidos em Quito, capital do Equador.

Uma das possibilidades é fazer a data coincidir com a Copa América, em Caracas. Se der errado, vai ser só na reunião do Mercosul, no Paraguai.

O Banco do Sul ora é retratado com o FMI dos pobres, quer dizer, do sul, ora como um Banco Mundial (ou até um BNDES) sul-americano.

Independentemente da definição, o Futepoca desde já sustenta duas propostas. Uma linha de financiamento para os times de futebol baratearem os ingressos em estádios de futebol e outra para viabilizar o Manguaça-Cidadão – programa de transferência de renda para fomentar os botecos do continente.

7 comentários:

Glauco disse...

Alguém tem sugestões a respeito de como se chamaria a moeda única da América do Sul? Não vale palavrão...

Olavo Soares disse...

Falando sério: como vocês avaliam essa idéia? Boa, má, mais ou menos?Vai sair do papel ou fica só no discurso?

Edu Maretti disse...

Comentário necessário: o Itamaraty, Marco Aurélio Garcia e o ministro Guido Mantega travaram sério combate de bastidores para baixar a bola do venezuelano Hugo Chávez, que queria viabilizar o banco a toque de caixa numa situação em que o Brasil foi colocado de escanteio, como mero observador. Mantega disse que esta situação era inaceitável ao Brasil, que venceu nos bastidores e conseguiu ser incorporado às discussões como de fato deve ser,como um país líder da América do Sul.

Nicolau disse...

A idéia do banco é muito boa e pode ser um esquema legal de integração de fato dos países. Acho que essa sai do papel, o que significa existir, não necessariamente funcionar direito. Já a moeda acho um plano mais complicado e de prazo beeem mais longo.

Anselmo disse...

o prazo pra moeda realmente tem q ser mais longo. Assim como o parlamento unico. Sobre o funcionar direito, concordo e comparo com uma outra estrutura. No continente africano, há um parlamento em funcionamento desde março de 2004 (www.pan-african-parliament.org).
Nunca vi nenhuma linha dedicada à instituição q conta com cinco parlamentares de cada um dos 45 países.

ir na onda da União Européia parece q é o ideal de africanos e sulamericanos. msa não consideram que o processo da UE começou no pós-segunda guerra e q a união está em crise (cantada em verso e prosa por todos os espectros ideológicos quando comemoraram 50 anos de existência em março deste ano).

Dada a solidez e a estabilidade das instituições democráticas em todo o lado sul do continente, a integração fica em bases complicadas pra se pensar um andamento efetivo.

Anônimo disse...

que tal Sula... já que estão copiando o Euro...

Glauco disse...

Acho, na prática, que importam duas coisas: a primeira é saber quanto de recursos os países estão dispostos a investir. Se for pouco, é fancaria. Segundo, qual o tipo de investimento que será priorizado. Se é pra ser cópia do Banco Mundial versão Sul, não passa de uma pantomina.