Destaques

terça-feira, maio 15, 2007

Zico virou turco

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Do parceiro Blá-blá Gol.

Zico acaba de conquistar mais um título como técnico. Depois de quatro títulos brasileiros, uma Libertadores, um mundial de clubes, sei lá quantos estaduais e mais de 800 gols, o terceiro maior artilheiro da seleção brasileira ganhou mais uma taça neste domingo com a conquista do Fener(bahce). Também acho que ser campeão turco não é grande coisa, mas este foi o quarto título dele como treinador.
Na conta dos quatro títulos dos parceiros, vale, além da Copa da Ásia conquistada com o Japão em 2004, os torneios Copa Kirin (Japão/2004) e Copa Antalya (Fenerbahçe/2007). Não vou discutir a representatividade das conquistas para não ser lembrado a respeito da legitimidade da Copa Rio 1951.

No site oficial, de gosto estético duvidoso, o Galinho dedica o título a Didi e Parreira. Nada para o Zagallo, de quem foi auxiliar/coordenador em 1998, na França. É que o apelo é local. O criador da folha seca foi bicampeão em 1974 e 1975, enquanto o comandante do Tetra brasileiro atualmente no comando da Bafana-Bafana levou o "Fener" à glória em 1996.

Mas nada se compara a um título no ano do centenário que ainda o faz o maior campeão turco, com um à frente do Galatasaray. Melhor para o Zico.

6 comentários:

Glauco disse...

Se o Zico vier pra cá e conseguir ser campeão brasileiro como treinador do Flamengo dou parabéns a ele. Título turco é brincadeira, assim vamos ter que parabenizar todos aqueles que foram campeões no Japão, na Coréia do Sul, nos Emirados Árabes, no Qatar, no Peru, no Paraguai, no Egito...

Anônimo disse...

Peraí, Glauco. Não dá pra dizer que o título turco é igual a nada. A Turquia hoje está no segundo escalão do futebol europeu.

É pouco, mas acho bem representativo para o Zico. Eu sou dos que acredita que a carreira dele como técnico será um grande fracasso e assim ele dá um primeiro passo.

"Antes de querer aprender a voar, o homem deve se levantar e andar" - Nietszche, citado pelo príncipe Akeem em "Um príncipe em Nova York".

Anselmo disse...

depois dessa citação, subiu o nível do debate. prefiro não opinar...

mas achei preconceituoso e quiçá racista o descrédito a campeonatos do extremo ou médio orientes. são campeonatos como quaisquer outros...

fredi disse...

Eu só opino na hora que aprender a falar o nome do time.

Sobre ser campeão com o atual time do Flamengo, nem o Tom Cruise num Missão Impossível 3, 4 ou 5.

Anônimo disse...

Metade dos torcedores do Rio torcem para o Zico vim dirigir o Mengão no lugar de Ney Franco.

A metade tricolor e alvi-negra.

Marcão disse...

Se até o Júnior já treinou o Flamengo, por que não o Zico? Se o seu retorno para a Gávea resgatar o notório "apito amigão do peito" que beneficiou o esquadrão flamenguista da passagem dos 70 para os 80 em 100% dos jogos decisivos que disputou na época, então o clube carioca teria, sim, totais condições de ser campeão brasileiro. O Zveiter, o Ricardo Teixeira, o Márcio Rezende de Freitas e o Eugênio Simon, por exemplo, não estão aí na nossa frente, livres, leves e soltos?