Destaques

quinta-feira, julho 12, 2007

O que ficam agora são as dúvidas

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Ontem a seleção brasileira sub-20 perdeu para a Espanha na prorrogação e assim terminou sua participação no Mundial da categoria, que acontece no Canadá. Os espanhóis chegam agora às quartas-de-final e pegarão a seleção da República Tcheca.

A derrota de ontem só confirmou o que foi a passagem da seleção pelo Mundial: um vexame completo. O time perdeu para a Polônia na estréia, ganhou a duras penas da Coréia do Sul e voltou a perder pros EUA no fechamento da primeira fase. Só avançou para as oitavas entre os melhores terceiros colocados - o regulamento do Mundial Sub-20 é igual ao das Copas do Mundo entre 1986 e 1994, e permite esse tipo de classificação.

Se pensarmos que a principal motivação de uma seleção de base não é ganhar títulos, e sim revelar e treinar jogadores, a situação não é de toda ruim. O time atual tem bons nomes - Alexandre Pato, Lucas, William, Renato Augusto - que é bem difícil que não se destaquem no futebol nos próximos anos, senão como estrelas, mas como jogadores com certo valor.

Mas não dá pra discordar num ponto: caramba, dava pra fazer mais. O que o Brasil realizou no Canadá foi algo único e incomparável, um dos maiores vexames da história da seleção canarinho. E faz com que pensemos uma coisa: o cidadão aí da foto, o técnico Nelson Rodrigues, não merece arrumar emprego nem como técnico de time de várzea a partir de ontem.

Ah, os resultados das oitavas-de-final:

Brasil 2 (0) x (2) 2 Espanha
República Tcheca 2 (4) x (3) 2 Coréia do Sul
EUA 1 (1) x (0) 1 Uruguai
Áustria 2x1 Gâmbia

Hoje acontecem os seguintes jogos:

Nigéria x Zâmbia
Argentina x Polônia
México x Congo
Chile x Portugal

4 comentários:

Nicolau disse...

Quem revela jogadores são os clubes, não a seleção. Ela, no máximo, valoriza os garotos e os coloca na vitrine pros times estrangeiros. Deixasse o William no Corinthians que ele estava ajudando mais...

Glauco disse...

Sinceramente, quem reclama do Dunga nunca viu um jogo da seleção sub-20. Uma equipe sem padrão, desentrosada, desencontrada, horrível. O cara é mt ruim, jogou fora uma excelente geração de jogadores que podia, sem dúvida, pelo menos apresentar um futebol bonito. Esse não quero de treinador nem do São Vicente.

Anônimo disse...

Pode ser uma comparação de tolo, mas creio que é válida para o momento...
O único e verdadeiro "Dream Team" americano, o qual encantou o mundo, era o de Michael Jordan e CIA. Estes jogadores, individualmente, eram tão infinitamente superiores a qualquer jogador do mundo que jogar e dar show foram as suas merecidas férias.
Bem, com o passar dos anos, com o intercâmbio no esporte, a hegemonia americana foi consideravelmente abaladada. O mundo aprende com os melhores e desenvolve-se concomitantemente.
No futebol, as semelhanças têm limites. O mundo não aprende com os melhores... Simplesmente suga-os, compra-os e deteriora as qualidades de todos com uma proposta imbecil de defesa a lá "NFL", onde um centro avante tem que estar na própria área dando combate.
Isto que ocorre com nossos jogadores, a europarização, é a única forma que "Eles" têm de equilibrar a balança. Ou seja, o coletivo acima de tudo, mesmo que o indivíduo seja cerceado do que Deus lhe aproveu.
Pena que dirigentes não visualizem um futuro nada promissor. A serra pela brasileira pode estar próxima a extinção. E então, eles vão vender o que? Filmes de como jogavam a "Academia de Ademir da Guia", "Os menudos" de Cilinho, o "Mengão" de Zico, o "São Paulo" e "Palmeiras" de Telê, a nossa "Seleção de 82"?
Bahhhh! Desculpe o desabafo!!!

Anselmo disse...

ainda bem que o olavo nao citou o leandro lima. por que o nelson rodrigues mantinha esse cara no time? tirou ate oi renato augusto pra por o william, que ia bem mesmo, pra deixar o meia do sao caetado?

eh bem verdade que o cabra fez um golaco de voleio contra a espanha. mas foi soh. e um time que sai ganhando a 2 a 0 e deixa empatar depois perde na prorrogacao, tem que ir pra casa mesmo.

sobre a comparacao com otime de dunga, soh discordo de uma coisa. sempre teve dois meias escalados e laterais soltos.

o que nao garantiu padrao de jogo nem qualidade.