Destaques

terça-feira, junho 17, 2008

Do prazo de validade à violência nas ruas, por culpa do Lula.

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Parece um esporte, e a tendência é mundial

Depois da comentarista de política da CBN, Lucia Hippolito, até o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, aderiu à prática denominada de "A Culpa é do Lula". O Futepoca não promove esta campanha mas se diverte reunindo suas demonstrações.

Há duas semanas, atrasado para o trabalho, tomei o primeiro ônibus que passou para descer dali quatro paradas, tomar outro e tentar recuperar o tempo.

O veículo contava com transmissão da TVO, e não a Bus TV. É que esta, de nome gringo, tem som e apresenta uma seleção musical de adequação duvidosa para a realidade do coletivo – de Roupa Nova a Draft Punk, passando por Britney Spears, sem falar na trilha New Age do horóscopo. Tão eclética quanto essa escolha é a empresa que produz a TVO, encarregada das TVs Daslu e Pão de Açúcar, deixa tudo mais silencioso. Mas a gente já chega na "culpa do Lula".

Um dos programas do canal sem áudio, é o Super Consumidor (foto), que apresenta dicas imperdíveis. O tema do dia eram os prazos de validade e, pasmem, o alerta era para olhar o vencimentos dos produtos, principalmente os da promoção, às vezes passados ou próximos da data de expiração.

O impacto sobre os passageiros foi nulo.Pelo menos por cinco minutos, quando o coletivo empacou no trânsito da avenida Doutor Arnaldo, cem metros antes do ponto que eu aguardava.

Um cidadão, sentado ao lado do cobrador, começa a praguejar. Todos dão de ombros:

– Que trânsito, hein? (silêncio) E a gente ainda tem que ficar vendo isso que eles mostram... dica do consumidor, tá louco.

Na face do profissional, surgiram marcas de desespero, o que o levou a olhar fixamente para o congestionamento, confiante de que seria capaz de remover montanhas de automóveis de passeio com o poder da fé. Qual nada:

– Ficam aí falando pra olhar a data de validade. Quem não sabe? Mas, ó, também é um absurdo isso. Você paga não sei quantos bilhões de imposto e ainda tem que ver se a comida tá estragada. Isso era o governo que tinha que fiscalizar!

A indignação latejava no silêncio das massas sentadas que nem prestavam atenção, e eu, em pé, parecia ver o ponto cada vez mais distante.

– Mas é isso, o governo pega os impostos e não faz nada com eles, só mete a mão... esse Congresso... E esse aí [ao que tudo indica, o Lula], diz que tem 60% de popularidade. Não sei onde.

A partir daí, começaram as queixas ao presidente Lula, que promove "um governo que nem existe", que não aumenta o salário, que só aumenta a corrupção etc. E, desse conjunto todo, concluiu, "vem a bandidagem na rua que a gente vê".

Do prazo de validade à violência nas ruas, em cinco minutos, por culpa do Lula.

5 comentários:

Glauco disse...

Você deveria ter anotado o nome do cara. Pode ser companheiro da Lucia Hippolito na CBN.

Marcão disse...

Ontem à noite, a caminho do Terminal Ferrazópolis, parei num pé-sujo para engolir o almoço adiado (R$ 3,50 o X-tudo, pra imaginar o nível do estabelecimento) e a onipresente televisão estava ligada, pra variar, num desses apocalípticos e histéricos programs policiais.

O apresentador berrava contra um servidor público depravado que tinha sodomizado garotos numa cidade do interior paulista. Daí, enquanto eu aguardava o funesto sanduba, presenciei o seguinte diálogo entre dois manguaças que ocupavam o balcão em minha frente (cada um com sua dose de 51 devidamente engatilhada):

- Deus me livre! Nem criança os cara perdoa!

- E nem é bandido, é funcionário de prefeitura.

- E os padre? Tá cheio de padre fazendo essas barbaridade!

- É o fim do mundo. Não falta mais nada!

- O governo não faz nada.

- Esse governo aí? Esse é o mais bandido!

- Tá tudo perdido.

Seguem dois goles sincronizados e o manguaça que iniciou a conversa arremata, impávido:

- Comunista não come criancinha? Então! Tá tudo perdido!

E riu, antes de pedir mais uma 51.

É como você diz, Anselmo: da pedofilia ao comunismo antropófago, é tudo culpa do Lula!

Anônimo disse...

é que só Paulista odeia o Lula. Vê aí o governo do estado de São Paulo... nunca teve um petista no Palácio dos Bandeirantes.
Que cidade mais reacionária é essa, viu?

Anselmo disse...

ô loco! a capital elege, sozinha, o governador do estado? que fácil!

a capital teve Erundina e Marta como prefeitas. Teve até um prefeito negro, Celso Pitta, embora ele estivesse mais à direita no espectro político. Ainda assim, é uma cidade um pouco mais plural do que isso. Também repleta de reacionários, claro.

Marcão disse...

"Tem democracia de mais nesse país."