Destaques

quinta-feira, maio 03, 2007

Curiosidade histórica

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Hoje faz 88 anos da primeira vitória do Corinthians sobre seu arquirival Palmeiras. Foi em 1919, dia 3 de maio, no campo do Floresta, vitória do Timão por 3 a 0. Nos cinco primeiros jogos entre as duas equipes, foram três vitória do então Palestra Itália e dois empates.

Percebam na escalação dos times a descrição do esquema tático (os ponto-e-vírgula, para esclarecer aos mais leigos). Jogava-se num 2-3-5, esquema que foi utilizado na seleção brasileira até a Copa de 1938. Em 1950, pela primeira vez, adotamos o WM.

Vai a ficha técnica:

Corinthians 3 x 0 Palestra Itália
Amistoso - Taça Pinoni
Data: 03/05/1919
Estádio: Floresta (SP)

Corinthians: Medaglia; Nando, e César Nunes; Gano, Bororó e Roverso; Américo, Alberto, Garcia, Rogério e Dante
Capitão: Nando

Palestra Itália: Fiosi; Egildo e Grimaldi; Bertolini, Pedretti e Valle II; Caetano, Imparato, Mazzuchi, Aldighieri e Martinelli

Gols: Américo e Garcia (1º tempo); Roverso (2º tempo)

14 comentários:

Anônimo disse...

A matemática desse clássico ficou 50% pra cada lado... hehehe 3v de um e 3 jogos sem derrota do outro... Saudável lembrança essa de vcs...

Glauco disse...

Depois são os santistas que vivem de passado...

fredi disse...

E eu nem sabia que o Curinthia tinha história...

Espero que essa não tenha sido vendida para a MSI também...

Anônimo disse...

A notação no 2-3-5 ainda se fazia até a década de 1960. Em muitos lugares encontra-se a escalação dos jogos do Santos na época escrita nessa forma. O que permite a composição mágica da linha de frente, dita como um verso, e dos mais métricos: "Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe".

Anselmo disse...

o WM é impagável...

Paulo Santos disse...

Qual a maior rivalidade do Estado de São Paulo afinal?

Já ouvi muitas opiniões diferentes.


Abraço, companheiro. Era também para dizer que aprecio bastante este teu espaço e como tal já te "linkei".

Anônimo disse...

Palmeiras x Corinthians.

Mas, de uns cinco anos pra cá, Sâo Paulo x Corinthians tem chegado bem, bem perto. A manter essa tendência, vai deixar o tradicional derby pra trás.

Nicolau disse...

A maior rivalidade é entre Palmerias e Corinthians. Sme discussão. mas agora, por questão de circunstâncias históricas, me dá mais raiva perder e mais gosto ganhar do São Paulo. Mas basta o Parmera entrar numas brigas diretas com a gente que a coisa volta ao normal... Não acredito, Olavo, numa mudança eterna dessas coisas. Mas sou um conservador nesta e em outras questões.

Edu Maretti disse...

Discordo do Olavo em termos. A maior rivalidade pode ser Palmeiras x Corinthians, o derby.
Mas, a meu ver, em seguida, incontestavelmente, está Santos x Corinthians. Pela história repleta de tabus e mitos (os 11 anos de tabu do Santos sobre o curintia, a humilhação imposta pelo time de Pelé, o tabu de 4 anos da era Robinho – que nunca perdeu pro curintia), o jogo dos 47:50 do segundo tempo de 2001, a quebra da fila do Santos numa decisão de Brasileiro num jogo mítico em 2002, entre outros).
E, além disso, a rivalidade entre Santos x Sâo Paulo tem crescido muito, mas muito nos últimos tempos e, pra mim, já encosta em SP x Corinthians.

Nicolau disse...

Edu, eu concordo que existe uma rivalidade fortíssima, histórica entre Santos e Corinthians. Mas para mim, como corintiano, o Santos fica pra trás em termos de rivalidade. Dói menos perder pro Santos que pros outros dois. Não vou mentir que, logo depois da final de 2002, o Santos subiu muito na minha tabela de raiva, liderando ou quase o ranking. Mas me parece uma dessas coisas de momento. Um detalhe nesse sentido em SP é que todos os outros times detestam mais o Corinthians. O São Paulo tem subido nessa tabela de raiva por n fatores, mas ainda é o segundo colocado, creio.

Marcão disse...

Não me surpreenderia se o Curintia reunisse documentação histórica e pedisse para a Fifa reconhecer a Taça Pinoni como o real primeiro campeonato mundial de clubes...

Glauco disse...

A maior rivalidade do estado é Santos e Portuguesa Santista. Se não for, a Baixada devia se separar do estado. Pronto, falei!

Marcão disse...

Interessante essa memória seletiva do companheiro Nivaldo. Em vez de priorizar a data redonda e mais importante (90 anos do primeiro confronto entre Palmeiras x Corinthians, completos em 6 de maio), ele prefere destacar um jogo de dois anos depois.

Talvez porque a histórica primeira partida tenha terminado 3 x 0 para o Palestra Itália, com três gols de Caetano Izzo. Ou então porque, na contagem geral, são 325 jogos, 116 vitórias do Palmeiras, 112 do Corinthians e 97 empates (479 gols dos alviverdes e 441 dos alvinegros). A maior goleada do clássico ocorreu em 1933: 8 a 0 para o Palestra. Em 52 e 82, o Corinthians fez 5 a 1.

Nicolau disse...

Olha, o motivo não é esse. A data da primeira vitória corintiana é 3 de maio de 1919, data deste post. A primeira partida foi em 6 de maio de 1917. Eu publiquei o que vi primeiro. Mas claro que prefiro lembrar da primeira vitória do que das derrotas antes dela. E não me preocupo com esse retrospecto, pode deixar que a gente pega eles.