Destaques

quarta-feira, abril 16, 2008

Erramos. Blogue coletivo tem disso

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Post retirado do ar.




Erramos

O Futepoca é um blogue coletivo feito a muitas mãos. Não dá pra calcular exatamente quantas são, porque parte delas (mãos) estão ocupadas carregando copos. Cada um dos autores tem suas senhas de acesso e suas idéias e publica o que quer. A edição coletiva dos demais é feita depois que o texto foi pro ar. Isso porque, embriagados ou sóbrios, todos estão sujeitos a lapsos e erros. A respeito desse fato, pode-ser ler uma entrevista no parceiro Cervejas do Mundo, concedida pelo Marcão, por e-mail, em que ele explica isso na quarta pergunta.

Foi o que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 16, quando Gerardo publicou comentários sobre uma "eleição" promovida dentro de uma campanha publicitária sobre o melhor jogador do mundo. Argentino, Gerardo se surpreendeu com o artigo do editor de Esporte da Folha Online, Eduardo Vieira da Costa, porque desconhecia o "concorrente" brasileiro.

O Futepoca não publica posts pagos (leia mais) nem promovidos por campanhas de marketing, pagos ou não.

Leia-se, portanto, erramos. O Futepoca pede desculpas aos leitores.

por Futepoca

11 comentários:

Anônimo disse...

post pago
pelo menos coloque isso, não há problema algum, isso é campanha de uma multiacional.

alessandro de lima

Anselmo disse...

Caro alessandro de lima,
o conteúdo post foi retirado do ar e a explicação com pedido de desculpas publicado. os motivos estão explicados no novo texto. abraço

Marcão disse...

O Gerardo tá bêbado desde a festa do Sindicato dos Bancários do ABC...

Anônimo disse...

Não vejo problemas em se colocar um post pago, desde que isso seja explícito e transparente. Como vocês disseram que esa não é a intenção do blog, parabéns por retirarem a "matéria".
Isso só aumentou a minha admiração.

Alessandro de Lima
Tomando todas até a última gota.

Anônimo disse...

Parabéns! é muito nobre saber reconhecer os próprios erros!

Carlos disse...

Grande bobagem essa atitude de vocês.
Deixam de oferecer conteúdo relevante ao público, apenas porque faz parte de uma campanha publicitária.

Se o post for espontâneo, se realmente um dos editores de vocês gostou da campanha, porque não postar?

Vocês são a Rede Globo? "uma marca de automóveis", "uma companhia aérea"?

Anônimo disse...

Também achei, como o Carlos, a reação exagerada.

Creio que ficou claro numa outra conversa com vocês que existem limites, mas que uma empresa pode sugerir uma pauta a um jornalista, dentro de conceitos de relevância, transparência e ética. Certo?

Neste caso, houve um exagero porque, bem ou mal, a campanha, do ponto de vista publicitário (o meu) conseguiu pautar naturalmente a mídia, sem pressão ou jabá. A discussão proposta pela campanha dá pano para a manga pros futebolistas, como aconteceu na Folha de S.Paulo.

Sob esta ótica, não seria desrespeito algum com os leitores do Futepoca a manutenção do post no ar, já que não houve jabá na parada e, convenhamos, os jornalistas não pautam sozinhos as conversas de boteco. Um ato corajoso é saber discernir entre não fazer posts pagos e explicar aos leitores que nem sempre é necessário um pagamento para se falar de uma marca, se ela fez por merecer.

Apenas minha opinião. Cada um com a linha editorial que acredita, certo?
Abraços,

fredi disse...

Caros, concordo com as ponderações, mas como membro do Futepoca apóio o que foi feito.

Há coisas em que não adianta apenas ser honesto, tem de parecer honesto também.

O Futepoca há pouco denunciou tentativas de marketing viral e não pode ter seus textos confundidos com campanhas.

Podemos cometer outros erros e creio que não temos nada contra publicidade ou patrocínio, como se pode ver nos banners publicados, mas se e quando isso acontecer ficará claro para todos.

Anônimo disse...

Quer diser entao que sempre que eu quiser comentar uma campanha que eu achar bacana eu vou ter que colocar embaixo:

Esta campanha nao é um post patrocinado mais é uma campanha publicitaria e por isso eu tenho que colocar aqui senao o pessoal do futepoca fica bravo se eu comentar a campanha e nao falar que é campanha...

?????

crisdias disse...

Isso é justamente o que eu chamo de "polícia do pensamento", uma paranóia exagerada. A campanha é engraçadíssima.

Glauco disse...

Mais esclarecimentos:

Gerardo é argentino, postou um texto que não condiz com o que a maioria das pessoas sabe: é impossível comparar Maradona com Biro Biro. Por não conhecer o futebol do ex-volante corintiano e não entender que se passava de uma brincadeira, escreveu um post que era incondizente com o nível de conhecimento dos leitores do Futepoca. O texto ficou sem sentido. Ou seja, é uma decisão editorial.

Yassuda, é verdade que "os jornalistas não pautam sozinhos as conversas de boteco". Posso dizer também que "os publicitários não pautam sozinhos suas conversas de boteco". A própria campanha publicitária em questão se inspira em uma discussão que nasceu em mesas redondas mundo afora sobre quem foi melhor, Pelé ou Maradona. O problema do post excluído foi, como dito acima, encarar a discussão como algo "espontâneo" e não pautado por uma campanha publicitária. Ou você já viu alguém dicutir em um bar, antes disso, se Biro Biro é melhor que Maradona?

Anônimo, acho que está esclarecido, né?

Cris Dias, chamar de "polícia do pensamento" é algo exagerado, não?