Destaques

quarta-feira, maio 16, 2007

Mídia são-paulina e assessoria de imprensa

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Do parceiro Observatório Verde, que se diz atento à cobertura a respeito do Palmeiras, mas termina, por motivos óbvios, reclamando da mídia sãopaulina sempre.

A relação de alguns jornalistas com certos clubes e seus grupos de poder beira o escândalo. Os espaços da mídia são usados para mandar recados, incitar a torcida contra treinadores, pressionar dirigentes, criar intrigas. Em troca, o jornalista ganha acesso privilegiado a informações. E isso se tornou tão corriqueiro que ninguém estranha mais. (...)
Vitor Birner parece estar passando dos limites. Vejamos um recente post em seu blog.
"Li e ouvi quase tudo sobre a participação de Juvenal Juvêncio na escalação do São Paulo na vitória contra o Goiás. Tentarei ser claro, pois os problemas de comunicação são mais do que normais. (...) Em suma, houve interferência de Juvenal Juvêncio, o que acho normal. Ele é responsável pelos sucessos e fracassos da instituição em todas as áreas e não apenas no futebol. Não poderia se omitir. (...)"
O que é isso? Assessoria de imprensa do Jardim Leonor? Birner é daqueles que têm inflado as qualidades da equipe comandada por Juvêncio. Inflado tanto que até os jogadores reconhecem que isso os deixa de salto alto. Declaração de Jorge Wagner à Folha:
“Acho que acabamos acreditando demais nos comentários que davam nosso elenco como um dos melhores do país, isso interferiu”, disse o meia. (...)

Até os são-paulinos reclamam da mídia excessivamente são-paulina.

7 comentários:

Marcão disse...

"Os espaços da mídia são usados para mandar recados, incitar a torcida contra treinadores, pressionar dirigentes, criar intrigas. Em troca, o jornalista ganha acesso privilegiado a informações."

Vou além: muitas vezes, rola dinheiro vivo, mesmo. Outro dia o Luizão disse à revista do Lance! que jogador é tudo puta. É óbvio que não se pode generalizar, mas convenhamos que o que ele tentou expressar não é nenhuma mentira.

Pois o mesmo termo pode ser aplicado a certos "jornalistas" que pululam por aí (se bem que eu prefiro chamar de OPINADORES ou PALPITEIROS, pois não citam fontes nem comprovam pica nenhuma do que escrevem). Não sei se é o caso do tal Birner, mas a notinha é mesmo assessoria nua e crua.

Nicolau disse...

Se fosse no Curintia, ia cair o mundo no absurdo da administração Dualib. E a cagada de amador do presidente ia se transformar em crise assim que os jogadores lessem o jornal.

Anônimo disse...

Anselmo,

O que acho mais fantástico é a falta de preocupação dos jornalistas esportivos em citar fontes. Na política, os caras pelo menos se preocupam em dizer: Fontes ligadas a; uma fonte próxima ao presidente; um assessor; sei lá.
Na cobertura esportiva é assim. Fala-se o que quer, quando quer, na hora que quer, e depois ninguém se preocupa se era verdade, se tinha base.
Além de tudo, falta um pouco de graça em tudo isso. Por que ninguém provoca o Muricy, pra tirar dele uma declaração legal? Por que ninguém provoca o Carpegiani, pra saber da história do Vampeta?
Tá feia a coisa.

Edu Maretti disse...

O Vítor Birner é são-paulino, o que ele não esconde. E pernóstico, e isso todo mundo vê, ou ouve, no rádio.

Glauco disse...

Considero o Birner aquele jornalista da estirpe daqueles que "encarnam" o time do coração e reforçam os estereótipos que acompanham seus torcedores. Se Chico Lang fala com o "povão", a massa corintiana, e Avalone se exalta e gesticula como um palestrino de quatro costados, Birner é o pretenso comentarista dito ilustrado, que fala pra uma elite sãopaulina. Todos interessam mais às suas respectivas torcidas - por conta de eventuais furos ou comentários - e se prestam ao ódio dos rivais. Diferem na forma, mas o nível do conteúdo dos três é bastante semelhante.

Edu Maretti disse...

só há uma diferença, na minha opinião: pode ser o que for, mas o Birner é inteligente. Enquanto os outros dois citados são de um nível abaixo de qualquer crítica, grotescos mesmo.

Anônimo disse...

O Birner é um mala mesmo... realmente muito inteligente, tenho que concordar.. msa s age muitas vezes como o dono da verdade, muito boçal... ate gosto do trabalho dele e a maneira comotece sua linha de raciocinio, algumas vezes chega num resultado torto.. mas invarialvelmente ele apresenta base pra seus raciocinios