Destaques

domingo, janeiro 13, 2008

Nas priscas eras do humor nacional

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

"Depois da China, Sarney vai à merda". Era assim que o jornal Planeta Diário manchetava uma das inúmeras viagens presidenciais de José Sarney, em julho de 1988. Essa era apenas um mostra do caráter anárquico do periódico fundado por Hubert, Reinaldo e Cláudio Paiva em 1984. Egressos do antigo Pasquim, o trio soube aproveitar com poucos o início da democratização brasileira, não poupando políticos (seu alvo preferencial), militares, personalidades e nem mesmo minorias. Anões, portugueses, judeus, homossexuais também eram vítimas das piadas disfarçadas de notícias.

O número de estréia trazia manchetes como "Maluf se entrega à polícia", "Nelson Ned é o novo menudo" e "Newton Cruz prende Deus". A aventura durou até 1992. Hoje, Hubert e Reinaldo fazem parte do elenco e da produção do já pasteurizado Casseta & Planeta (resultado da união destes com a turma da revista Casseta Popular), enquanto Cláudio Paiva foi redator final da TV Pirata e faz o mesmo trabalho hoje na Grande Família.

Abaixo, duas "notícias" extraídas do livro O Planeta Diário, da Editora Desiderata. Uma sobre a queda do comunismo e o posterior desmembramento da União Soviética, e outra sobre o então ídolo (posteriormente promovido a santo) Ayrton Senna, versando sobre sua suposta homossexualidade e fervorosa devoção religiosa. Um humor impossível de ser reproduzido nos dias de reinado do "politicamente correto".

Setembro de 1991

Jânio Quadros: "Comunistas caíram porque não sabem beber"

Conhaque de Azerbaijão de São João da Barra - O ex-presidente Jânio Quadros, participando de um seminário sobre a queda do alcoolismo na União Soviética, declarou que a queda do alcoolismo soviético se deve ao racionamento de vodca, servida em doses tão ridículas que não davam nem para os burocratas do PC ficarem "legais". Jânio reclamou também que, com o tempo, os mais puros ideais do alcoolismo-leninismo foram se diluindo devido ao excesso de gelo servido nos bares da Sibéria. Apesar de triste com a crise do alcoolismo, ao final do seminário Jânio estava alegre e vendo vários países onde antes só via a União Soviética.

Maio de 1998

Acidente na Fórmula 1
Senna se abaixa no box para pegar o sabonete

24 horas de Le Mans - Ayrton Senna, o único brasileiro que deu certo lá fora além dos travestis, sofreu ontem um acidente durante os treinos para ver quem ia ficar na pole position (o piloto por baixo e o carro por cima). Devido a uma falha mecânica, o sabonete caiu no chão do box, e Senna não sabia se abaixava ou não para pegar, pois Alain Prost estava próximo da sua traseira, esperando uma oportunidade para entrar no seu vácuo. Senna teve então que marcar um encontro com Prost depois da corrida, porque Deus estava do seu lado e o Todo-Poderoso é muito ciumento.

4 comentários:

Marcão disse...

Genial. A primeira edição do Planeta Diário que comprei, em 1986, tinha como manchete "Gráfica do Senado emprega 500 filhos de Baby Consuelo" (na mesma edição tinha uma fotonovela parodiando um famoso seriado global da época: "Esfíncters Dourados"). O Planeta Diário, a edição brasileira da revista MAD, o programa radiofônico Djalma Jorge Show (na Jovem Pan, retransmitido pela FM Morada do Sol, de Araraquara), a TV Pirata e os filmes do Monty Python mudaram para sempre minha concepção de humor. A partir de então, meus heróis Renato Aragão, Chico Anísio e Jõ Soares passaram a não ter tanta graça assim.

Marcão disse...

Ps.: Lembro que essa manchete "Depois de ir à China, Sarney vai à merda" fez o ministro da Justiça na época, Brossard, mandar apreender a edição. Tentei comprar e não consegui.

Marco Antonio disse...

Pô, parece que o espírito Cassetiano-Planetiano invadiu os posts do Futepoca.

Anônimo disse...

acompanhei o planeta diário desde a época que era um fanzini xerocado no Fundão. a pasteurizada deles na globo foi muito grande.
Parei de ler e assistir os programas após o podcast do M. Madureira com o Diogo Mainard. Não precisavam disso.