Destaques

sábado, junho 21, 2008

Cadê a bola? Cadê, cadê?

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

"Exuberante o futebol/Da Portuguesa faça chuva ou faça sol". Cantarolava os lindos versos do hino da Portuguesa Santista, a mais Briosa de Ulrico Mursa, no fim do expediente da sexta-feira. Ao ouvir o trecho da música, Carminha, a Eminência Parda deste blogue, riu e fez cara de descrédito em relação à existência de tais palavras concatenadas de forma poética, engendradas em uma melodia cativante.

Para provar a existência dos versos, procurei na internet o hino. Achei o sensacional site Hinos de Futebol Podcasts e lá estava o hino da Briosa. Obviamente, é inevitável continuar a fuçar mais canções brilhantes dos times de futebol, como o conterrâneo da Lusinha, o Jabaquara, que tem em seus versos um dos piores cacófatos da história dos hinos: "Jabuca, Jabuca goooool".

Há outras pérolas da poesia nacional, como se vê no hino do São Bento, "Gol sorocabano, vai ganhando Azulão.../Gente de tutano tricotando o balão...". E quem quiser pode escutar o pra lá de animado hino do Taquaritinga, o portentoso CAT do Marcão, que tem versos como "Com as palavras se escreve sua história/ E com jogos muitas glórias/Que alegraram a multidão". O conceito de "multidão" na letra certamente é bastante elástico.

Mas uma indicação do Olavo mostrou aquele que deve ser o hino mais sensacional do futebol brasileiro. Trata-se da música que saúda o Goiânia Esporte Clube. O áudio evidencia o cuidado com o arranjo, um galo que carcareja de quando em quando na gravação, o órgão que fica entre a música de igreja e a Jovem Guarda, e o refrão que tem um tom quase de anúncio publicitário. A letra abaixo demonstra o primor e originalidade:


O galo carijó é professor.
O galo carijó é brigador.
O galo quando entra no rebolo
pega a bola, faz o gol, esconde a bola e ninguém vê

Cadê a bola?, cadê cadê?
Goiânia Esporte Clube futebol é com você!
Com você!!

Cadê a bola?, cadê cadê?
Goiânia Esporte Clube futebol é com você!
Com você!!Com você!!


Vale a pena ouvir aqui, é comovente... Se você tiver um hino pra indicar, fique à vontade, leitor.

3 comentários:

Anônimo disse...

"com você! com você!"

o galo carijó é danado.

Unknown disse...

o hino do marília e do baraúnas tambem merecem destaque. o primeiro por ser composto no melhor estilo trio elétrico do chiclete com banana e o segundo por ser o único hino reggae q conheço

Marcão disse...

Que pérola! E deve ter sido gravado nos anos 60, mesmo, pois, além do órgão, a bateria e a guitarra são Jovem Guarda total!

Cá entre nós: o cara perguntar onde está a bola, está no mínimo manguaçado...

Ps.: O hino do Clube Atlético Taquaritinga é um forró, tem triângulo e sotaque nordestino: "Hei, CAT, faz mais um pra gente ver/ Nosso CÓração balança/ Quando vamo ver você". O refrão diz: "É campeão/ É campeão/ Quando o CAT entra em campo tem a força de um leão" (o time é conhecido como "Leão da Araraquarense"). Diante de seguidos vexames, meu amigo Sala fez uma versão: "É esquisito/ É esquisito/ Quando o CAT entra em campo tem a força de um mosquito".