Destaques

segunda-feira, maio 21, 2007

Deus me livre dos narradores e comentaristas

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O tema da qualidade das narrações e dos comentários nas transmissões esportivas é recorrente aqui no Fupepoca, mas deixem eu acrescentar um pouco de regionalês na análise.

É impossível para quem não torce para time de São Paulo ou Rio assistir ou ouvir qualquer transmissão. Começa pela desinformação: não acertam o nome nem a posição de nenhum jogador. Por exemplo, ontem na transmissão do SporTV de Galo e Botafogo, toda hora o narrador trocava o Ricardinho (lateral) pelo Lima (zagueiro). Sem contar que Éder Luiz virava Danilinho, que virava Marcinho etc.

Mas fora os comentários que se repetem de que o Botafogo joga bonito, que é carrossel holandês, há a verdadeira torcida, que irrita. No jogo de ontem o tal de Lofredo (não sei o primeiro nome) foi extremamanente parcial. No pênalti contra o Atlético diz que foi "com certeza". Bem diferente da postura do jogo anterior em que o Paulo César Vasconcelos disse que se "o Simonsen não deu é porque não viu". Como se fosse possível entrar na cabeça de alguém para saber o que viu ou não.

Mas no jogo de ontem, dois outros lances: num, em que a bola bateu na mão de um jogador do Botafogo dentro da área claramente, disse que não bateu na mão e se batesse o jogador "não teve a intenção". Só gostaria de saber como ele soube disso. Depois, num lance na área do Galo, disse que uma bola havia batido na mão do zagueiro Lima do Galo e que era o mesmo caso do lance anterior: sem intenção. Vem o replay da imagem, que mostra que claramente a bola bateu nas costas do jogador. Aí todos ficam calados.

São bobagens, nada decisivo, mas que essa parcialidade o tempo todo irrita. Será que é o caso de pedir que, como acontece com os juízes, fossem escalados narradores e comentaristas de outros estados quando ocorrerem jogos times de SP-RJ contra qualquer outra parte do país? Se bem que, pelo baixo nível das arbitragens, acho que não adiantaria nada...

4 comentários:

Fura Olho disse...

Excelente!!!

Acho que se as emissoras ligassem para a qualidade da narração, já tinham aposentado o Galvão.

O jogo só passa lá mesmo...

Só assisto jogo no mudo!!! Com raríssimas exceções...

Abs

Edu Maretti disse...

voltando ao título do post, Frédi, deus não livrar-te-á dessa mazela tão cedo.

fredi disse...

Eu sei, Edu, até porque não acredito em Deus e, se Ele existisse, teria umas injustiças mais importantes para resolver.

Mas fica o desabafo...

Fura olho, acho que tembém terei de deixar no mudo o tempo todo.

Agora, imaginem, por exemplo, um argentino que more no Brasil ouvindo as patriotadas do Galvão...

André Augusto disse...

O pior são esses comentaristas perebas...ex-jogadores que mal conseguem conjugar corretamente os verbos...só pq ja chutaram uma bola se acham capacitados pra falar de Deus e o mundo.

Narradores, deixa pra lá...só os de rádio dão um caldo mesmo.

Qto a troca de links, é válida, pois de uma forma ou de outra, nos falamos nos mesmos termos. E tb curtimos cachaça...hehehe

Grande abraço!