Destaques

quinta-feira, maio 03, 2007

A cada dois assaltos a banco, pasta de Saulo de Castro só contou um

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Desde 2004, o estado de São Paulo teve 1.053 assaltos a banco, 566 a mais do que o registrado pela Secretaria de Segurança estadual. A diferença é 116% superior aos 487 divulgados. A informação está no jornal Folha de S.Paulo desta quinta-feira. A partir da diferença constatada, todas as estatísticas sobre crimes desde 2004 serão revistas.

O secretário de José Serra (PSDB), Ronaldo Marzagão não quis, segundo o jornal, falar se houve má-fé com o objetivo de manipular os dados para baixar as estatísticas, mas prometeu apuração (agora vai). Cláudio Lembo (DEM), ex-governador e (ex-?) ídolo de 30% dos autores do Futepoca, disse confiar no então titular do cargo, Saulo de Castro Abreu Filho. Reclamou da tentativa de reescrever a história e jurou que tudo tinha sido transparente. Geraldo Alckmin (PSDB), nos Estados Unidos de férias, quer dizer, a estudos sociológicos sobre afazeres domésticos e a sina da dupla jornada, não foi localizado.

O reconhecimento da diferença ocorreu depois que a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) publicou o número de roubos a banco, superiores aos oficiais. Os banqueiros, esses subversivos comunistas, disseram ter recebido mais informes de assaltos do que apontavam os dados da Secretaria em abril. Com a revisão, promovida a partir de boletins de ocorrência na polícia, o número final revelou-se ainda maior do que o da entidade, já que os bancos não são obrigados a informar à Febraban, mas precisam registrar ocorrência na polícia para poder receber o seguro – setor para o qual não falta recursos.

A fatura deve sobrar para os policiais que registraram os assaltos fora do padrão. O título do post recai sobre o então secretário de Segurança, responsável politicamente pelas ações da entidade. O rigor jornalístico exigiria ainda outra ressalva: o número registrado de assaltos a banco era inferior à metade do novo índice.

Na capital
Curioso que a informação é divulgada no mesmo dia em que a Terra Magazine publica cálculo próprio – ou melhor, de José Roberto Toledo – realizado a partir do Programa de Aprimoramento das Informações de Mortalidade da Prefeitura de São Paulo (Pro-Aim). Segundo a revista eletrônica "por Bob Fernandes", no último ano os homicídios caíram 18%. No acumulado desde 2000, a redução foi de 63%. Naquele ano, o último da gestão Celso Pitta na capital, os trágicos números bateram recordes, foram de 57,3 por grupo de 100 mil habitantes. Em 2006, foram 21,3/100 mil. A redução foi mais acentuada para os jovens de periferia, segundo o texto: 4,4 mil deixaram de morrer assassinados.

Registre-se: a diferença para mais apontada por Marzagão e cia. diz respeito ao estado. A conta de Toledo que indica a redução vale para o município da capital.

3 comentários:

Iara Alencar disse...

oi gente
so um, pensei que nem contasse mais.

fredi disse...

O problema do Saulo não é que tentou manipular dados, acho que não sabe matemática mesmo.

Vai ver que fez supletivo em alguma escola estadual paulista no governo tucano (êta maldade).

Thalita disse...

ó a folha recuperando o furo...
O JT já deu essa materia faz quase um mês.