Destaques

quinta-feira, julho 10, 2008

Impressões despropositadas

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Esse post é mais uma encucação de um torcedor preocupado com o seu time do que uma análise jornalística. Deve ser interpretado com esse prisma. Mas também adianto que eu, no atual momento, não conseguiria fazer um artigo profissional tão díspar assim.

Ontem estive na Vila Belmiro para ver Santos 1x1 Grêmio. Surpreendeu-me a Vila lotada; e até arrisco dizer que o número de 10 mil presentes anunciados não condiz com a realidade. Mas esse não é o assunto. Quanto ao time em campo, vi um Santos aguerrido, determinado, com Kléber fazendo - e no meio-campo - talvez sua melhor atuação em 2008. Michael e Maycon Leite (isso é nome de jogador, meu deus!?) também atuaram muito bem e deram esperança à torcida peixeira. O primeiro, inclusive, foi premiado com um belo gol.

Mas o Santos não venceu. E é aí que eu queria focar a tal encucação.

Saindo do jogo, a caminho de casa, ouvi no rádio a entrevista coletiva do Cuca. E o tom das declarações do técnico sugeria uma postura derrotista, conformista, aquela que não passa a menor confiança. "O time criou, mas não é todo dia que uma bola bate no travessão, que o goleiro faz defesa com o pé, que a bola passa raspando três vezes só no primeiro tempo... mas um dia a bola vai entrar e as coisas vão melhorar". Aí que tá. É essa expectativa de que tudo vai dar certo no final - que final? - que me assusta.

Cuca parece ter consigo um estigma irretirável de perdedor. Nos acostumamos a vê-lo no Botafogo em situações muito parecidas - a da quase-vitória, do trabalho que não dá certo por detalhes, do esforço não-recompensado, das coletivas explicando derrotas e insucessos.

No Santos atual, onde há cenário de crise institucional, incompetência administrativa e pindaíba financeira, talvez esse espírito do "quase deu" seja o componente que faltava para o time amargar um rebaixamento.

Querendo ou não, são seis partidas sob o comando de Cuca, e nenhuma vitória sequer. Com direito a um 4x0 contra o fraquíssimo Goiás em plena Vila. Não tenho números, mas, falando de cabeça, não lembro de um treinador que tenha demorado tanto tempo assim para vencer um jogo no comando do Santos. Por menos, por muito menos, Leão, o técnico que tirou o Santos da fila em 2002, foi agressivamente pelos torcedores santistas no início do ano. Até quando Cuca permanecerá, para usar uma gíria do jornalismo político, "blindado"?

4 comentários:

Nicolau disse...

Se o Santos rifar o Cuca, vai se aproximar com vontade do rebaixamento.

Anselmo disse...

concordo com o nicolau. mas acho que esse não é o propósito do post do olavo.

Pelo que entendi, ele não tá defendendo que se peça a cabeça do treinador num prato, mas tá querendo entender por que com o Cuca há tolerância que não houve com o Leão.

Isso é difícil de saber, mas dou meu palpite.

Leão resistia a jogadores vindos de certos empresários, não? Isso pode criar inimigos na diretoria.

O time do Cuca vem evoluindo. Até achei que ele apontou bem isso (o time jogou bem por 75minutos, disse ele). não sei se isso é derrotismo.

Agora, com a queda do geninho do botafogo, o santos que se cuide pra não perder o técnico.

Nicolau disse...

... e ganhar o Geninho de troco...

Marcão disse...

"Encucação" não é trocadalho passível de punição em cervejas?