Destaques

terça-feira, maio 22, 2007

Reitoria da USP pode ser desocupada hoje

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Após 20 dias de ocupação do prédio da reitoria da Universidade de São Paulo (USP), os estudantes e funcionários que ocupam o local (cerca de trezentos, segundo fontes estudantis), podem sair hoje. Assembléia maracada para as 18 horas, em frente ao edifício, pode resultar na desocupação. Caso ele não ocorra, não está descartada o uso da força policial, bem ao gosto da grande imprensa, para realizá-la.

Enquanto isso, se fortalece o movimento de greve nas universidades paulistas. Embora haja uma série de reivindicações distintas, o estopim do movimento foram decretos do governador paulista José Serra, que na prática transferem o poder de manejo das verbas das três universidades públicas do estado, USP, UNESP e Unicamp, para as mãos do tucano. Cerca de R$ 5,5 bilhões ficariam à disposição das vontades e desejos do Terminator Serra.

A professora titular de Direito Administrativo da USP, Odete Medauar, em documento publicado no Blog da Ocupação, é taxativa ao dizer não só que as resoluções serristas ferem a autonomia universitária como, seguindo esse princípio, são inconstitucionais. Diz ela que "o dispositivo constitucional é muito claro, ao garantir a autonomia das universidades. Portanto, qualquer ato ou medida que dificulte ou impeça o pleno exercício desta autonomia mostra-se inconstitucional. Assim, ao meu ver, os decretos recentemente editados pelo governo do Estado de São Paulo, relativos às Universidades estaduais, revelam-se inconstitucionais." E completa: "Deixem as Universidades em paz! Cuidem do ensino fundamental e médio!".

Já a Folha de S. Paulo de hoje revela que o secretário de Ensino Superior, José Aristodemo Pinotti, pediu à Suely Vilela, reitora da USP, uma bolsa em um curso de pós-graduação para um assessor de seu gabinete. Datada de 2 de fevereiro, um mês após a sua posse na secretaria criada por Serra e tanto a assessoria da USP como a de Pinotti dizem que o procedimento não é ilegal, pois as fundações ligadas à universidade reservam bolsas de estudos para funcionários públicos em seus cursos. Mas se não é ilegal e se fazem crer que não faz diferença, porque Pinotti enviou a carta?

2 comentários:

Anselmo disse...

belo resumão.

O que é curioso sobre a reação de secretários de governos tucanos é o "clima de normalidade" que adquire a explicação que cabe ao lado acusado. Qualquer prática é normal, não é ilegal, e pronto. Fácil assim. Repórter, em geral, é tão besta (ou mal-intencionado) que não refuta nada. Soma-se o interessante fenômeno de que qualquer manifestação contra o governo de são paulo é "política" e portanto pode ser ignorada em suas reivindicações de fato.

Graaaaande imprensa.

fredi disse...

Hoje me assustei porque fui conferir uma enquete do UOL em que se perguntava como deveria ser a desocupação pela PM.

Só como deveria ser, não havia a opção: a polícia fazer coisas mais importantes como dar segurança na periferia.

E pior, dos mais de 100 comentários, quase todos defendendo a invasão pela tropa de choque. Havia um que se identificava como coronel Ubiratan, triste referência à invasão do Carandiru.

Sei lá, o mundo está perdido. espero apenas que os meninos não panhem muito nem morra ninguém para que os tucanos mostrem que sabem manter a lei e a ordem depois de tomar medidas inconstitucionais e que ferem a autonomia universitária.

E depois dizem que o Serra fugiu da ditadura. Se fugiu, aprendeu bem os métodos...