Destaques

segunda-feira, novembro 05, 2007

Sobre o pior da campeão brasileiro da História

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Foram muitos comentários (173 até o momento desse post ter sido escrito) a respeito do pior campeão brasileiro da História. Uns indicando votos, outros questionando o porquê de um time ou outro não ter entrado na lista e outros ainda contestando a inclusão de algumas equipes no rol de votação.

Claro que a lista é subjetiva, mas com critérios que ficaram claros no post, a saber: o clube está lá ou por ter tido ajudas extra-campo ou por ter sido pífio tecnicamente ou por ter participado de campeonatos com fórmulas e viradas de mesa que ferem logo de saída a competição. Todos os listados combinam pelo menos dois desses critérios. Agora, se um campeão é ruim porque o time não joga bem ou se é pior se ele venceu "roubando", a escolha é de quem vota.

Mas se os anti-corintianos são fundamentais para dar ao Timão a liderança da votação até agora, os anti-flamenguistas babam por não ver seu rival ali, acusando até mesmo o escriba de ser rubro-negro. Alguns esclarecimentos: muitos estão confundindo a semifinal da Libertadores de 1981, em que José Roberto Wright fez um show de expulsões que prejudicou o Galo, com a final de 1980. Nesta, o lance polêmico foi a expulsão de Reinaldo por reclamação, obra de José Assis de Aragão. Muitos atleticanos contestam o lance mas, dado o histórico do atacante, useiro e vezeiro em tomar vermelhos (vide expulsão antes da final de 1977), não seria um erro do tipo escandaloso como o da final de 1995, o pisão de Chicão em Ângelo em 1977 ou o pênalti não dado para o Inter com a expulsão de Tinga no ano de 2005. Isso se considerarmos erro a dita expulsão. Claro que os atleticanos consideram, os flamenguistas não.

Se isso fosse considerado, a lista não pararia. O atacante santista Viola foi expulso em um lance em que reclamou de falta (real) em uma semifinal do campeonato brasileiro de 1998 contra o Corinthians. O mesmo Santos foi prejudicado contra o Flamengo na final de 1983, quando Arnaldo César Coelho marcou falta fora da área em um pênalti claro em Pita. Erros do gênero serão encontrados aos montes, na lista foram considerados os clamorosos e tidos por uma grande maioria como incontestes.

E por que não entrou o título de 1987? Simples. Alguns comentários pediram a inclusão do Sport como pior campeão, outros, que o Flamengo estivesse na lista. Simplesmente por isso que nenhum dos dois foi incluído. O Clube dos Treze, que organizou o campeonato, considera o Flamengo campeão, a CBF considera o Sport. Se o São Paulo tivesse sido o clube vitorioso da Copa União, a polêmica seria a mesma, pois não disputaria contra Sport e Guarani. E isso vale para todos os outros do Clube dos Treze. Esse é um campeonato que foge a qualquer parâmetro mesmo em meio à barafunda da história do futebol brasileiro. Por isso não entrou nem o time do Rio, nem o pernambucano.

Enfim, óbvio que o assunto é polêmico. Mas a lista é essa aí.

12 comentários:

Anselmo disse...

o flamengo, pelo conjunto de contestações, até merecia a lista. O interessante da enquete é que o corinthians tá disparado na frente. Depois, disputando, está o vasco de 2000 e o são paulo deste ano.
quer dizer, o anti-vascainismo e o anti-saopaulinismo não são de se desconsiderar.

Há alguns dados a se considerar. o título do corinthians de 2005 e o do são paulo em 2007 são bem recentes, o que tbem facilita pra muita gente votar. Mesmo 2000 não sendo um ano tão distante, já envolve algum grau de esquecimento de votantes embriagados...

Anônimo disse...

Essa história da taça de bolinhas da Copa União 87 dá pano para mangas mesmo. Já estamos com 57 comentários no Blá blá Gol (tudo bem que a maioria nossos mesmo, mas que o assunto é um saco, isso é).
Sei lá, mas fiquei com a impressão que o post do Pior Campeão da História foi todo escrito apenas para citar o roubo do Marcio Rezende de Freitas em 1995...

Anônimo disse...

O São Paulo de 2007 foi pífio tecnicamente? Aonde? Só porque é um time que defende melhor do que ataca? Era só o que faltava, um time com Rogério Ceni, Breno, Miranda, Alex Silva, Hernanes, Jorge Wagner e Dagoberto ser pífio tecnicamente. Um time com a segunda melhor defesa da história do campeonato, é pífio? Bom, acho é o que acontece quando se consegue um título com 15 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, assim eliminando qualquer constestação dentro de campo. Apelam para esse tipo de abstração sem fundamento.
Ah sim, não quero nem pensar qual seria o segundo critério em que o time se encaixa. Tenho medo de começar a dar risada e não parar mais.

Nicolau disse...

