Destaques

quarta-feira, maio 16, 2007

Copa América e as dispensas

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Kaká e Ronaldinho Gaúcho anunciaram esses dias que pediram dispensa da Copa América. Alegando necessidade de férias, as duas estrelas pediram para ficar de fora do torneio, para que repousem e mantenham sua forma física num melhor patamar.

Faz até algum sentido o pedido dos dois. Por mais que forcem a barra, a Copa América não é lá essas coisas. É um torneio divertido, simpático, mas ninguém vá chorar caso o Brasil dê algum vexame. E nem como "preparatório" serve muito - vale lembrar que um ano antes do pentacampeonato o Brasil fez uma campanha das mais ridículas no certame, sendo eliminado pela portentosa seleção de Honduras. A maior importância da Copa América está para jogadores mais jovens, que ainda precisam de espaço na seleção. Foi por essa via que Adriano e Júlio César garantiram vaga na Copa do Mundo.

Mas apesar disso cabe críticas ao comportamento de Kaká e Ronaldinho. Pra mim, o pior está no seguinte: pedindo dispensa da seleção antes da convocação, os dois demonstram uma certa arrogância um tanto quanto complicada. A impressão que dá é que eles estão acima do bem e do mal - e de outros bons jogadores que também poderiam vestir a amarelinha.

Dunga demonstrou desde o começo do seu trabalho que tá meio a fim de experimentar, de inovar e de dar uma cara nova à seleção. Que tal aproveitar esse "pedido" e colocar as duas estrelas na geladeira? Tenho certeza que eles não iriam se incomodar. Eu não iria.

15 comentários:

Anselmo disse...

apoiado: geladeira pra mercenário!

Anselmo disse...

aliás, se puderem pôr o próprio dunga na geladeira junto, pode ser uma boa...

Anônimo disse...

Mercenários!

Marcão disse...

Não tirando jogador do meu time, o Dunga pode fazer o que bem entender. Dia 21 de junho completo 21 anos da última vez que torci pra selecinha. Com orgulho!

Thalita disse...

ih Marcão... ultimamente tem sido difícil a seleção tirar alguém do São Paulo...
mas assim, falar q é mascarado pq pediu dispensa antes da convocação é sacanagem! Existem nomes certos na lista, e os jogadores sabem disso. Pedir pra não ser chamado é melhor, demonstra mais respeito, que pedir pra sair depois, quando um planejamento já foi feito. E, claro, o que é chamado no lugar fica meio desprestigiado.
E, além do mais, concordo com os dois. Se eles fossem pra Copa América jogariam mal, tenho certeza. Primeiro porque a motivação não é aqueeeeela. Depois pq estão exaustos mesmo. Não tem como se submeter ao calendário mundial e continuar no auge sempre.

Sobre isso, li no blog do juca que um dia, antes de ser eleito, o Blatter prometeu fazer um esforço pra que os torneios contineitais fossem também eliminatórias pra copa do mundo. Aí ia melhorar, não? Mas isso foi antes da eleição. Será q um dia vai?

Edu Maretti disse...

"Não tirando jogador do meu time, o Dunga pode fazer o que bem entender". Digo mais: repetindo, a seleção que se f...
Em 2005, esses empresários que se travestem de técnicos de seleção brasileira tiraram do Santos Robinho e Léo, convocados para a Copa das Confederações, e o Santos ficou sem eles para as quartas-de-final da Libertadores. Mas não bastou: para o Atlético/PR se classificar, precisou de uma verdadeira roubalheira do árbitro da partida, que não deu dois pênaltis claros (alguns dizem que foi 3, mas dou um desconto), e isso toda a midia reconheceu. Sabem que foi o árbitro daquele jogo? Carlos Eugenio Simon, o próprio.

Anselmo disse...

quanto ódio no coração

Nicolau disse...

Olha, o Kaká, pelo que eu li em algum canto, mandou uma carta para a CBF pedindo a dispensa, não colocou no jornal. Concordo com a Thalita, não é essa arrogância toda que o Olavo está dizendo. Senão, pode chamar de arrogante o Zé Roberto e o Juninho Pernambucano que disseram que não pretendem mais jogar pela Seleção.

Glauco disse...

Também não acho arrogância o cara pedir dispensa, até pelo histórico dos dois, já sabem que vão ser convocados. Tem direito ao descanso. Mas comparar a atitude dos dois com a de Zé Roberto e Juninho não dá, os caras simplesmente não querem mais jogar porque, provavelmente, sabem que não vão chegar à Copa jogando em alto nível, já que serão bem veteraninhos. Muito mais hombridade que o tal do Romário.

Anselmo disse...

uma coisa é aposentadoria da seleção depois de uma copa do mundo, por exemplo, ou mesmo depois de uma convocação.

mas honestamente, se a copa américa serve pros mais jovens como foi dito, que o Dunga dissesse isso há seis meses. todo mundo sabia que a competição seria logo depois do fim das temporadas européias, ou não sabia? não é a primeira vez que há pedidos de dispensas. em outras edições, Ronaldo o Gordo e outros, fizeram o mesmo.

se a motivação da copa américa vai ser sempre nula até que o Blatter cumpra a promessa eleitoreira (numa disputa de candidato único) que se use a competição pra testar sempre o time B.

Anônimo disse...

Veste a camisa da seleção no Timão e vamos ganhar a Copa América!

Anselmo disse...

O parceiro "El que no corre vuela" , discute a mesma coisa. E os argentinos (sem a presença do nosso mascote boludo), pedem mais amor à verde-e-amarela

Santiago Ludueña disse...

Você conhece Leandro Maia? Invade blogs do futebol de Argentina.

Anônimo disse...

Sei lá... seria meio cara-de-pau eles fingirem que não sabiam que seriam convocados.

O melhor a fazer é pedir logo dispensa.

Essa história de amor à Seleção já foi para o espaço há muito tempo.

A própria CBF desincentiva isso quando coloca o time para fazer amistosos apenas em Londres.

Anselmo disse...

não é a CBF que coloca o amistoso em Londres. a organização dos jogos (o que inclui a escolha de adversários e palco para a festa) é terceirizada.

Vê só.