Destaques

quinta-feira, novembro 29, 2007

Por uma vaga a mais para a série B do Brasileiro: um abaixo-assinado

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Por sugestão do nobre comentarista sobre a situação do Corinthians, o Futepoca lança mais uma campanha.



Na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro de 2007, três times ameaçados pelo rebaixamento para a série B foram derrotados. O Corinthians perdeu para o Vasco, o Goiás perdeu para o Atlético Mineiro e o Paraná perdeu para o Santos. Os resultados são apenas o ponto máximo da displiscência com que as equipes tratam suas torcidas. Durante toda a competição, foram inúmeros os acintes ao futebol e ao espectador amante da modalidade.

Em anos anteriores, as equipes se digladiavam, suavam a camisa, comiam grama para se livrar da degola do rebaixamento. O empenho motivado pelo desespero servia de consolo e respaldo ao torcedor, que compartilha o sentimento em ainda maior grau do que os jogadores. Mas nada disse se vê em 2007. E a motivação também resultava em vitórias para os ameaçados nas rodadas finais. Jogar contra um time que estava pra cair era uma preocupação, um tormento. Hoje, é alívio.

Como restam apenas duas vagas em disputa para o rebaixamento para a série B – visto que América-RN e Juventude já estão matematicamente sem chances de escapar –, solicitamos à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que reveja o regulamento do Campeonato Brasileiro de 2007, abrindo uma exceção.

Assim, o Futepoca defende que cinco times sejam rebaixados para a série B de 2008.

Embora a mudança de regulamento não seja motivada pelas exceções apresentadas no parágrafo 5º do Capítulo III do Estatuto do Torcedor (Lei 10.671/2003), acreditamos que o respeito ao futebol e o impacto da medida sobre as próximas edições do campeonato nacional valorizam os dois primeiros artigos do referido estatuto, que estabelece "normas de proteção e defesa do torcedor", entendido como "toda pessoa que aprecie, apóie ou se associe a qualquer entidade de prática desportiva".

Temos que lembrar também que, se um campeonato já teve onze partidas anuladas por conta de supostos prejuízos a times sob o apito de Edílson Pereira de Carvalho, está aberto um precedente para mudanças que possam "moralizar" (sic, sic, sic, muito sic) o futebol. Ou pelo menos fazê-lo menos doído para quem assiste.

Também propomos que o Corinthians tenha mais respeito e envie ofícios de gratidão aos rivais paulistas. Afinal, já foi salvo pelo São Paulo de uma vergonhosa segundona no campeonato paulista (leiam bem: CAMPEONATO PAULISTA), tiveram ajuda do Santos contra o Goiás e Paraná e do Palmeiras contra a equipe curitibana. Propomos que os torcedores do dito Timão (sic) sejam proibidos de falar mal dos clubes co-irmãos.

Assine já

Depois de ler, clique em "Sign the petition", preencha seu nome, e-mail (informação mantida sob sigilo) e comentários se quiser. Você visualiza a assinatura e clica em "Aprove signature".

2 comentários:

Marcão disse...

.
Não sei se o Anselmo bebeu alguma coisa, mas até o texto dele está soluçando de bêbado: "sic, sic, sic"...

fredi disse...

Oh, Marcão, vc está duvidando da condição de manguaça do Anselmo, qui é isso?

Isso dá comissão de ética no STJM, com direito a levar cartão e pagar cerveja pelo trocadalho do sic.