Em defesa dos autores, o p´roprio post questiona se o São Paulo de 2007 deveria estar na lista, dados os concorrentes. Entrou porque a idéia da enquete surgiu por conta de declarações de articulistas, jornalistas e torcedores dizendo que o campeonato deste ano foi o pior desde 71 e o São Paulo o campeão mais fraco. Agora, sobre o time, a lista que você citou mostra que o time não é muito forte mesmo (não vale comparar com o ridículo Corinthians desse ano, esse sem dúvida fortíssimo candidato a pior de todos os tempos). Se fosse um time da Itália, mesmo com a excelente defesa, os sãpaulinos também estariam descendo o cacete nos "retranqueiros" e no "futebol de resultados", como muitos fizemos na Copa 2006.

Nicolau disse...

Ah, sobre a liderança isolada do Corinthians, mostra mais uma vez que os adversários só pensam mesmo na gente! Bonita essa devoção!

Anônimo disse...

Olha, esse blá, blá, blá é uma tremenda baboseira! Gostaria que lessem o artigo da Soninha hoje na Folha de S. Paulo.

Mas, se é para ter opinião sobre essa baboseira, o pior foi o Corinthians, suposto campeão brasileiro de 2005, quando o "Timão" teve ajuda de tudo que é maracutaia. O VERDADEIRO CAMPEÃO DE 2005 É O INTERNACIONAL!

Anônimo disse...

Respeito sua opinião, mas citei 6 jogadores com nível pra jogar na seleção(jorge wagner não chega a tanto). Os que ainda não tiveram a honra(hernanes, breno e miranda) certamente ainda vão ter sua chance. Se essa lista não dá um time forte, o que dizer do Cruzeiro de 2003, com Alex e 10 medianos? De selecionável entre os 10, só Gomes(beeeeeeem inferior ao Ceni), Luisão(que só jogou o primeiro turno) e, inacreditavelmente, Edu Dracena.
Bom, nem sei pq continuo discutindo isso. O maior dos argumentos, o resultado, é tão expressivo nos seus 15 pontos de vantagem, na defesa mais sólida das últimas décadas, na liderança inabalável durante todo o segundo turno e nas vitórias em praticamente todos os confrontos diretos, que qualquer tentativa de desmerecer o time só merece mesmo ser solenemente ignorada.

Leandro Conceição disse...

Isso aí anônimo!!! Isso aí Ivan!!! Ignorai-vos os invejosos!

Nicolau disse...

Ivan, também respeito sua opinião, mas sua memória seletiva esqueceu de colocar no Cruzeiro de 2003 Maicon, Cris, Maurinho e Zinho, todos com passagens pela seleção brasileira, Maldonado, da seleção chilena e reconhecido como um dos melhores em sua posiçaõ há anos, e Arstizabal, da seleção colombiana, em temporada particularmente inspirada. Esqueceu de contar também com Luxemburgo no banco, também em temporada inspirada. Outra diferença entre os times é o craque: o do São Paulo está no gol, o do Cruzeiro na meia avançada. Alex só não fez chover naquele ano. Eu ainda fico com o Cruzeiro, fácil.

Anônimo disse...

Realmente me esqueci do Maldonado, erro que retifico agora. O Maicon, constestações a parte, mal jogou e acho até que passou boa parte do campeonato machucado(teria de confirmar essa última). Se quiser colocar o Zinho, também adiciono o Júnior na lista. E pode ter certeza, não esqueci do Cris. Só não o considero jogador de futebol. Me referi mais ao nível dos jogadores do que a uma convocação em si. Mas até o tosco do Leandro(lateral-esquerdo) foi convocado no cruzeiro, se vc acha que isso ajuda seu argumento. E aristizabal foi o que vc disse, um jogador numa temporada inspirada. Assim como richarlyson resolveu jogar bola em 2007, mas não virou craque de um dia por outro. E por favor, não fale em seleção colombiana. Hoje em dia até a venezuela bota mais respeito.
Ao meu ver o mesmo vale pro maurinho, que a rigor não teve nem 3 semestres de futebol decente, mas pelas dificuldes com as lesões até dou um desconto, é difícil ele provar o contrário praticamente sem joelho.
Quanto aos técnicos, sugiro que dê uma olhada nos últimos confrontos diretos entre os dois. Tanto nos resultados quanto na parte tática, o luxa só tomou cacete.
Aaaanyway, não quis dizer que o sp de 2007 era melhor que o cruzeiro de 2003. Apenas contestei sua (pouca fundamentada) acusação de que a lista era fraca. Não tenho culpa se sua argumentação seletiva só respondeu a parte da mensagem que vc julgou "fraca".

Anônimo disse...

Não é por nada não... mas que discussão mais chata!!! Ivan, deixa a galera da inveja pra lá!!! Com pior time ou melhor time nós somos Penta brasileiros, tri mundiais, tri da libertadores...

Enquanto os torcedores dos outros times ficam com essas comparações invejosas e sem sentido, nós contamos nossos títulos!!!

Saudações tricolores pentacampeãs!!!

Unknown disse...

Vasco x Cruzeiro 1974

Gol legitimo anulado pelo ladrão Armando Marques do cruzeiro.
Além de uma jogada de dirigente que mudaram o local do jogo final do mineirão para o maracanã

pra mim essa foi a final mais roubada de todos os tempos

O Armando Marues jurou todos o jogadores do Cruzeiro em campo