Destaques

quinta-feira, maio 03, 2007

Empate para quem?

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Como sou o único futepoquense que acompanha a Copa do Brasil, já que alguns nem disputaram e outros foram vergonhosamente eliminados, vai a estranheza de quatro empates nos quatro jogos disputados nas quartas-de-final.

0 a 0 entre Galo e Botafogo, 1 a 1 Fluminense e Atlético (PR) e 2 a 2 nos confrontos entre Náutico e Figueirense e Brasiliense contra Ipatinga. Em tese, vantagem para os times que jogaram fora e que podem se classificar em casa com uma vitória simples.

Mas o problema é que, com o regulamento da Copa do Brasil, nem todo empate é igual. O time que não tomou gol tem pequena vantagem porque qualquer gol feito na segunda rodada vai obrigar o time de casa a fazer dois.

É o caso do jogo a que assisti, Galo e Botafogo: parecia futebol europeu, não pelos craques em campo, longe disso, mas pela aplicação tática e a disposição dos dois times.

Praticamente, não houve chance de gols, embora o jogo fosse bastante movimentado.

Com o 0 a 0 o Botafogo precisa ganhar porque se o placar for repetido vai para os pênaltis e qualquer outro empate leva o Galo à semifinal. O que fará que o próximo jogo tenha caractarésticas diferentes. Provavelmente o Bota vai ter de se abrir e tentar o gol, se conseguir logo, vantagem. Se não (êta, esperança), pode ser alvo de contra-ataques.

Nos outros casos os times de casa pode segurar o 0 a 0. Embora, empolgados pelas torcidas, possam se entusiamar e sofrerem contra-ataques.

Quem empatou em 2 a 2 leva boa vantagem.

Mas é bom lembrar o vexame do Curinthia, que empatou com o Náutico pelo mesmo placar e tomou 2 a 0 em casa. Se bem que tem certas coisas que só acontecem no Parque do Dualibi.

Resumindo: na rodada, empate bom para quem?

Como diria o filósofo de boteco (também pode ser o homem da planta), há mais coisas entre o empate e a vitória do que pode supor o vão torcedor (ops!!!).

5 comentários:

Edu Maretti disse...

Opinião, sem provocação: dificilmente o Botafogo vai deixar escapar a classificação. É um time rápido, joga em casa e, dos 22 jogos que disputou em 2007, só em um não fez gol: justamente o jogo com o Atl/MG.

fredi disse...

Opinião é como... cada um tem a sua.
Como eu vi o jogo, posso dizer que as duas equipes foram absolutamente iguais, são times bem armados.

E o Galo também tem jogadores rápidos e só não fez gols em duas partidas este ano. Aliás, foi a primeira partida em que não fez gols na Copa do Brasil. Nas partidas fora, venceu duas.

O fator campo faz diferença, mas também pode atrapalhar caso não se jogue bem...

Anônimo disse...

Não aponto favorito nesse duelo.

Marcão disse...

Depende do que acontecer nas decisões do Carioca e do Mineiro no fim de semana. Se ambos confirmarem os títulos, poderemos ter um jogão na próxima quarta.

fredi disse...

Marcão, independentemente dos resultados no final de semana será um jogão, pois os dois times estão bem armados e entrosados, mesmo sem craques acima de qualquer suspeita..