Destaques

terça-feira, junho 17, 2008

Alfio Basile "prestigiado" na Argentina

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

“Chega de Dunga Dunga”. É com essa manchete que jornal argentino Ole trata o duelo entre Brasil e Argentina amanhã, em Belo Horizonte. A referência é em relação às duas derrotas que o time de Alfio “Coco” Basile teve contra a seleção comandada por Dunga: dois 3 a 0, um em 2006 e outro mais dolorido, em 2007, na final da Copa América.

O periódico pergunta se Basile, quando vê o Brasil “chora” e responde: “não se sabe, mas se preocupa sim.” No entanto, prega a continuidade do trabalho do treinador, independentemente do resultado da partida, e faz uma diferenciação no modo de se encarar o trabalho dos comandantes de equipes aqui e na Argentina.“Se Dunga, que foi campeão na mesma Copa América, é tratado como burro e está na corda bamba... No Brasil são muito passionais e não têm a cultura de respeitar os contratos.”

As críticas ao treinador não são feitas por conta dos jogadores escolhidos, que o jornal afirma haver consenso por serem os melhores, mas sim pelo fato de não haver ainda um time. Observa a insistência de Basile em manter Riquelme, que o comandante diz ser “seu Maradona”, mesmo nos jogos em que vai mal. Também destaca o fato de, mesmo tendo atuado bem em algumas partidas, Messi nunca ter repetido na seleção o “nível estelar” apresentado no Barcelona, argumentação semelhante à usada por muitos no Brasil em relação a Ronaldinho Gaúcho.

Mesmo assim, o Ole assume que prega a permanência de “Coco”, citando a cultura brasileira de demitir técnicos. “O ciclo tem 22 meses e salvo contra a França, em París, as outras três partidas “classe A” terminaram mal: Espanha e duas com o... Brasil! Ao contrário do que acontece no Brasil (o São Paulo foi campeão da Libertadores em 2005 com três técnicos diferentes), aqui respeitamos os ciclos: Basile deve seguir, aconteça o que acontecer, mas também é preciso refletir porque é tão difícil dar forma a uma grande equipe.”

5 comentários:

fredi disse...

O Olé apenas fez isso para insinuar que o Futepoca e sua campanha Fora, Dunga! são golpistas...

NA realidade, são coisas diferentes. Basile, queira ou não, é um técnico experiente, passou pelo melhores times argentinos.

Esse é um dos principais problemas do Dunga, antes da seleção não treinou nem os juniores do Internacional.

Não mostrou competência em nenhum lugar, só sabe falar em atitude...

Cadê esquema tático, jogadas ensaiadas, escalação dos melhores jogadores?

Fora, Dunga!

Marcão disse...

VEM, NELSINHO!

Anselmo disse...

O Dunga treina jogadas ensaiadas. A não ser que os jornalistas tenham mentido nesta e nesta e nesta ocasiões, isso foi noticiado. Se, no treino, a jogada não tivesse dado certo, nenhum repórter falaria?

Será que os jogadores é que não aprendem?

Será que o Parreira, que tbem tinha treinos de jogadas ensaiadas relatados (aqui, aqui e aqui) era mais eficiente? Mas também se criticava. Mesmo com bastante tempo de treino, como foi para a Copa de 2006, havia críticas de sobra. Com razão, convenhamos, porque havia divergência de versões.

Então, não falta só experiência ao Dunga mesmo, como diz o Frédi.

A argentina vai vir mordida demais pra cima do Brasil. E se jogadores como Robinho e Diego não estiverem comendo grama na partida do Mineirão, é porque Dunga tampouco sabe motivar seus atletas. Confirmar-se-ia que o cidadão só fala em atitude, mas não convence ou não é atendido. Em ambos, ele fica em maus lençóis.

Se o time entrar bem e vencer, ao contrário dos prognósticos gerais, não sei o que significa.

Anônimo disse...

Gostaria de conhecer a cultura de respeito a contratos argentina... esses caras têm que inventar algo pra gerar atrito...rs

Amanhã, Brasil 2 x 0 Argentina.

Basile cai e Dunga assume a seleção hermana!

Guilherme disse...

Correção... o "Dunga Dunga" é uma piada que eles fazem com o nome do (até agora) treinador brasileiro. A repetição do nome não tem ABSOLUTAMENTE nada com o fato das duas últimas derrotas (a frase em si, talvez).

Não achei a piada em español, mas estou mandando em italiano... se não me engano na piada em português é "uga-uga".

DÁ-LHE GRÊMIO!!!

DUNGA DUNGA
Due scienziati vengono catturati dagli indigeni nell'Africa Nera e rinchiusi in una gabbia. Dopo qualche ora il capo tribu' apre la gabbia tira fuori un prigioniero e gli chiede: "Tu cosa preferire?
Morte o Dunga Dunga?". Lo scienziato allibito pensa tra se': "La morte e' sempre la morte", quindi dice al capo senza esitare: "Scelgo Dunga Dunga". Detto fatto tutta la tribu' se lo incula a sangue e lo ributta nella gabbia morto. Passa la notte e la scena si ripete con il secondo prigioniero che senza esitare risponde: "Scelgo la morte!". Allora il capo tribu' gli fa: "Va bene, ma prima Dunga Dunga!".