Destaques

terça-feira, julho 10, 2007

O jogador mais discreto de todos os tempos

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Ser campeão mundial com a seleção brasileira, titular de um clube grande com 18 anos e, nesse clube, conquistar um título nacional é se tornar automaticamente um jogador famoso, certo? Errado. Ao menos em termos.

O dono do currículo em questão é o zagueiro Leonardo, do Santos. Que eu arrisco considerar o jogador mais discreto ou desapercebido (sic) do futebol brasileiro.

Ele tem um físico "normal", sem um cabelo diferente ou alguma peculiaridade que chame a atenção. Seu nome - Leonardo - também é comum e nem vem acompanhado de um apelido que possa diferenciá-lo. O futebol de Leonardo também não é algo que se destaque muito - nem pro bem nem pro mal. Os santistas não se lembram de nenhuma grande atuação do zagueiro, assim como não vem à mente dos torcedores um jogo que ele tenha enterrado a equipe.

Leonardo também foi pro exterior. Mais precisamente, para a Ucrânia. Alguém ouviu falar disso? Pois é. E ele por lá ficou dois anos. No início de 2007 retornou ao Brasil e seu destino foi o mesmo Santos que o revelara. Está jogando no Peixe desde então, e quem lembra dele?

Uma pesquisa feita rapidamente no MSN com santistas e torcedores de outros times revelou que praticamente ninguém lembra de Leonardo. Ao citar a escalação do Santos campeão brasileiro de 2004, comumente escala-se André Luiz ao lado de Ávalos - André até estava no elenco, mas era banco do referido Leonardo.

Desafio os leitores a apontar um jogador com tamanha discrição. Repito: é discreto, e não ruim. O Santos teve inúmeros zagueiros piores que Leonardo, mas esses todo mundo lembra justamente pela ruindade. Leonardo, e sua discrição toda, vai ser o calcanhar de aquiles daqueles que ficarão tentando lembrar escalações nas mesas de bar. "Era o Ávalos e o... o... quem era mesmo o outro?".

2 comentários:

Glauco disse...

Como um dos pesquisados do Olavo, devo dizer que de fato custei a lembrar do dito cujo. Na verdade, não lembrei. O fato é que realmente o cara é... Um bom reserva, embora seja ainda mt novo e ainda venha a ser um zagueiro de fato e de direito.

Edu Maretti disse...

Olavo, só uma observação sobre a frase "O futebol de Leonardo também não é algo que se destaque muito - nem pro bem nem pro mal". Lembro que quando ele saiu do Santos achei uma perda importante. Muitas vezes é sinal de competência um zagueiro não se destacar. Um zagueiro regular e competente não se destaca tanto num time que tem Robinho, Elano, Devid, Ricardinho e Leo. Mas considerando os zagueiros do Santos hoje, Glauco, acho que o garoto tem mais pegada do que o portentoso Adaílton e mesmo do que o experiente Ávalos, ou seja, se está no elenco e bem fisicamente, acho que deveria estar jogando.