Destaques

domingo, maio 20, 2007

A respeito de Alvinegros

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Éverton Santos comemora o 1º gol do Timão (site oficial do Corinthians)


Depois de algum tempo, o Corinthians deu uma alegria legítima para o seu torcedor nesse domingo. Uma vitória por 3 a 0 fora de casa, contra um dos grandes do futebol brasileiro, não ocorre todo dia. Mas convém contextualizar a partida.

O ataque do Parque é veloz com Everton Santos e Willian (que dá rapidez ao time, mas tem dificuldade tanto na assistência quanto na finalização), entretanto encontrou facilidade extra não só porque o Cruzeiro deu muito espaço na marcação como também em função de duas falhas individuais estapafúrdias dos defensores azul celeste, que deram o segundo e o terceiro pênaltis para os alvinegros.

Léo Fortunato honrou o sobrenome e foi para a equipe mineira o que seu xará guarda-costas foi para Getúlio Vargas. Seu parceiro Gladstone só complementou a tragédia para os mineiros. Do lado corintiano, o goleiro Felipe fez excelentes defesas e só confirma o que já foi dito nesse blog: é um bom jogador e tende a se tornar ainda maior atuando agora em uma equipe grande.

Carpegiani inicia seu trabalho no Corinthians ajeitando a defesa e já colhe resultados. Até onde o time pode ir, é difícil saber. No papel, nenhum atleta excepcional, mas, no Brasileiro, não existe nenhum grande time. Se a diretoria deixar, vexame o Timão não vai passar. Já o Cruzeiro, com uma diretoria trapalhona e desgastada e a torcida jogando contra, tem um futuro menos promissor. Dá pena de ver alguns bons jogadores como Gabriel e Araújo se desdobrando em um time que parece um bando confuso jogando pelada. Dorival Júnior vai passar por uma verdadeira prova de fogo.

*****

Na partida contra o Sport, só Adaílton, suspenso na partida seguinte da Libertadores, de titular, em uma equipe com atletas que sequer sentam no banco em geral. No segundo jogo contra o América (RN), só Fábio Costa e mais um amontoado de reservas. Preservar os titulares é uma opção que muitos técnicos fazem quando tem um torneio mais importante a ser disputado.

O curioso, no caso da opção de Luxemburgo, é que nem no Paulistão ele usou times formados totalmente por reservas, e utilizava de vez em quando dois ou três titulares, até como forma de manter a espinha dorsal do Santos. Mas além de usar só suplentes a essa altura do Brasileiro, a clara impressão que fica é que, com essa ridícula mania de fazer mistério na escalação, o time reserva simplesmente não é treinado, o que resulta em um desentrosamento de dar dó ver em qualquer clube profissional.

Na partida contra o Sport, a defesa, com três zagueiros, bateu cabeça o tempo todo, o meio campo não protegia e deu no que deu. Já sábado, cada escanteio contra a meta santista era perigo de gol e a vitória aconteceu com três bolas alçadas na área (duas de bola parada) já que, incrivelmente, era claro que ninguém sabia quem pegava quem, liçãozinha óbvia de qualquer treinador de Série B do Paulista. Ou seja, não treinaram e não foram orientados. Priorizar a Libertadores é compreensível, desprezar totalmente o Brasileiro é inaceitável.

*****

A maior parte do país ficou sabendo do milésimo gol de Romário pelo Faustão. O apresentador gastou uma plêiade de adjetivos para incensar o Baixinho. Com certeza, uma homenagem à altura do feito do artilheiro.

8 comentários:

Anônimo disse...

Fica melhor ver o Corinthians assim que com aquela cara de MSI/Hick Muse/Exel.

É melhor a cara Tupãzinho/Neto do Corinthians que a Carlos Alberto/Roger

Rakal D' Addio disse...

Olá,

Muito legal sou blog. Gostaria sim de firmar uma parceria com vocês.

Abraços

Rakal D'Addio - www.diletra.blogspot.com

Anselmo disse...

sobre a crítica ao desprezo santista ao Brasileiro, recomendo calma: é cedo pra falar em segunda divisão.

sobre os 3 a 0 do corinthians: é cedo pra descartar a segunda divisão.

sobre o Faustão: meus pêsames a quem ficou sabendo do "milésimo" do Roma´rio pelo Faustão.

Edu Maretti disse...

ué, Anselmo, mas quem foi que falou em segunda divisão? Você manifestou um desejo inconsciente ou um trauma inconsciente?

Agora, não concordo com essa falta de treino, de vontade e de tudo nos jogos do Santos no Brasileiro. Pra mim, é um erro. Ano passado o São Paulo disputou a Libertadores até a final, e mesmo assim foi campeão brasileiro. Perder de 4 a 1 na estréia e do América/RN em plena Vila Belmiro é demais. Antigamente não tinha isso. Se havia jogos, jogava-se. O calendário hoje é até menos duro do que antes era. O Santos tem um elenco caríssimo e não dá pra ficar jogando dessa maneira.

Anônimo disse...

O Santos não pode se dar ao luxo de perder um Maldonado, Kléber ou Zé Roberto por contusão enquanto estiver jogando a Libertadores. O time titular é bom, mas não tem reposição. Logo, tem mais é que poupar mesmo!
Claro q torcedor não gosta de perder, mas qual o prestígio que ele deu ao time misto? 3 mil testemunhas... Não prestigia, mas cobra...assim é o torcedor...
Mas concordo com vc, Glauco! Esse misto poderia ser melhor preparado! O problema é que as equipes do Luxa sempre demoram a engrenar (o time titular de 2006 é um exemplo disso).
bjss

Anselmo disse...

trocando os termos, concordo com o glauco que, jogando assim, o curintia não faz feio. pode até se classificar pra sul-americana.

quanto ao santos, precisa pôr um pessoal pra jogar a sério o Brasileiro. Senão por prioridade estratégica, por respeito ao amor-próprio do torcedor.

fredi disse...

Só discordo do Glauco quando afirma que aquele time azul é grande.

Faz tempo que é apenas um entreposto de compra e venda de jogadores para engordar as contas bancárias dos perrelas...

Nicolau disse...

Ausente no fim de semana por motivos tecnológicos, deixo aqui minha impresão sobre o Corinthians. Dessa vez vi o jogo, e gostei. Quer, é uma retranquinha, uma linha de quatro na zaga e outra no meio, mas com um contra-ataque rápido e a possibilidade de pressionar o adversário (como fez no começo dos dois tempos). O Cruzeiro realmente jogou mal e não parece bem das pernas, o que ainda não me permite grande animação. Mas, novamente, foi mais do que eu esperava. O próximo jogo deve dar uma visão melhor do futuro do time, já que o Atlético tem um time montado (se bem que já ouvi falar de má fase no Galo que acabou de ser campeão mineiro...).